Fantastic Televisão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Televisão Digital Terrestre (TDT)

+6
Nick Name
QQG
Vince
Eu João
Love
Jnpc
10 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Eu João Qui 16 Fev 2012 - 22:49

Dama Velvi escreveu:Acho que era fácil essa resolução, abrir espaço para que cada uma das generalistas tenha mais um canal aberto e a ARTV... O chato é que vamos ter três canais informativos, porque essa é a escolha que eles vão fazer.

Não, não será! As tv's nacionais não têm condições de ter mais canais em sinal aberto acho eu, se reclamam só porque a RTP vai vender um canal e passar a privado, imaginem agora ter mais 2 canais tb eles privados e a querer publicidade fora o que é privatizado, 3, e ainda o outro que está em tribunal. LOLOL Ia tudo à falência em menos de nada.

E mesmo que a RTP e a SIC passassem os canais informativos a TVI ia com um canal mais jovem de certeza onde pudessem por os MCA e mais uma séries. Mas isso não é real, acho eu. Mas era muito bom.

ahh e já agora, é claro que apoio o canal parlamento em sinal aberto na TDT.

Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Dom 19 Fev 2012 - 4:56

Parece q o Canal ARTV vai emitir gratuitamente na TDT.
Nao sera certamente o canal mais desejado, mas já alguma coisa.
Noticia do Expresso:
Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 403127_1879335440469_1753794195_914847_1353348610_n

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Jnpc Qua 22 Fev 2012 - 16:57

CM escreveu:Canais da RTP na TDT em discussão

O PCP apresentou um projecto de lei, que será debatido a 9 de Março, que prevê que seja obrigatória a emissão de todos os canais da RTP (Informação, Memória, Açores, Madeira, África e Internacional) na Televisão Digital Terrestre (TDT).

À partida, o projecto vai contar com o apoio do BE, com a deputada Catarina Martins a afirmar que o partido "continua a defender que deve haver mais oferta pública na TDT". Do lado do PS, Inês de Medeiros adianta que o partido está "disponível para considerar tudo o que é o alargamento da oferta da TDT", mas faz uma ressalva. É necessário saber "como se pode fazer, de forma a não criar desequilíbrios num mercado fragilizado".

Raul Almeida, do CDS, considera que "cabe à RTP dizer quais os produtos que se adequam à transmissão em sinal aberto", já que, em alguns casos, o "desenho foi feito para o cabo". Além disso, alerta: "Temos de perceber quanto custaria trazer esses canais para o sinal aberto." Apesar das advertências, diz que "quanto mais oferta melhor".

Sobre os custos que o processo poderia ter, o deputado comunista Bruno Dias explica ao CM que o PCP defende que todo o processo da TDT deve ser "renegociado e avaliado tendo em conta as vantagens e as contrapartidas das frequências que ficam disponíveis [com a migração do analógico para o digital] e que são um bem público".

Francisca Almeida, do PSD, adianta que o partido ainda está a analisar o documento e não avança com uma posição.

Todos os partidos estão de acordo quanto à inclusão do Canal Parlamento na TDT.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Qua 22 Fev 2012 - 17:01

De facto a RTP Açores e RTP Madeira não podem entrar na TDT do Continente devido a motivos publicitários e de direitos de transmissão, quanto à RTP Internacional e RTP África, não podem fazer parte da oferta da TDT portuguesa pela mesma razão, os direitos iriam entrar em conflito com os canais da RTP, além de que o mercado para onde esses canais são destinados não é o português, são canais criados para mercados internacionais e por isso mesmo são canais sem interesse público para o mercado português.

Os deputados da proposta obviamente não estavam cientes dessa situação.

Os únicos possíveis são a RTP Informação e RTP Memória.

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Nick Name Qua 22 Fev 2012 - 17:05

O PCP tem com cada ideia, por isso é que o comunismo da maneira como existe devia ser proibido.

Ora que interesse tem existir esses canais todos na TDT? Basta a RTP Informação e a Memória sem publicidade.
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Qua 22 Fev 2012 - 17:06

Já estamos habituados a ver apresentadas propostas mal pensadas. A ideia de fundo é boa mas o conteúdo falha no mais básico. O simples facto de propor RTP internacional, África, Madeira e Açores para todo o território condena já à partida a proposta ao chumbo. Pior, após o chumbo desta proposta, duvido que venha uma nova proposta de outra bancada apenas com a RTP informação e memória pois aos olhos dos nossos políticos, não cai bem lançar outra proposta que vá buscar conteúdos de uma proposta chumbada.

Sinceramente, ficarei muito espantado se existirem grandes negociações que levem à correcção da proposta, se acontecer, excelente, caso contrário, teremos definitivamente uma TDT a 4 ou 5 canais (a contar com a ArTV).

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Nick Name Qua 22 Fev 2012 - 17:12

Para mim a TDT devia ser:

RTP
(canal 2)
SIC
TVI
RTP Informação
RTP Memória
(canal SIC)
(canal TVI)
ARTV
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por miguelalex23 Qua 22 Fev 2012 - 20:36

Eu até simpatizo com o PCP, mas também acho que a inclusão dos canais regionais e internacionais não faz muito sentido. Era bom, isso sim, que a inclusão da RTP Informação e Memória avançasse, além da ArTV.
Quanto aos canais da SIC e TVI, será que estes estariam dispostos a abdicar do que recebem das operadoras de cabo?

miguelalex23
Membro

Mensagens : 549
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Jnpc Qui 23 Fev 2012 - 1:42

CM escreveu:Primeira fase do apagão da TV analógica termina amanhã

Termina esta quinta-feira a primeira fase do apagão analógico de televisão, relativa à faixa litoral de Portugal continental que afeta cerca de 3,1 milhões de portugueses residentes nos distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu.

Segundo um comunicado da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), esta primeira fase fica concluída às 11 horas com o corte do emissor analógico de televisão de São Macário, em São Pedro do Sul, Viseu.

As emissões dos retransmissores analógicos de Préstimo, Viseu, Cedrim, Vouzela, Vale de Cambra, Covas do Monte, Santa Maria da Feira, Arouca, Rio Arda, Lalim, Vila Nova de Gaia, Foz, Valongo, Santo Tirso, Caldas de Vizela, Caldas de Vizela II, Amarante, Gondar, São Domingos, Ancede, Caldas de Aregos, Resende, Lamego e Santa Marta de Penaguião também vão cessar.

O próximo apagão está marcado para 22 de março nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Até 26 de Abril a migração para a TDT estará concluída, levando a que todos os emissores e retransmissores analógicos do resto do país sejam desligados.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Jerónimo Qui 23 Fev 2012 - 16:44

Ridículo estar-se a pensar só agora na inclusão de mais canais na TDT. Concordo plenamente com isso, mas acho este delay completamente desnecessário... RTP Informação e RTP Memória são serviço público e merecem estar na TDT. Canal Parlamento (que está horrível em termos estéticos) é que não entendi o facto de não ter entrado logo.
Jerónimo
Jerónimo
Membro

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Qui 23 Fev 2012 - 17:15

O problema na minha opinião é que tá-nos a ser imposta esta mudança para o digital, pagamos e não temos nada em troca que nos motive a mudar, pois pagamos para continuar a ver a mesma porcaria dos 4 canais de treta que sempre vimos em toda a vida, assim com uma tdt completamente miserável e que nada oferece de novo, não sei como vai ser no futuro próximo.
Deveriam entrar mais canais temáticos, como forma de criar mais atractividade à TDT, para manter a plataforma viável, e para obrigar os canais actuais a evoluírem.

A SIC e a TVI já deixaram bem claro que não lhes interessa a TDT e de certeza que haverá outros desejosos de ter um canal FTA com cobertura nacional. É só criar o espaço e, se não chegar para os pedidos, abrir um concurso transparente aberto a todos (canais existentes ou a criar).

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Eu João Qui 23 Fev 2012 - 19:02

Quando negociaram o processo da TDT existiu um concurso para sinal aberto e outro pago...não sei se se lembram.

Acontece que a PT ganhou os dois mas pouco tempo depois não quis fazer o pago, pois já tinha a MEO e justificaram como não sendo atractivo no mercado em questão e que o mesmo tinha mudado muito.

Era nesse concurso do pago que essas questões seriam todas diferente. Se tivesse ganho outra empresa, certamente teríamos mais uma operadora a concorrer com a ZON e a MEO e as outras mais pequenas. E só nesse caso se poderia pensar em por outros canais na TDT e abrir mais canais.

Acontece que isto é apenas um sinal aberto!! Logo não fará muito sentido ter dezenas de canais como se de uma operadora se tratasse. Até porque para estar em sinal aberto na TDT os canais pagam um valor elevado para lá estar. Logo canais que queiram estar na TDT têm de ter acesso a publicidade para se financiar, se não é impraticável. E o mercado portugues não tem capacidade para abrir espaço para mais canais. Todos já conhecemos a história quer do 5º canal que se falou quer agora com o processo de privatização de um canal da RTP...

Dúvidas?
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Qui 23 Fev 2012 - 19:40

A questão do mercado publicitário então é gritante. Cada vez se vê mais anunciantes a irem para as FOX´S e AXN´S e Odisseia etc.
Ora se eu fosse administrador duma televisão nacional queria (tal como em Espanha acontece) mais uma ou duas frequências de TDT para colocar lá canais meus a atingir outros públicos e a captar receitas publicitárias específicas para um determinado alvo.

Acho que o haver ou não esses canais, neste momento não é questão de dinheiro, como nunca o foi.

Até há pouco, como TDT era uma coisa desconhecida e que vinha lá longe, a "cena" dos canais extra na TDT, nem sequer se punha, e quando algué falava disso, a resposta era sempre a mesma - Não interessa.

Agora, o vento mudou e o parlamento, sendo pressionado e não querendo ficar mal na fotografia, já fala na introdução de novos ccanais, apesar de não se saber quais.

Com a suposta entrada do Canal Parlamento, foi aberta uma porta à entrada de mais alguns canais, sendo que na minha opinião, os da Rtp, serão os principais candidatos.

À "desculpa" do dinheiro, penso que neste momento não será muito importante para o parlamento, que se preocupa mais com a imagem que dá, e que não parece ser muito boa em relação à implementação da TDT.

Não é concerteza, por acaso, nem pelos "lindos olhos" dos Portugueses, que neste momento há uma preocupação dos nossos políticos na TDT.

Por isso penso que para se acalmar as "hostes" e limpar a má imagem dada, uma boa solução seria meter alguns canais extra na TDT.

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Qui 23 Fev 2012 - 20:27

Também podíamos comparar a oferta do TDT do Irão para comparar como a nossa televisão em FTA é excelentemente (pobre)!
Resumindo, aqui está a comparação...

Portugal: Codec H.264 + AAC : 1 MUX (os restantes 5 foram abandonados)
Irão : Codec H.264 + AAC : 2 MUX
Portugal : 4 canais (com mais um HD de testes ), com um regional
Irão: 8 a 16 canais (ambos em SD) , incluindo um regional, 4 nacionais, um de filmes, dois de notícias e documentários. (Mas todas da mesma companhia pública de radio-difusão iraniana! )

Portugal: 0 canais de rádio.
Irão : 10 canais de rádio.

Portugal: EPG presente.
Irão: EPG operacional.

Portugal: switch-off para 2012.
Irão: switch-off para 2015.

Agora comparem com Espanha, França, Inglaterra,...
Se falar da Itália, o canal de serviço público de televisão italiana, a emitir em TDT:
- 3 Canais Generalistas (RAI1, RAI2, RAI3)
- 2 Canais Semi-Generalistas (RAI4, RAI5)
- 2 Canais Temáticos Infantis (RAI Yoyo, RAI Glup)
- 2 Canais Temáticos Desporto (RAI Sport1, RAI Sport2)
- 1 Canal Temático Histórico (RAI Storia)
- 1 Canal Temático Informação (RAI News)

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Eu João Qui 23 Fev 2012 - 23:01

Tu não me queres comparar Portugal com esses países certo??
O tamanho dos mesmos é bastante diferente, a cultura igualmente, as relações sociais idem, etc! São coisas diferentes. Não temos de olhar para um país que é 3x maior que o nosso. O poder de compra em Espanha é muito superior, é um mercado muito maior.

E para quê fazermos como Espanha...que tinham 4 canais nacionais e depois abriram mais uns concursos para novos....o que é que deu!? Neste momento, temos uma Cuatro que é da Telecinco e uma La Sexta que é da Antena 3. Acho que também ficou comprovado mesmo em Espanha não existe capacidade para ter dezenas de canais. Aqui seria a mesma coisa, não existe mercado publicitário para tal.

Depois o caso da TDT, acho que ficou bem explicito no meu 1º comentário. Se a PT ou outra entidade quisessem a TDT Paga era claro que era mais um player no mercado! E sim podíamos ter concorrência à ZON ou à MEO. Acontece que não existe quem queira, não é apelativo, não é um mercado apetecível para uma empresa. Até porque caso não saibam, neste momento menos de 25% do país é que continua com TDT, tal como tinha antes com o analógico! O resto já tem um operador...
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Nick Name Qui 23 Fev 2012 - 23:15

Tem um operador porque a mudança para a TDT não foi bem feita, porque é inconcebível que a mesma empresa que ficou com a TDT seja também uma operadora que oferece serviços de TV.

Logo, a TDT foi mal explicada, não trouxe nada de novo, foi toda feita as 3 pancadas. A PT usou a TDT para o crescimento do MEO, mas parece que ninguém quis saber disso. Aliás, a PT até conseguiu fidelizar clientes por 2 anos vendendo descodificadores de péssima qualidade a 10 euros. Enfim, detesto dizer esta expressão mas "só neste país".
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Eu João Qui 23 Fev 2012 - 23:28

Lá está...por isso é que depois de ganhar a TDT Paga, a PT acabou por não querer. Já tinha a MEO e quase de certeza se quisesse depois teria de uma vez mais vender a MEO, tal como aconteceu com a ZON.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Sex 24 Fev 2012 - 1:04

Eu até fui uma das pessoas que comprou 2 descodificadores da PT. Ficou-me um descodificador por 1€ e o outro por 25€. A fidelização é de 1 ano (não são 2 anos).

Claro que já percebi que é lirismo acreditar que os canais de cabo da RTP vão para a TDT. O Governo ultra-liberal que temos todos os dias nos dá sinais que não gosta do que é público e não tem problemas em prejudicar as populações desde que fique bem junto da Troika.
Neste caso concreto, para preparar a privatização de um canal encomendou um estudo à medida integrando alguns conhecidos ressabiados que odeiam a RTP. Os resultados são tão maus, tecnica e economicamente, que permitiram ao Ministro Relvas fazer de Salvador da Pátria ao tomar a decisão "corajosa" de manter os canais de cabo e manter a informação na RTP, ao contrário do que indicava o estudo.

Quando os privados se começaram a manifestar, o Relvas veio logo sossegá-los porque o futuro canal não vai ter publicidade tornando-o assim 100% dependente do contribuinte.
Concluindo: este Governo está mais próximo de fechar os canais do que os meter na TDT. As únicas justificações que encontro para eles ainda existirem é serem lucrativos e haver contratos com operadores difíceis de quebrar do pé para a mão.

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Sex 24 Fev 2012 - 3:22

As coisas vão mudar, esperem até a GfK entrar no mercado no dia 1...

Os generalistas vão ter de alterar as suas linhas de programação, está próxima a sua morte se não se apressarem, depois pode ser tarde de mais...

Se sem a TDT as pessoas fugiam para o cabo, imaginem com a TDT, em que o número de subscritores disparou com números surpreendentes. Arrisco mesmo a dizer que daqui a 3 meses 80% da população consumidora de TV tem TV paga.

TDT+GfK = Morte dos generalistas

Vocês vão ficar surpreendidos com os números da GfK, é que não é brincadeira nenhuma. Não é por acaso que o processo foi adiado 2 vezes...
A única coisa que posso adiantar é que os generalistas só ganham entre as 20h e as 20.30h e em jogos de futebol, agora façam as contas.

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Eu João Sex 24 Fev 2012 - 12:52

LOLOL oh migo, a TDT e o Cabo também têm canais generalistas....alias a TDT SÓ tem canais generalistas!
E poupem-me a essas teorias catastrofistas com o fim da televisão generalista, que eu não vou nessa.

E essa da GFK por favor. É claro que será diferente, o painel é diferente e alem disso o método é diferente. Agora é só uma empresa de estudos de mercado. Se os resultados forem completamente diferentes dos da Marktest, a empresa nem começa a divulgar os resultados...por isso é que foi adiado para que se possa ter resultados idênticos nas duas empresas.

E já agora esqueceste que isso o conjuntos de canais Cabo liderar já não é novidade...o cabo às vezes passa algumas generalistas de manhã. à tarde lidera completamente até às 19h e à noite também está próximo da liderança. Por isso poupa-me.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Sex 24 Fev 2012 - 17:37

Para comparar, a média dos números da Marktest no universo Cabo dos últimos 30 dias, até meados de Fevereiro 2012 :

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Audicabo

Com a GFK:

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Screenshot20120217at715

Espero que estas medições de audiências faça mexer o panorama televisivo português, e sobretudo que a televisão publica saia da sua lógica economicista para se tornar num grupo que promova programas de qualidade, tal como nos outros países europeus.
Se as novas audiências mais reais mostram que afinal os portugueses vêem pouco os programas dos "nossos 4 queridos", porquê as empresas que fazem publicidade pagariam tanto como hoje para menos publico nos generalistas ?

Isso quer dizer que as receitas publicitarias vão ser transferidas dos canais generalistas para a TV paga. Os canais do cabo vão ver as suas receitas a subir em flecha a partir do mês de Março !

Enfim, isso é se os generalistas não fizerem um cheque a GfK para que ela "corrige" as suas audiências ao favor de elas, claro...

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Sex 24 Fev 2012 - 22:20

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/oferta-televisiva-do-estado-deveria-ser-reduzida-com-video

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por privado Seg 19 Mar 2012 - 18:59

EuroNews na TDT? http://www.publico.pt/Media/comissao-europeia-disposta-a-pagar-euronews-pela-rtp-durante-dois-anos-1538557

CE irá financiar a Euronews mas com algumas condições, uma delas a introdução do canal na TDT! Surprised

privado
Membro

Mensagens : 615
Data de inscrição : 04/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Jnpc Qua 21 Mar 2012 - 16:35

CM escreveu:Televisão analógica acaba quinta-feira nos Açores

As emissões de televisão analógica terrestre terminam esta quinta-feira nos Açores, quando forem desligados os emissores e retransmissores espalhados pelo arquipélago, mas a passagem para a televisão digital terrestre (TDT) será "tranquila", assegurando a cobertura de 92 por cento do território.

Os dados oficiais indicam que, entre as 106 mil residências existentes nos Açores, cerca de 102 mil são subscritoras de serviço de televisão por cabo, restando apenas quatro mil lares sem acesso a sinal digital, em alguns casos segundas residências.

Os 13 emissores de TDT instalados no arquipélago, mais quatro do que os inicialmente previstos, permitem cobrir áreas como a zona poente do concelho de Ponta Delgada, os concelhos de Nordeste e Praia da Vitória e a zona poente da ilha do Faial, onde esta tecnologia não chegava nos planos iniciais.

A TDT é o sistema de televisão digital difundida por via hertziana ou terrestre, baseado na norma DVB-T, que vem substituir o actual sistema analógico terrestre.

Eduardo Cardadeiro, administrador da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), revelou no início de Fevereiro, que a TDT cobre 92 por cento do território dos Açores, mas frisou que "em sítio nenhum" os açorianos ficarão sem acesso a televisão gratuita.

Para os que residem nos oito por cento de território não cobertos, existe um outro meio de acesso, que é a televisão por satélite.

Os equipamentos deste meio complementar têm um custo máximo calculado em função da média dos preços dos equipamentos descodificadores de TDT (no caso dos televisores não estarem preparados para a ressecção do sinal), podendo custar entre 26 e 70 euros, enquanto o 'kit satélite' custa 40 euros.

Os cidadãos com grau de deficiência igual ou superior a 60 por cento, que recebam Rendimento Social de Inserção ou que tenham pensão inferior a 500 euros mensais têm um apoio de 50 por cento na aquisição destes equipamentos.

No caso da cobertura por satélite será ainda necessário adquirir uma parabólica, com um custo de 61 euros, com instalação incluída, enquanto na cobertura por TDT também poderá ser necessário, em algumas situações, adquirir uma antena, cujo preço pode chegar a 160 euros.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por QQG Qua 21 Mar 2012 - 18:29

Isso é chato... Por aqui, o sinal analógico oferecia apenas a RTP1 e RTP Açores, sendo que, para ter acesso à RTP2, SIC e TVI, era necessário pagar uma determinada quantia. E agora essa gente tem que pagar de novo essa quantia por causa da TDT.

QQG
Membro

Mensagens : 5810
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Eu João Qua 21 Mar 2012 - 23:20

Não, agora pagam a quantia para terem acesso à TDT que já vem com todos esses canais. Não têm de pagar mais nada depois.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Digital Terrestre (TDT) - Página 2 Empty Re: Televisão Digital Terrestre (TDT)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos