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Curiosidades audimétricas!

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Mensagem por Eu João Qua 28 Mar 2012 - 19:51

DiGa_tv escreveu:Curiosidades audimétricas! - Página 16 Gr%C3%A1fico+da+Amostra+das+Audi%C3%AAncias

Por este quadro fica bem confirmado o porque da descida da RTP1 e da subida da SIC...

Se existem faixas bem próximas na percentagem das duas empresas outras deixam muito a desejar. 4-14...por isso a subida de tudo o que desenhos animados e programação infantil; 25-44 que é uma faixa muito comercial...ora é exactamente nesta faixa que a SIC consegue os melhores resultados. +65 queda brutal de 8pp, faixa onde a RTP1 assenta os seus pilares de programação; toda a faixa 45 até +65 é importante também para a TVI e a nova empresa tira alguns pontos nelas.

Entretanto referir que esta amostra não tem de ser "representativa" de portugal para sim tem de ser uma amostragem da população. ou seja, os valores têm e devem ter (apesar de me parecer que na GFK não aconteça muito) em conta outras factores. E por isso a importância dos mais idosos porque são a população + disponível para ver televisão.

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Mensagem por Vtv Qua 28 Mar 2012 - 20:23

DiGa_tv escreveu:E então? Ainda assim não deixa de ter razão.
Não deixa de ser uma opinião, quererás tu dizer. A opinião de Cintra Torres. Muitos poderão rever-se nela (parcial ou integralmente); outros não. Porque não é a voz consensual da razão nesta ou noutras questões televisivas (...tal como a extinção da Rtp Informação...).

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Mensagem por Vtv Qua 28 Mar 2012 - 20:46

DJ escreveu:eu nao disse que supreendeu..apenas constatei que a TVI a grande lider, viu fugir a sua liderança...
ps: futebol foi um dia..faz levantar a media, mas nao muito. afinal é um dia contra os outros seis dias
O futebol foi só 1 dia, sim senhor, mas fez um resultado estrondoso que obviamente impulsionou uma subida no primetime 1. Quanto aos outros 6 dias nesse mesmo horário navegaram acima dos 26 pontos. Daí que não seja de admirar que a Sic tenha conquistado o horário; recordo que na semana anterior obteve 25,2 contra 26,5 da Tvi.

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Mensagem por digatv Qua 28 Mar 2012 - 21:57

Voltou a falar-se no Telejornal! Desta vez sobre o facto de cento e tal lares estarem a ser mal medidos, e não só. Referem também que mesmo com o jogo BenficaxChelsea, a RTP ficou atrás da SIC e da TVI.

Aqui está a notícia da RTP -> http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=540154&tm=8&layout=122&visual=61

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Mensagem por digatv Qui 29 Mar 2012 - 3:32

A medição de audiências a caminho do caos

A Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), que junta anunciantes, agências e media, abriu concurso em 2010 para um novo sistema de medição de audiências. Tinha duas vertentes: técnica e financeira.

A empresa alemã GfK apresentou a proposta mais barata. O preço era tão desadequado à tarefa que duas grandes empresas estrangeiras, Nielsen e Kantar, desistiram de imediato. Na vertente técnica, dos quatro concorrentes aceites, a GfK ficou em último. A CAEM decidiu apenas com base na vertente financeira. Entregou em Março de 2011 a audimetria à GfK, empresa alemã que perdeu recentemente idênticos concursos na Suíça e na Roménia.

Incapaz de finalizar a tempo o painel (só esta semana [artigo data de 4 de Março] o completou), a GfK falhou o prazo de início do serviço, adiando de 1 de Janeiro para 1 de Março. No final de Fevereiro, ainda havia falhas escandalosas nos resultados entregues à CAEM.

A 20 de Fevereiro, a GfK não registou um único espectador assistindo aos primeiros 20 minutos da segunda parte do Guimarães-Benfica. A 17, o canal mais visto foi um conjunto de “canais não identificados”. No dia 16 às 15h00, a RTP 1 perdeu todos os espectadores para “canais não identificados” e às 20h00 o Telejornal abriu com os crimes de Beja sem um único espectador, durante vários minutos.

Segundo a GfK, há imensos portugueses vendo TV 24 horas por dia, incluindo crianças dos 4 aos 14 anos. Muitos espectadores vêem 24 horas por dia, dias a fio. Mais de 300 mil, incluindo crianças, vêem mais de 14 horas de TV por dia. Cerca de 10 por cento vêem TV das 2h30 às seis da manhã.

O que mais vê o grupo de espectadores que mais contribui para as receitas de publicidade (classe A/B dos 25 aos 44 anos)? “Canais não identificados.” No cabo, a GfK indica que a SIC Notícias, até hoje sempre o canal mais visto, passa para quinto lugar.

Há outros dados mirabolantes. Entre 15 e 26 de Fevereiro, 33 por cento dos espectadores sem cabo em casa viram canais de cabo em casa. Esses espectadores vêem mais cabo do que a RTP 1 e a RTP 2. No dia 15, dos espectadores sem cabo 22% assistiram em grande número à RTP África. Os espectadores sem TV paga adoram vê-la: vêem em casa 83 canais que não têm em casa. Há muitos espectadores vendo em simultâneo canais diferentes em vários televisores. Em vários dias, canais não identificados pelo sistema têm mais audiência do que a TVI e a RTP 1 nos principais públicos-alvos comerciais.

Por tudo isto, a Comissão Técnico-Consultiva da CAEM chumbou a audimetria da GfK há cerca de duas semanas. Mas, apesar da aberração, a direcção da CAEM, por razões inexplicáveis, validou-a. Caos anunciado? Quem beneficia dos erros da direcção da CAEM?


Para a indústria televisiva, esta situação é muito grave, dado que a TV é, dos grandes negócios, o único cujas receitas resultam em grande parte da medição do seu consumo. Se a medição for aberrante, falseiam-se resultados e receitas. Cria-se enorme instabilidade. A CAEM deve explicações ao mercado sobre as suas decisões incompreensíveis sobre o processo. Mas também as deve ao público, pois da audimetria dependem também as decisões dos operadores de TV gratuita quanto aos programas que produzem e dos operadores de TV paga quanto aos canais que apresentam. A audimetria tem impacto social, é importante para os espectadores e para todos os portugueses, mesmo os que não vêem TV, pois é importante saber quem vê, o quê e por quanto tempo.

Medir audiências de TV é dos mais complexos estudos de opinião. É, digamos assim, uma sondagem 24 horas por dia, registando em equipamentos em quase mil lares todos os visionamentos na TV. Os membros do painel, cerca de 2800, registam–se quando começam ou deixam de ver TV em qualquer televisor no lar. As empresas que fazem audimetria obrigam-se a um código de ética.

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Mensagem por digatv Qui 29 Mar 2012 - 15:24

Audiências: TVI desiste da Gfk e inicia contactos com Marktest
[EM ATUALIZAÇÃO]

A TVI desistiu da Gfk e vai iniciar contactos com a Marktest para a medição de audiências. Rosa Cullell, administradora delegada da Media Capital, disse ao «Diário Económico» que esta decisão prende-se com o facto de o novo sistema continuar sem funcionar.

«Em Fevereiro, dissemos à GfK e aos associados da CAEM que o sistema não estava a funcionar e precisava de mais tempo para estabilizar. Ficou a promessa de que isso iria mudar no mês de Março. Mas chegámos ao fim do mês e temos um sistema igual ou pior. Não tenho nada contra ninguém e não vamos deixar de estar na CAEM [a associação que reúne operadores de televisão, as agências de meios e os anunciantes]. Mas não vamos continuar com a GfK porque não se pode trabalhar assim».

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Mensagem por john_123 Qui 29 Mar 2012 - 15:27

E agora quê? Vamos ter a RTP e a TVI com a marktest e a SIC na GfK?

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Really?

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Mensagem por Luis Fernandes Qui 29 Mar 2012 - 15:30

Vê-se a perder a liderança e corre para a Marktest, patético.

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Mensagem por Luis Fernandes Qui 29 Mar 2012 - 15:30

Mais valia a Nielsen medir audiências em Portugal

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Mensagem por DJ Qui 29 Mar 2012 - 15:32

isso é possivel?

a SIC numa mediadora e a TVI noutra??
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Mensagem por digatv Qui 29 Mar 2012 - 15:32

Luis Fernandes escreveu:Vê-se a perder a liderança e corre para a Marktest, patético.
Patético? É perfeitamente compreensível depois destes erros todos. O sistema ainda não está pronto.
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Mensagem por digatv Qui 29 Mar 2012 - 16:03

Há mais dados que já provocaram notícias no Brasil: também no fim-de-semana passado, segundo o «Sol», as audiências da TV Record em Portugal foram notícia no Brasil.

O programa «Domingo Espectacular» daquele canal brasileiro, que é pago, conseguiu a liderança no conjunto dos canais «fechados», com mais de 60 mil espetadores.

lol
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Mensagem por Eu João Qui 29 Mar 2012 - 17:27

Luis Fernandes escreveu:Vê-se a perder a liderança e corre para a Marktest, patético.

A TVI já tinha feito o alerta para o facto....alem disso antes de começar a medição também votou contra tal como a RTP1.

Acontece que as televisões trabalham com os números que as empresas de medição mandam...e não é só pelas tabelas. Logo se o sistema ainda não está a funcionar é lógico que os operadores tenham de procurar outra entidade para poderem trabalhar.

No entanto, essa situação (da tvi a trabalhar com a Marktest) não invalida que as audiências continuem a ser medidas pela GFK e que sejam essas as oficiais.
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Mensagem por Paulo Andrade Qui 29 Mar 2012 - 17:36

Fica mal à TVI, pela atitude que teve no inicio em que mal sairam as audiências da GFK e onde esta saía favorecida foi logo peça no Jornal das 8!

A GFK começou a dar valores mais baixos à TVI esta calou-se.... e agora que finalmente a TVI está no limbo da liderança já se volta para a Marktest!

Enfim...

Eu gostava era de ver um painel que representasse demograficamente a população portuguesa com uma variação máxima de 2p.p.

E não o que vemos com vairações superiores a 5 pontos, porque aí não existe representatividade nenhuma!

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Mensagem por digatv Qui 29 Mar 2012 - 17:42

José Fragoso: “Não estamos em condição de continuar a validar o trabalho”


A TVI enviou uma carta à GfK e à Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) a informar que não vai continuar a trabalhar com a GfK. De resto, o canal vai mesmo reunir com a Marktest (a empresa que perdeu o concurso de audimetria para a GfK) para que esta meça as audiências.


“Na TVI tivemos sempre uma posição de colaboração, fomos dando tempo e permitindo que se fosse ganhando mais maturidade e credibilidade”, diz José Fragoso, coordenador de Informação e Conteúdos da TVI ao CM. Contudo, deste que o sistema começou a operar, a 1 de Março, “houve um conjunto de erros, um acumular de problemas, que desestabilizaram a forma como uma sistema destes deve funcionar”. Erros que se acentuaram na última semana, o que levou a TVI a tomar esta decisão.

“Neste momento não podemos estar a trabalhar neste quadro de instabilidade. Queremos estabilidade e credibilidade no sistema. Não estamos em condições de continuar a validar o trabalho da GfK”.

Questionado se a TVI não poderia espera pela auditoria ao sistema, pedida pela RTP e aprovada por todos os associados da CAEM, Fragoso explica que esta irá demora meses e que o canal precisa de “trabalhar todos os dias com resultados credíveis, a horas e sem alterações”. “Precisamos de estabilidade. Não pode haver esta sucessão de problemas”, disse.

Ao CM José Fragoso não respondeu se a solução Marktest é uma opção provisória ou para manter no futuro, e que essa decisão será tomada “em função do que possa acontecer”.

Garantido, é que o “futuro parceiro será a referência da TVI”.

Até este momento ainda não foi possível obter uma reacção da RTP, da SIC, da GfK e da CAEM.

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Mensagem por john_123 Qui 29 Mar 2012 - 17:44

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/media-e-tecnologia/tvi-gfk-marktest-media-capital-audiencias/1336976-2974.html

CAEM reúne de emergência após TVI romper com GfK

Representantes dos operadores de televisão, anunciantes e agências de meios sentam-se à mesa para discutir futuro

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Mensagem por Carlos Teixeira Qui 29 Mar 2012 - 17:52

DiGa_tv escreveu:
O programa «Domingo Espectacular» daquele canal brasileiro, que é pago, conseguiu a liderança no conjunto dos canais «fechados», com mais de 60 mil espetadores.

TV Record nunca foi pago.. fez sempre parte do pacote tradicional, pelo menos da TV Cabo e depois ZON ... O TV Recorde apareceu com a saída do GNT (Globo) da grelha...
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Mensagem por DJ Qui 29 Mar 2012 - 17:59

polémica nos próximos capitulos.
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Mensagem por Carlos Teixeira Qui 29 Mar 2012 - 18:25

Essa da TVI "desistir" da GfK é muito boa mesmo...Eram contra a GfK antes, depois nos 1ºs dias vangloriavam-se que continuavam lider mesmo com a mudança da empresa medidora de audiencias.... Agora que vêm que afinal tao a perder terreno já tudo muda ... Enfim ... Força aí .... LOL
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Mensagem por digatv Qui 29 Mar 2012 - 18:29

E ninguém se espanta com a caladinha SIC? LOOOOOL
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Mensagem por DJ Qui 29 Mar 2012 - 18:31

estao a fazer pela vida..se eu tivesse no lugar deles fazia a mesma coisa até...mas juro que nao percebo porque é que eles no inicio tiveram a vangloriar-se por serem lider, mas no fundo toda a gente sabia que nao era verdade...mas pronto.
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Mensagem por digatv Qui 29 Mar 2012 - 18:35

Isso foi no primeiro dia da GfK quando fizeram referencia à nova medidora. A SIC faria o mesmo! E não vejo qual é o espanto sempre que as tvs apresentam os dados. A imprensa escrita também o faz!
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Mensagem por DJ Qui 29 Mar 2012 - 18:36

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/jose-fragoso-nao-estamos-em-condicao-de-continuar-a-validar-o-trabalho - reacção do fragoso
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Mensagem por john_123 Qui 29 Mar 2012 - 18:43

Pelo que me deu a entender, a justificação oficial refere-se a falhas como o atraso na entrega das audiências e não propriamente com a descida das audiências em geral...

Sendo esse o motivo principal, compreendo perfeitamente. Um director de televisão tem que saber quando vai receber os dados para planear os próximos passos...

Ao menos, está a mostrar a RTP1 como não fazer tanto alarde....

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Mensagem por digatv Qui 29 Mar 2012 - 18:45

Até parece que a GfK está a fazer um excelente trabalho e que esta decisão apenas se prende pelo facto da TVI ter descido. Por favor! lol
Qualquer empresa o faria, até porque está muita coisa em jogo. Espanta-me a SIC não o fazer, mas pronto também é normal (Luís Marques). Se o senhor falasse mal da GfK era de espantar. loool Não estou a dizer que ele mete o dedinho nos resultados, mas pelo facto de pertencer à CAEM.
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Mensagem por Carlos Teixeira Qui 29 Mar 2012 - 18:49

DiGa_tv escreveu:Isso foi no primeiro dia da GfK quando fizeram referencia à nova medidora. A SIC faria o mesmo! E não vejo qual é o espanto sempre que as tvs apresentam os dados. A imprensa escrita também o faz!
Foi só o 1ª dia?? Não mesmo... depois disso o senhor do Jd8 deu uma entrevista em que falou novamente bem da GfK ...
Mas pronto, eu vou me é ca6ar para isto porque isto nunca me deu de comer, nao é agora que vai dar, loool...
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