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Curiosidades audimétricas!

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Mensagem por DJ Qui 4 Abr 2013 - 23:07

Rádio Comercial também se meteu nesta polémica? Shocked Ficaram insatisfeitos com a liderança alcançada, só pode Rolling Eyes POr alma de quem a RC foi se meter nisto agora?

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Mensagem por Vtv Qui 4 Abr 2013 - 23:47

DJ escreveu:Rádio Comercial também se meteu nesta polémica? Shocked Ficaram insatisfeitos com a liderança alcançada, só pode Rolling Eyes POr alma de quem a RC foi se meter nisto agora?
A Radio Comercial faz parte do grupo da Tvi. O seu recrutamento para a equipa dos 'insatisfeitos' serve de álibi fabricado para que a Tvi possa disfarçar aquele que é o seu real motivo na contestação à GfK: a perda de audiências.

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Mensagem por DJ Sex 5 Abr 2013 - 12:16

Mas a rádio entra no processo com que fundamento?
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Mensagem por Jnpc Sex 5 Abr 2013 - 17:16

CM escreveu:TVI não paga à GfK

Media Capital e RTP querem impugnar validação da CAEM ao painel

A TVI não está a pagar à GfK pelo serviço de medição de audiências. De acordo com informações recolhidas pelo CM, os responsáveis da estação tomaram esta decisão por discordarem do sistema e continuarem a usar os dados fornecidos pela Marktest.

Contactada, fonte oficial da TVI não comenta a situação, por se tratar de um "assunto interno da estação".

A RTP, sabe o CM, tem as contas em dia com a GfK, mas chegou a ponderar a hipótese de não pagar este serviço de audiências.

António Salvador, presidente da GfK, também recusa tecer comentários, sobretudo "num momento de grande agitação".

Entretanto, a RTP e a TVI emitiram ontem comunicados, nos quais informam que pediram uma "assembleia geral extraordinária da CAEM", tendo em vista impugnar a decisão que a comissão tomou ao validar o novo painel da GfK. Os canais pedem que este sistema seja validado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), que realizou uma auditoria à GfK, o que motivou alterações no sistema e no painel.

Segundo a TVI, existem "ainda problemas com a representatividade do painel da GfK, nomeadamente ao nível da segmentação etária e dimensão do agregado, que devem ser corrigidos". A RTP e a TVI dizem ainda que os serviços da GfK são "inaceitáveis e constituem uma violação dos estatutos da CAEM".

O sistema da GfK entrou em vigor a 1 de março de 2012 e, desde então, tem estado envolto em polémica. A RTP foi quem mais contestou, mas a TVI foi a primeira a romper com a GfK e a voltar a usar as informações da Marktest.


PORMENORES

ALTERAÇÕES AO PAINEL

A GfK avançou com o sistema em março de 2012. No mesmo ano começou a fazer alterações ao painel, após a auditoria da PricewaterhouseCoopers.

AMOSTRA

A GfK tem uma amostra de 1149 lares. O painel atual tem uma sub-representação de indivíduos com mais de 65 anos e um excesso de jovens entre os 4 e os 14 anos.

MARÇO 2013

A CAEM rejeitou o pedido da RTP e TVI para a PwC validar as correções feitas pela GfK. Decisão criou uma guerra entre estes canais e a SIC, que apoia posição da CAEM.

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Mensagem por Matorazzi Sex 5 Abr 2013 - 18:49

E a novela continua...

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Mensagem por Jnpc Sáb 6 Abr 2013 - 15:52

Reportagem da Correio TV sobre as diferenças entre o último ano da Marktest e o primeiro ano da GfK:

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Mensagem por Carlos Teixeira Ter 23 Abr 2013 - 0:57

TOP 5 das audiencias de ontem domingo 21/04/2013 na marktest

1 TVI 21:31:42 BIG BROTHER VIP 15.3 45.8
2 TVI 20:00:13 JORNAL DAS 8 12.6 30.7
3 SIC 12:59:51 PRIMEIRO JORNAL 9.7 34.9
4 TVI 14:01:19 SOMOS PORTUGAL: FESTA NA BAIA - CASCAIS 8.8 36.1
5 SIC 19:59:41 JORNAL DA NOITE 8.7 21.3
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Mensagem por DJ Ter 23 Abr 2013 - 1:02

Somos Portugal, porra
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Mensagem por Nick Name Ter 23 Abr 2013 - 8:49

A TVI teve ter ficado a pensar, "Shit, temos mais 500 mil na GFK mas não podemos dizer!"
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Mensagem por miguelalex23 Ter 23 Abr 2013 - 11:07

Grande diferença também do Primeiro Jornal, que na GfK ficou-se pelos 8.6 / 24.8.

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Mensagem por Eu João Ter 23 Abr 2013 - 11:27

Já para não falar no Somos Portugal....
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Mensagem por Jnpc Ter 30 Abr 2013 - 21:59

DN escreveu:CAEM rejeita recursos e pedidos de auditoria da TVI e RTP

A Comissão que reúne canais, anunciantes e agências de meios votou hoje, por maioria de 85%, não dar seguimento aos recursos da RTP e TVI sobre as audiências bem como a realização de uma auditoria vinculativa ao sistema de medição.

RTP e TVI viram esta manhã rejeitadas, por 85% dos votos em Assembleia Geral Extraordinária da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), os seus recursos às medições de audiências feitas pela GfK. Recorde-se que esta empresa realiza, desde março do ano passado, os estudos audimétricos do consumo televisivo em Portugal. Em causa está o facto de os canais acima referidos considerarem haver deficiências nas medições que têm vindo a ser feitas, levando à realização de uma auditoria no verão de 2011.

Ainda nesta reunião foi, diz o comunicado da CAEM, "rejeitada a proposta, igualmente feita pela Media Capital e RTP, de realização imediata de uma auditoria, vinculativa, ao sistema de medição".

Numa nota final, "espera a direção da CAEM que fiquem de vez sanadas todas as dúvidas que ainda pudessem subsistir" e espera agora "clima de confiança e estabilidade fundamental ao mercado".

A RTP diz que "não compreende a decisão tomada pela CAEM em chumbar a proposta de análise e verificação do Plano de Ação e Correção". No mesmo comunicado enviado às redações, a estação pública mantém "dúvidas relevantes" no painel da GfK e anuncia que "irá avaliar o impacto desta decisão bem como as medidas a tomar em defesa dos princípios da verdade e transparência".

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Mensagem por DJ Ter 30 Abr 2013 - 23:29

Novela já em últimos episódios ou a TVI vai fazer o mesmo que fez com DT, fazendo o milagre da multiplicação de episódios?
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Mensagem por Jnpc Qua 1 maio 2013 - 19:25

CM escreveu:Sistema da GfK pode ir a tribunal

RTP e TVI aguardam mudança de direção da entidade para decidir medidas a tomar.

A polémica em torno do sistema de medição de audiências da GfK continua. Ontem, RTP e TVI voltaram a insurgir-se contra a Comissão de Análise de Estudos e Meios (CAEM) depois de esta rejeitar os recursos que pretendiam impugnar a decisão de não se executar uma validação do painel de audimetria.

RTP e TVI não compreendem a razão porque a CAEM rejeitou as suas propostas e ameaçam levar o caso aos tribunais. Por enquanto, ambas as estações aguardam a mudança de direção da CAEM, presidida por Luís Marques, diretor-geral da SIC, para resolver o problema. O fim do mandato está para breve, podendo até acontecer na próxima assembleia geral do organismo, marcada para 7 de maio.

"A RTP deposita fortes esperanças na nova direção da CAEM para a resolução séria e descomprometida deste importante tema", adianta a estação pública. Já Luís Cunha Velho, diretor da TVI, diz ao CM: "A TVI lamenta e não compreende a decisão da CAEM", revelando que a própria GfK não se oporia a uma auditoria. Quanto à hipótese de levar a questão a tribunal, o responsável afirma apenas que a TVI está "a estudar todas as possibilidades."

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Mensagem por DJ Qua 1 maio 2013 - 21:09

previsivel Rolling Eyes
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Mensagem por Nick Name Qua 1 maio 2013 - 21:25

Isto de facto, já parece uma anedota!
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Mensagem por Paulo Andrade Qua 1 maio 2013 - 22:59

É tentar justificar a incompetência que produz os maus resultados com a medição! Se tivessem o mesmo empenho em corrigir os erros cometidos e evitar cometer novos erros já estava tudo sanado!

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Mensagem por J.R. Qui 2 maio 2013 - 2:27

Recusado com 85%... Portanto não foi só a SIC que se opôs... O que eles não compreendem?! Que palhaçada.

Quem é o próximo membro a presidir a CAEM?

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Mensagem por Jnpc Qui 2 maio 2013 - 2:44

CM escreveu:Anunciantes vão mandar na CAEM

A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) vai assumir a presidência da CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios), numa altura em que a polémica sobre o sistema de audiências da GfK está ao rubro.

Ao que o Correio da Manhã apurou, a assembleia geral marcada para a próxima terça-feira, 7 de maio, vai eleger os novos corpos sociais da CAEM. Luís Marques vai abandonar a presidência, que será entregue aos anunciantes. António Casanova, vice-presidente da APAN, em representação da Unilever Jerónimo Martins, será o novo presidente.

O sistema de audiências é a questão prioritária, até porque RTP e TVI não desistem da sua intenção. As duas estações pretendem que as alterações introduzidas ao painel pela GfK sejam validadas por um auditor independente. "As exigências que foram feitas [pela RTP e TVI] em momento algum foram aceites pela APAN, mas se houver novos cenários em cima da mesa a APAN irá, com certeza, avaliá-los", adianta ao Correio da Manhã Manuela Botelho, secretária-geral da associação.

Outra questão a resolver é a do pagamento do serviço à GfK. O CM sabe que em 2012 foram poucos os associados da CAEM a pagar pelos dados de audiências e em 2013 nem todos o estão a fazer. Agora com o painel aprovado, todos terão de remunerar a GfK, caso contrário a empresa poderá pedir à CAEM para que os incumpridores deixem de receber os dados de audiências. A TVI, como o CM já revelou, está no grupo dos não pagadores.

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Mensagem por J.R. Sáb 4 maio 2013 - 0:56

Agora já não vai haver a desculpa "Luís Marques"...

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Mensagem por DJ Sáb 4 maio 2013 - 1:11

J.R. escreveu:Agora já não vai haver a desculpa "Luís Marques"...

Isso nunca foi desculpa, quer dizer para os fanáticos sim foi, mas na prática isso nunca foi argumento número um.
Agora estou para ver os próximos episódios desta novela
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Mensagem por J.R. Sáb 4 maio 2013 - 2:21

Que certamente vai continuar... Pois a APAN foi um dos que aprovou e validou este sistema de audiências...
Considerando que... "Está melhor do que nunca".

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Mensagem por Jnpc Dom 5 maio 2013 - 13:07

CM escreveu:Canais não pagam sem uma auditoria

A polémica em torno da medição de audiências parece não ter fim à vista. Após o painel da GfK ter sido aprovado e da CAEM ter rejeitado a validação pedida pela RTP e TVI, a estação de Queluz continua a usar os dados da Marktest.

A SIC utiliza os números da GfK, e afirma que vence o horário nobre nos dias da semana há quatro meses. Já os dados oficiais da GfK dão a liderança no horário nobre em abril à TVI, que continua a vencer no total do dia nos dois painéis

Nesta guerra, a RTP está ao lado da TVI. Ambos os canais, apurou o CM, não terão ainda pago os serviços da GfK, o que poderá levar a empresa a pedir à Comissão de Análise de Estudos de Mercado (CAEM) que deixe de lhes fornecer dados. A GfK aguarda a realização da assembleia-geral da CAEM, que nomeará nova direção a 7 de maio para tomar uma decisão. Luís Marques, diretor geral da SIC, vai entregar a presidência a António Casanova, da Associação Portuguesa de Anunciantes.

A TVI não entende a resistência da CAEM a uma auditoria externa ao sistema de audiências e sem esta validação não paga. "Estamos profundamente surpreendidos pela recusa de uma validação ao painel", diz ao CM Luís Cunha Velho. Para o diretor da TVI, por uma questão de "transparência e de credibilidade" do sistema de audiências "é necessário fazer uma validação ao painel". Contactada, a RTP diz que não faz "quaisquer comentários até segunda-feira".

A luta entre a SIC e a TVI já chegou ao cabo, com a empresa de Queluz a informar, em comunicado, que as suas estações (TVI 24, TVI Ficção e + TVI) já ultrapassaram a audiência dos canais temáticos da SIC.

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Mensagem por Jnpc Seg 6 maio 2013 - 15:21

CM escreveu:Valor de anúncios a descer

Representante da APAN toma amanhã posse como presidente da CAEM


A TVI considera que o painel de audiências da GfK é responsável pela perda de receitas publicitárias. Fonte próxima da administração da Media Capital diz ao Correio da Manhã que desde que a GfK começou a medir as audiências em Portugal que o valor pago pelos anunciantes tem vindo a diminuir.

Miguel Pais do Amaral, presidente da Media Capital, afirmou recentemente que a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), que aprovou o painel da GfK, era responsável por prejuízos na TVI entre 5 e 10 milhões de euros, já que o painel da GfK "não é o adequado". "Estamos neste negócio há 20 anos, sabemos que este painel está a ser imposto por diversas entidades dentro da CAEM", disse.

Já Manuela Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), considera que a mudança para a GfK não trouxe alterações. "Ao longo dos últimos 5/7 anos, os anunciantes têm tido menos dinheiro para investir e os preços da publicidade têm vindo a baixar". Até porque "começa a haver mais concorrência", já que "os anunciantes procuram os meios que fazem mais barato".

Manuela Botelho acrescenta que da parte dos canais "não há nenhuma reação" ao facto de a APAN assumir a presidência da CAEM. Contudo, a mesma fonte da Media Capital afirma que em nenhum outro país europeu os anunciantes presidem a um organismo similar à CAEM.

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Mensagem por Paulo Andrade Seg 6 maio 2013 - 15:28

O que eu vejo é que a SIC e TVI cortam cada vez mais nos intervalos. Maio costume ser dos meses com maior investimento publicitário e as duas privadas estão a cortar nos intervalos e a fazer intervalos mais pequenos. Portanto, não é só o preço a descer, deve haver também falta de anunciantes para ocupar o espaço.
Ou então está tudo doido. Qual o impacto do corte de intervalos que tem vindo a ocorrer na SIC e TVI desde Abril?

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Mensagem por Carlos Teixeira Seg 6 maio 2013 - 15:29

RTP e TVI saiem da CAEM ...noticia de ultima hora no Jornal da Uma...
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