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Curiosidades audimétricas!

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Mensagem por Carlos Teixeira Seg 6 maio 2013 - 15:29

RTP e TVI saiem da CAEM ...noticia de ultima hora no Jornal da Uma...

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Mensagem por Paulo Andrade Seg 6 maio 2013 - 16:13

Eu queria que voltassem à Marktest, obviamente esta também terá de actualizar e reconstituir o painel e os resultados da TVI fossem piores!

Queria ver o que diriam depois!

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Mensagem por J.R. Seg 6 maio 2013 - 16:27

Enfim... Isto já nem tem ponta por onde se discutir... Já cheira mal. Está podre.

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Mensagem por DJ Seg 6 maio 2013 - 17:04

Lá está, é o início do fim da CAEM...
Saída da TVI e RTP justificavel ate certo ponto. Tambem nao percebo o porque de terem recusado uma ultima auditoria se as alteraçoes ja estavam feitas e se o custo era suportado pelas estações.

CAEM nao vai aguentar muito.
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Mensagem por Jnpc Seg 6 maio 2013 - 17:09

DN escreveu:Chumbo de auditoria leva TVI e RTP a abandonar CAEM

A estação de Queluz de Baixo e a estação pública decidiram abandonar a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), organismo de autoregulação responsável pela medição das audiências.


A TVI justifica a opção com o facto da CAEM ter ignorado os pedidos da estação e da RTP para a "realização de uma auditoria final ao funcionamento do serviço de audimetria prestado pela GfK", há cerca de uma semana, atuando assim "de uma forma contrária à prossecução do seu fim social, conforme delimitado pelos respetivos estatutos" e demonstrando "não ter a capacidade para ser representativa de todos os interesses do mercado". "A CAEM deixou de estar em condições para ser um instrumento de autorregulação deste mercado", lê-se.

Também a RTP, em nota enviada aos órgãos de comunicação social, veio declarar ter entregue a sua exoneração como associada da comissão de autoregulação, na sequência de ter sido "recusada sem qualquer fundamentação, a validação final do painel e das correções do sistema audimétrico".

"A auditoria foi pedida pela TVI e pela RTP, as quais no seu conjunto representam a maioria das audiências televisivas em Portugal, metade do valor do mercado de publicidade em televisão e suportam 44,5% do custo total do serviço a auditar", adiantou a estação de Queluz de Baixo.

Recorde-se que a decisão de rejeição foi votada em Assembleia Geral, a 30 de abril, com 85% dos votos dos associados, dois votos contra e duas abstenções.

A rutura com a CAEM por parte da RTP e da TVI - na sequência da recusa do organismo em realizar uma auditoria "que seria suportada pela TVI e pela RTP, sem custos para os demais associados da CAEM ou para esta associação", diz a declaração de Queluz de Baixo - surge na véspera de uma nova direção tomar posse. Luís Marques, administrador editorial da Impresa, entregará o cargo esta terça-feira, a António Casanova, vice-presidente da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e representante da Unilever Jerónimo Martins.

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Mensagem por DJ Seg 6 maio 2013 - 17:20

A polémica seguiu contornos muito graves. Já não estamos a falar de um "rasgar" de contrato com a mediadora oficial, mas sim abandono do orgão CAEM...

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Mensagem por Jnpc Seg 6 maio 2013 - 17:31

Não consigo entender o porquê da CAEM recusar o pedido de RTP e TVI se alegadamente seriam as próprias a assumir os encargos da auditoria.

Quando é a própria entidade reguladora que fomenta a suspeita, só tem mesmo que ser posta em causa e acabar assim...

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Mensagem por J.R. Seg 6 maio 2013 - 18:14

Acho que é fácil de entender a rejeição...

Se a CAEM é uma comissão de autoregulação, não pode permitir que dois elementos paguem uma auditoria que pode ser entendida como estar a comprar quem faz a auditoria a seu favor, voltando a apontar falhas ou modificações que beneficiem em proveito próprio quem paga a auditoria...

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Mensagem por DJ Seg 6 maio 2013 - 18:28

E por causa disso não se faz uma auditoria?
E quem devia pagar era a própria mediadora já que os erros vem dela.
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Mensagem por J.R. Seg 6 maio 2013 - 18:37

Engraçado... Durante anos a Marktest mediu audiências e ninguém reclamou auditorias...

Curiosamente ou não, foi a própria TVI, que liderava as audiências, a primeira a ficar contra a Marktest e a reclamar do sistema quando começou a baixar os resultados...

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Mensagem por DJ Seg 6 maio 2013 - 18:40

Não reclamaram? até foi a própria TVI que o fez, mas isso é outro assunto.
Estamos a falar do presente nao do passado. a GFK mostra defeitos/erros na representatividade no painel. Diz que as alterações ja foram feitas, qual e o problema de aceitarem uma última auditoria?

Eu compreendo totalmente a posição da TVI e RTP de terem saido da CAEM, embora nao tenha concordado com algumas birras que foram feitas.


Última edição por DJ em Seg 6 maio 2013 - 19:12, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Jnpc Seg 6 maio 2013 - 18:49

Devemos partir do princípio que uma auditora externa e independente faz um trabalho sério e honesto... apesar de perceber essa lógica.

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Mensagem por Paulo Andrade Seg 6 maio 2013 - 21:33

E as audiências da Marktest são mais fiáveis do que da GFK.

Isto em audiências é aceitar um painel e pronto não vale a pena andar a fazer uma tempestade. Depois vão ajustando e pedindo. O que a RTP e TVI estão a fazer já passou dos limites há muito tempo.

Finalmente romperam, então agora que financiem a Marktest e que façam uma auditoria à mesma!

Pois quem garante que é fiável?!?

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Mensagem por SMG Seg 6 maio 2013 - 22:37

Paulo Andrade escreveu:E as audiências da Marktest são mais fiáveis do que da GFK.

Isto em audiências é aceitar um painel e pronto não vale a pena andar a fazer uma tempestade. Depois vão ajustando e pedindo. O que a RTP e TVI estão a fazer já passou dos limites há muito tempo.

Finalmente romperam, então agora que financiem a Marktest e que façam uma auditoria à mesma!

Pois quem garante que é fiável?!?

Achas? A TVI lots of likes para a Marktest! Duhh
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Mensagem por john_123 Ter 7 maio 2013 - 11:50

Tal como dito em cima, uma auditoria teria que ser custeada pela CAEM como um todo e não por apenas uma parte. Por conflito de interesses nenhuma entidade iria a aceitar o resultado da auditoria paga apenas por 2 canais. Não estou a dizer que iriam comprar os resultados, mas faz parte dos requisitos de uma auditoria independente não haver conflito de interesses.

Ainda assim, parece-me lógica a realização de uma nova auditoria para verificação da correcção dos erros detectados na última. Mas se calhar não tanto para já.

Agora o que se vai seguir, são 2 estações a guiarem-se por uma Marktest moribunda e a ZON, MEO e SIC pela GfK ....

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Mensagem por Jnpc Qua 8 maio 2013 - 21:38

CM escreveu:CAEM quer RTP e TVI de regresso

Responsáveis dos dois canais faltaram à assembleia geral da entidade.

A Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM) pretende que a RTP e a TVI desistam da intenção de abandonar o organismo, na sequência da polémica com o sistema de audiência da GfK. "Esperamos que esta posição dos associados seja ponderada. São associados de peso no mercado, e tudo faremos para os manter", diz ao CM Fernando Cruz, diretor executivo da comissão.

Os canais, devido aos estatutos, estão ligados à CAEM por mais dois meses, período para conversar com a nova direção.

Fernando Cruz adiantou ao CM que a "nova direção irá retomar o diálogo com a RTP e a TVI", mas esta será uma conversa para a primeira reunião da direção, na próxima semana. A assembleia-geral de ontem decorreu sem a presença da RTP, TVI e Rádio Comercial. Na reunião os associados aprovaram os novos órgãos sociais e o relatório de contas. António Casanova, vice-presidente da Associação Portuguesa de Anunciantes, é o novo presidente da CAEM, substituindo Luís Marques, diretor-geral da SIC.

Fernando Cruz refere que "a decisão sobre a GfK está tomada". E explica: "Continua a existir o serviço com a GfK, sendo que o painel é analisado diariamente, pois as pessoas mudam os hábitos e, portanto, não é estático". Este responsável diz ainda esperar que "haja alterações com a GfK, que tem situações pendentes com os dois associados que saíram".

Já António Salvador, da GfK, diz ao CM que a empresa "continuará a fazer o seu trabalho com todo o empenho e dedicação".

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Mensagem por Jnpc Qui 23 maio 2013 - 2:09

Económico escreveu:Acusações da SIC estalam verniz com TVI por causa das audiências

Rosa Cullell está cada vez mais irredutível quanto à saída da estação da Media Capital da CAEM.

Quando se pensava que a guerra sobre a medição de audiências não podia ir mais longe, eis que o verniz estala e a relação entre a SIC e a TVI atinge o ponto máximo de tensão. As declarações do CEO da Impresa, Pedro Norton, foram o rastilho. Em entrevista ao jornal "Público", o responsável acusou ontem a estação da Media Capital de "mudar de opinião neste processo ao sabor das conveniências" e de não querer admitir que perdeu a liderança no horário nobre, de segunda a sexta.

A TVI não reagiu publicamente, mas o Diário Económico sabe que as afirmações de Norton caíram como uma bomba em Queluz de Baixo e tornaram ainda mais irredutível a posição da administradora Rosa Cullell, em relação a um eventual regresso à Comissão de Análise de Estudo e Meios (CAEM), que está agora mais longe do que nunca.

CM escreveu:RTP culpa GfK por perdas de 9,8 milhões em publicidade

Alberto da Ponte afirmou esta quarta-feira que a GfK, empresa responsável pela medição de audiências em Portugal, é responsável pela perda de 9,8 milhões em receitas de publicidade por parte da RTP.

O presidente do grupo pública considerou que “a via judicial não pode ser posta de parte”, acrescentando que, se até 15 de junho, a Comissão de Análise de Estudos de Mercado não acordar a verificação do painel de audiências da GfK por parte de um auditor independente, “será tarde”, o que justificará outras medidas por parte da empresa.

Alberto da Ponte falava durante a apresentação das contas da RTP que, no ano passado, lucrou 41,4 milhões de euros.

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Mensagem por Jnpc Sex 24 maio 2013 - 19:16

Entrevista de Luís Marques à Notícias TV em que a questão central é a audimetria da GfK...

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Mensagem por john_123 Sex 24 maio 2013 - 19:29

Ele (e o Pedro Norton também) têm razão em apontar a incoerência da TVI.

Pode ter caído mal em Queluz de Baixo, e nem sei se Rosa Cullel já estavá lá em 2010, mas a verdade é que andam um pouco ao sabor do vento. Factos.

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Mensagem por DJ Sex 24 maio 2013 - 19:57

Sim tem a sua razão, mas isto só vai criar mau estar entre as duas estações - ainda mais.
Eles podiam ter dito as coisas mas de maneira mais branda. Admira-me é que a TVI ainda não tenha dito nada atacar a SIC...

Acredito que a CAEM tenha os seus dias contados se a RTP/TVI não voltarem com a sua palavra atrás.
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Mensagem por Jnpc Seg 27 maio 2013 - 13:08

CM escreveu:RTP e TVI usam GfK em anúncios

Os dois canais contestam as audiências televisivas divulgadas pela empresa, mas utilizam os seus dados para comunicar com os anunciantes.

Apesar de terem ‘rompido’ com o sistema de medição de audiências da GfK, optando pela Marktest, RTP e TVI continuam a usar os dados daquela empresa para vender publicidade. Isto porque os anunciantes só aceitam os números da GfK, considerados pela Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM) como os oficiais.

"A faturação aos anunciantes tem sido sempre feita com os dados da Gfk", confirma ao CM Manuela Botelho. A secretária geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) refere que "as agências [de publicidade] estão todas a trabalhar com os dados da GfK e a faturação é feita através delas".

Caso a RTP e a TVI decidam abandonar definitivamente a CAEM e, consequentemente, o sistema de audiências da GfK – o que ainda não aconteceu formalmente –, as agências e os anunciantes "dificilmente aceitarão dois modos de faturação", apurou o CM junto de fontes do setor, que dizem ainda "acreditar num entendimento".

"Não seria sustentável", refere André Andrade. O diretor da agência de meios Carat recorda que "qualquer métrica tem de estar validada por todos os intervenientes" e, segundo decisão da última assembleia geral da CAEM, "essa métrica é o painel da GfK". Ainda assim, este responsável acredita que "o bom senso vai imperar".

Contactada, a TVI recusou-se a comentar, alegando tratar-se de "um assunto interno". O CM questionou também a administração da RTP, mas não obteve resposta. Recorde-se que, tal como o CM noticiou, a estação de Queluz considera que o painel de audiências da GfK é responsável pela perda de vários milhões de euros em receitas publicitárias.

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Mensagem por Carlos Teixeira Ter 28 maio 2013 - 13:57

‘Splash!’ ameaça liderança do ‘BB’

Concurso da SIC ficou a 233 500 telespectadores do reality show da TVI

(...)Curiosamente, os dados da Marktest, considerados pela TVI como os oficiais, revelam que os formatos estiveram separados por apenas 20 mil telespectadores. Mais: ‘Splash! Celebridades’ conseguiu derrotar ‘Big Brother VIP’ durante mais de duas horas.

mais aqui: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/splash-ameaca-lideranca-do-bb
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Mensagem por DJ Ter 28 maio 2013 - 19:32

Não percebi porque é que a Júlia disse aquilo: ""o que prova que temia a concorrência". Sempre foi hábito tanto a TVI como a SIC mexerem no formato aquando de uma estreia na concorrencia. Não é de agora que a TVI mexe no formato. Fez com ATCNMEE aquando da estreia do Vale Tudo, etc.

Chama-se contra-programação.

Mas sim, a TVI temeu a concorrência e foi esperta neste caso.

Audiencias da Marktest a ditar quase a não liderança do BB Ahah
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Mensagem por Paulo Andrade Ter 28 maio 2013 - 19:49

É agora que a TVI rompe de vez com a Marktest!

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Mensagem por Jnpc Ter 28 maio 2013 - 19:54

DJ escreveu:Não percebi porque é que a Júlia disse aquilo: ""o que prova que temia a concorrência". Sempre foi hábito tanto a TVI como a SIC mexerem no formato aquando de uma estreia na concorrencia. Não é de agora que a TVI mexe no formato. Fez com ATCNMEE aquando da estreia do Vale Tudo, etc.

Chama-se contra-programação.

Mas sim, a TVI temeu a concorrência e foi esperta neste caso.

E o que é a contra-programação senão medo? lol

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Mensagem por Paulo Andrade Ter 28 maio 2013 - 22:28

Desde quando isto foi contraprogramação!??Rolling Eyes

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