Informação SIC
+47
Sérena.7
ValeTudo
DJ
Shivers
privado
BigBoomTV7
Adpo
Luis Fernandes
Afonso
skizzo
J.R.
jpg
IVT
Carlos Teixeira
R.F.
Fábio
fab
hugo86
miguelalex23
titz
eutuele
Matias
SMG
PropagandistaSocial
tome
Sazuky
carlos P.
JJM
john_123
A!
QQG
digatv
cm20
Titinha
pic1mic
Paulo Andrade
Aqua1986
MiguelDR
Jerónimo
Henrique
Vince
Love
david silva
Nick Name
Vtv
Eu João
Jnpc
51 participantes
Fantastic Televisão :: TELEVISÃO :: SIC
Página 20 de 22
Página 20 de 22 • 1 ... 11 ... 19, 20, 21, 22
Re: Informação SIC
Se o "Jornal da Noite" é apresentado alternado semanalmente por um homem e uma mulher, porque isto também não acontece no "Primeiro Jornal"?!
Assim ficaria:
"Jornal da Noite" - Clara de Sousa / Rodrigo Guedes de Carvalho
"Primeiro Jornal" - Conceição Lino / Bento Rodrigues
Assim ficaria:
"Jornal da Noite" - Clara de Sousa / Rodrigo Guedes de Carvalho
"Primeiro Jornal" - Conceição Lino / Bento Rodrigues
J.R.- Membro
NTV escreveu:Joana Latino: "Sou consumidora de notícias de manhã à noite"[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A trabalhar na SIC desde o início da SIC Notícias, há 12 anos, Joana Latino deu agora que falar depois de exibidos os sete episódios de "Tá a Gravar". A jornalista admite que é viciada em trabalho e o seu passatempo preferido é... estar atenta às notícias.
Acabou no domingo a série de sete episódios sobre os bastidores de uma novela, Tá a Gravar. Como surgiu a ideia desta série de reportagens?
A ideia foi do Alcides Vieira, o diretor de Informação da SIC, para conhecer o outro lado da televisão - há dois milhões e meio de pessoas a ver novelas todos os dias. Comecei a pensar no que podia entrar, quem escreve, a edição de imagem, o áudio... O Rodrigo Guedes de Carvalho, que ainda é mais maluco, sugeriu que podia fazer-se em episódios. O trabalho foi crescendo. Eu venho da rádio e as pessoas que lá trabalham não dão a cara, só se conhece o nome, e na televisão há um número muito reduzido que dá a cara. Por isso estou habituada e sempre tive muito respeito por quem trabalha nos bastidores. Há muitas pessoas que estão por trás.
Quando pensaram no trabalho não era para ser tão grande?
Era para ser uma reportagem especial de oito a 15 minutos e para passar num só dia. Mas depois o meu próprio amor por esta coisa complexa que é a televisão levou-me onde cheguei. É uma indústria tão grande, que produz em massa, diariamente... Só fiz a SP que produz para a RTP e SIC, mas também gostaria de ter feito a Plural para incluir a TVI, só que não mostraram qualquer interesse...
Acha que eles não perceberam o trabalho que estava a fazer?
Não se entendeu do outro lado, não se percebeu que este trabalho não era o tradicional retrato, mais superficial, com todo o valor que tem, que anda à volta do produto que se vê, do ator que se quer vender, da história... Eu queria fazer uma coisa ecuménica, ter um chapéu de sol que cobrisse toda a indústria que faz a produção nacional, que tem 15 a 20 anos.
Muito se fala em preconceito relativamente às novelas. Sentiu?
Há sempre algum preconceito em relação às novelas, seja por quem as produz, seja por quem as consome. Também o público quando soube, as pessoas que me interpelaram no Facebook, acharam um disparate e pouco importante. Mas não acho nada disso, o que nós - Pedro Góis, Paulo Alves, Ricardo Santana, José Dias e o Otaviano Rodrigues, que formaram toda a equipa - quisemos saber foi como se faz.
Vê novelas?
Não, porque se eu trabalho em informação, em que produzo até às oito da noite, é natural que até lá esteja afincadamente a trabalhar e que depois disso haja um momento de descompressão. Quando chego a casa é para jantar e quando tenho predisposição para me sentar à frente da televisão já passa das 23.00. Sendo eu jornalista, prefiro ir ver as notícias, ver a concorrência, o que está a acontecer. Mas mudou completamente a minha perspetiva de ver novelas. Antes de fazer o trabalho comecei a gravar na box para ver mais tarde. Via uma da SIC e outra da TVI, agora vou ter de ver até ao fim [risos]. Mas normalmente não consigo ver.
E também não consegue deixar de consumir informação...
Não consigo deixar a informação de lado. Sou consumidora de notícias de manhã à noite, na rádio, nos jornais. Consumir informação para mim é uma forma de descontrair, até costumo dizer que trabalho no meu passatempo preferido, que é contar histórias jornalisticamente falando, e eu faço por me apaixonar por essas histórias. Se alguém decidiu que aquela história é válida, quem vai ouvir lá em casa merece ouvir como se fosse de facto a melhor história de todas.
Quanto tempo demorou a fazer o Tá a Gravar?
Demorei dois meses no local, entrámos de mansinho, para não haver confusões, as pessoas começaram a receber-nos, a fazer parte da equipa, tornámo-nos invisíveis. E depois foi um mês para visionamento. Ficou compactada numa hora e 45 minutos, dividida em sete episódios de 15 minutos cada um.
Prepara-se muito tempo antes para fazer esta e outras reportagens?
Interajo muito com as pessoas na rua. Depois quando estou no local vejo o que o local me proporciona, perceber o que as pessoas querem passar e o que eu acho que interessa passar, pôr-me no lugar do público e não explicar exaustivamente o que se calhar não tem interesse. Leio muito e não tenho qualquer tipo de problema em chegar ao pé da pessoa e dizer: "Olhe, nunca ouvi falar disto, explique-me como se eu tivesse 6 anos" [risos]. Eu sou muito apaixonada, quando recebo o assunto de reportagem atiro-me para o primeiro poço de informação.
Qual a área que mais gosta de trabalhar?
Gosto de todas, de futebol, de economia, de defesa, de política. Informar é uma coisa tão séria que eu sinto essa necessidade de me apaixonar por tudo. Claro que os números são importantes, as empresas têm interesses, mas nunca perco de vista o facto de haver alguém a ver-me, nem que seja uma só pessoa.
Tem essa liberdade na SIC?
Tenho, essa é a forma de trabalhar na SIC, todos nós temos à-vontade e abertura para falarmos uns com os outros, todos nós discutimos com o diretor, o editor... é raríssimo que um colega não partilhe a experiência que teve, para limar arestas numa peça. Há trabalho de equipa e respeito pelo público.
Essa partilha e solidariedade entre colegas ainda existe nos dias de hoje ou já é uma coisa muito rara?
A nova geração do jornalismo tem outras condicionantes. Uma pessoa que está a começar tem tantos receios... e não estou só a falar da SIC. Os vínculos são precários, porque se está à prova, as pessoas estão tão preocupadas em ter um emprego, ganhar dinheiro... que se calhar não têm tempo para se preocupar com essas questões que são no fundo o conforto do local de trabalho. As pessoas estão é a tentar conseguir um local no trabalho e portanto mostrar matérias e fazer coisas que agradem às chefias. É a verdade. No meu tempo era diferente, havia lugares disponíveis.
Mas isso não prejudica o produto final?
Pode prejudicar. Mas as coisas vão mudando ao longo dos tempos, quando eu comecei também era impensável escrever em computadores.
Sempre quis ser jornalista?
Desde que me lembro que quis ser jornalista. Há fotografias minhas com 3 anos com coisas a fazer de microfone. Imitava muito um programa que o Herman José tinha na altura. Não sei porquê, não havia nenhum jornalista na família, o meu pai é que consumia muita informação e eu sentava-me com ele a ver, ele explicava-me. Penso que foi isso.
Quando começou a trabalhar a sério?
Nas rádios piratas, tinha 16 ou 17 anos, com o Nuno Markl na Rádio Voz de Benfica. Fui tendo outros empregos para não viver às custas dos meus pais. Antes de acabar o curso, fui à Antena 2 com o meu pai, que era músico. Eles acharam piada à minha postura e fui a uma entrevista para estagiária. Queria ser jornalista de imprensa, mas fui parar à rádio, logo à mais séria do país [risos]. Rapidamente perceberam que eu estava quase sempre a explodir, quando tinha de estar mais serena. Passaram-me para a Antena 3. Depois passei para a SIC Notícias pela mão de Nuno Santos, nunca me tinha imaginado na televisão, tinha 28 anos e achei que era uma proposta irrecusável. Nunca digo que vou trabalhar, faço isto com toda a seriedade, mas não quer dizer que não se brinque. Nem consigo estar 15 dias de férias seguidos, que começo logo a stressar. Confesso que sou mesmo viciada em trabalho [risos].
Nunca foi sondada por outra estação?
Gosto muito da SIC, aqui não há portas fechadas, não há diretores fechados, não há ninguém inacessível para se falar. Sinto-me muito bem aqui.
Prefere fazer reportagens longas ou as do dia a dia?
Não consigo dizer. É a mesma coisa que dizer se gosto mais do pai ou da mãe. As mais curtas exigem um jogo de cintura como se fosse correr os cem metros, nas coisas mais respiradas, tenho de estar sempre em alerta. Há um certo nível de sofrimento no trabalho que é bom sentir, competir comigo própria, é uma dor de crescimento.
Jnpc- Membro
Zapping escreveu:Clara de Sousa entrevista Nuno Crato no “Jornal da Noite”
Em dia de regresso às aulas, o ministro da Educação, Nuno Crato vai estar na SIC para responder às perguntas que preocupam pais, alunos e professores.
Esta noite com Clara de Sousa no “Jornal da Noite”.
Jnpc- Membro
Impresa escreveu:Autárquicas 2013 na SIC e SIC Notícias
No próximo domingo, às 20:00H Rodrigues Guedes de Carvalho diz-lhe quem ganhou as câmaras das duas principais cidades do país: Lisboa e Porto.
Cerca de uma hora depois, será avançado quem ganhou nos concelhos mais importantes e mais disputados nestas eleições.
Sondagens à boca das urnas e projeções feitas a partir do momento em que começam a contar-se os dados oficiais vão permitir à SIC dar-lhe toda a informação o mais cedo possível sobre quem ganhou e quem perdeu no país e em cada concelho.
As reações aos resultados vão ser recolhidas por dezenas de equipas de reportagem em direto nas sedes dos partidos e dos candidatos às câmaras onde a luta política tem sido mais acesa.
Para analisar resultados e reações, dois comentadores SIC: Marques Mendes e António Vitorino, moderados por Clara de Sousa.
Para fazer as contas e antecipar quem vai ganhar e quem vai perder, a equipa da Eurosondagem, conduzida por Rui Oliveira e Costa.
Em simultâneo na SIC e na SIC Notícias, a emissão especial Autárquicas 2013 começa às 20:00H e termina quando tudo estiver dito e esclarecido.
A operação envolve mais de uma centena de profissionais da estação e começa mal as urnas abrem, com acompanhamento permanente ao longo do dia na SIC Notícias.
A Direção de Informação quer fazer “uma emissão clara na apresentação dos resultados, ágil na obtenção de reações a vencidos e vencedores, e direta e sem rodeios na análise e no comentário”.
Jnpc- Membro
Zapping escreveu:SIC já promove “A Prova”, o nova aposta na informação
A SIC prepara-se para estrear brevemente a sua nova série documental, “A Prova”, com exibição dentro do “Jornal da Noite”.
Coordenada pela jornalista Sofia Pinto Coelho, a mesma de “Condenados”, “A Prova” também vai lidar com casos de justiça complicados.
O dia de estreia ainda não foi anunciado, mas a promo já roda na antena da SIC.
Veja o vídeo:
Jnpc- Membro
Uma 5ª feira... será semanal?aTV escreveu:Série criminal «A Prova» já tem data de estreia
A Prova é a nova série de investigação criminal da SIC. Ao longo de nove episódios serão analisados vários tipos de crime. São eles: crimes de homicídio, abuso sexual, corrupção e narcotráfico.
A SIC, através da jornalista Sofia Pinto Coelho, pediu ajuda a peritos para esclarecer pormenores que podem mudar a vida depois da condenação. Da mesma equipa que realizou Condenados em 2012, é agora apresentada A Prova.
Será já a partir do dia 24 de outubro que a SIC começa a revelar a nova série de investigação criminal.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jnpc- Membro
José Gomes Ferreira entrevista hoje a Ministra das Finanças no Jornal da Noite
Matorazzi- Membro
???Jnpc escreveu:Eram precisos 2 posts!?
Matorazzi- Membro
Zapping escreveu:‘A Queda’ marca a estreia de “A Prova”. Conheça o caso!
A SIC estreia na próxima quinta-feira “A Prova”, a nova série de investigação criminal da estação de Carnaxide.
Inserida no “Jornal da Noite”, cada episódio mostra um crime que deu direito a condenação e tenta esclarecer as dúvidas que ficaram com o uso de reconstituições que foram obtidas com cerca de 40 figurantes.
O primeiro episódio traz ‘A Queda’. Edgar Barreiro está preso depois de ter sido condenado. O motivo terá sido o de ter atirado a sua mulher do 8.º andar do prédio onde viviam.
A história terminaria aqui, se Edgar não garantisse, desde o início do julgamento, que à hora em que aconteceu o acidente, estava fora de casa.
Da mesma equipa que trouxe “Condenados”, “A Prova” estreia na próxima quinta-feira, no “Jornal da Noite”.
Jnpc- Membro
Nuno Santos é o "correspondente" da SIC para acompanhar a morte de Nelson Mandela
david silva- Membro
Esta notícia de há 2 semanas não será alheia a isso...
Zapping escreveu:Nuno Santos volta a colaborar com a SIC
Nuno Santos esteve na passada sexta-feira, dia 22 de novembro nas instalações de Carnaxide para se reunir com os responsáveis que têm sob a sua tutela levar o canal para outros países.
Segundo a revista TV7 Dias, o antigo diretor de informação da RTP passará a ser a ponte da SIC e o continente africano e terá a missão de tentar que a estação de Carnaxide seja emitida no maior número possível de países africanos.
Ao abraçar este novo desafio, Nuno Santos não irá fazer colidir estas competências com as suas funções de content manager para a área de conteúdos de língua portuguesa da operadora de televisão de origem sul-africana. De recordar que a SIC e a Multichoice têm uma estreia ligação há já uma década.
Contacto pela revista da Impala, Nuno Santos confirmou a sua presença na SIC onde revelou ter estado a «tratar de vários temas»
Jnpc- Membro
Numa altura em que está no ar a novela "A Guerreira" com essa temática principal, reportagem pertinente...
Jnpc- Membro
2ª feira, no Jornal da Noite:
Jnpc- Membro
Referência agora clara à novela.
Este sistema de não haver regularidade na Grande Reportagem/Reportagem Especial favoreceu muito o formato. Maior investimento e melhor qualidade.
E as promoções também deram um salto, sem serem espampanantes como no canal ao lado.
Este sistema de não haver regularidade na Grande Reportagem/Reportagem Especial favoreceu muito o formato. Maior investimento e melhor qualidade.
E as promoções também deram um salto, sem serem espampanantes como no canal ao lado.
john_123- Membro
Não acho que tenha a Grande Reportagem tenha saído favorecida ao não existir regularidade na sua exibição. Ao Domingo eram exibidas excelentes reportagens com grande qualidade.
Acho que se não têm orçamento para a exibição semanal da Grande Reportagem deviam exibir uma reportagem mensalmente num dia especifico e com horário fixo.
Acho que se não têm orçamento para a exibição semanal da Grande Reportagem deviam exibir uma reportagem mensalmente num dia especifico e com horário fixo.
david silva- Membro
A SIC sempre foi a melhor a nível de reportagens. Mas desde o Condenados que tem apostado fortemente na componente técnica. Tem evoluído imenso e tem apresentado coisas brutais como o Momentos de Mudança e agora A Prova.
Nick Name- Administrador
david silva escreveu:Não acho que tenha a Grande Reportagem tenha saído favorecida ao não existir regularidade na sua exibição. Ao Domingo eram exibidas excelentes reportagens com grande qualidade.
Concordo! E é de louvar terem pegado no tema da novela e retratar na informação!
J.R.- Membro
Ontem, devido ao acompanhamento da decisão do Tribunal Constitucional, não foi ao ar o 9º e último episódio de "A Prova".
EDIT: A SIC já anuncia que é hoje.
SIC Online escreveu:Devido à atualidade, a emissão do último episódio de A Prova foi adiada. A nova data será anunciada em breve.
EDIT: A SIC já anuncia que é hoje.
Jnpc- Membro
Zapping escreveu:‘Reportagem Especial’: SIC mosta a ascenção e queda de jogadores de futebol[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A SIC vai exibir no “Jornal da Noite”, durante a próxima semana uma ‘Reportagem Especial’ desdobrada em quatro episódios. Estreia esta terça-feira.
“Fora de Jogo” vai mostrar a ascensão e queda de ex-jogadores de futebol. Outrora ídolos, caíram em desgraça depois de pendurar as chuteiras.
Ser jogador de futebol é a profissão de sonho para a grande maioria das crianças. Poucos conseguem atingir esse objetivo, menos ainda alcançam o estatuto de profissionais.
Apesar dos salários elevados que acompanham a ascensão no mundo da bola, a maioria dos futebolistas enfrenta problemas financeiros, quando pendura as chuteiras. A SIC foi à procura do espelho dessa realidade
Ex-jogadores da Seleção Nacional, homens que chegaram ao topo da escada do futebol, Jorge Cadete, António Veloso e Fernando Mendes são as personagens principais da ‘Reportagem Especial’, onde também participam os ex-internacionais João Vieira Pinto e Nuno Valente, e o atual jogador do Sporting e da Seleção Nacional, Adrien Silva.
A primeira reportagem, a exibir na próxima terça-feira, dia 14 de Janeiro, conta a história de Jorge Cadete, avançado formado no Sporting e com uma carreira internacional em clubes como o Celtic de Glasgow e o Celta de Vigo. Foi o primeiro português a ser o melhor marcador de um campeonato estrangeiro. Ganhou mais de um milhão de euros durante a carreira. Hoje vive com graves dificuldades financeiras, apoiado na mesma família que o viu partir, ainda criança, para cumprir o sonho de jogar futebol no Sporting. Maus investimentos, divórcios, ausência de formação para enfrentar o pós-futebol, são núcleos que ajudam a explicar a queda de Jorge Cadete. Nos últimos 3 anos viveu com a ajuda do Rendimento Social de Inserção. Pediu ajuda à Segurança Social para pedir a insolvência a título pessoal.
O segundo trabalho é exibido quarta-feira dia 15 de Janeiro, percorre a vida de António Veloso, capitão do Benfica durante 8 temporadas, uma das referências da Seleção Nacional durante os anos 80 e 90.
Depois de uma vida de poupanças, o capitão encarnado perdeu mais de cem mil contos devido a um alegado golpe dado por um sócio numa empresa de publicidade. Desapareceu o mealheiro de poupanças de 20 anos no futebol, começaram os problemas. O insucesso na carreira como treinador, e a falta de dinheiro, entregaram Veloso a uma espera desesperante. Sobrevive da última tábua de salvação, um plano Poupança Reforma, que caminha para o fim. António Veloso vive sozinho, apoiado na ajuda de amigos, que nunca imaginaram que vivesse estas dificuldades. Longe dos filhos Raquel e Miguel Veloso (jogador da Seleção Nacional), mais perto de Luís Miguel, filho de uma relação fora do casamento, com o qual recuperou contacto. António Veloso não tem subsídio de desemprego, nenhum rendimento fixo.
A terceira reportagem vai para o ar quinta-feira 16 de Janeiro, mostra a ascensão e queda de Fernando Mendes, um dos laterais esquerdos mais completos que o futebol português já viu. Formado no Sporting, campeão no Benfica, tricampeão no FC Porto. Chegou a ganhar mais de 17 mil euros por mês, hoje vive com a ajuda do subsídio de desemprego. Chegou a gastar 20 mil euros numas férias no Brasil. Teve um Porsche… ficou sem nada.
A mãe, a namorada e o que resta do Subsídio de Desemprego ajudam-no a levantar a cabeça face aos problemas financeiros.
Sexta-feira, 17 de Janeiro, é exibida a última Reportagem Especial onde é analisado o problema que afeta um número elevado de ex-jogadores de futebol em Portugal. São apresentados exemplos de atletas que conseguiram ter um vida estável depois do final da carreira, apesar de terem sido obrigados a mudanças no estilo de vida.
O apoio do Sindicato dos Jogadores acaba por ser o último recurso para muitos reformados da bola, homens que têm grandes dificuldades em descobrir um novo espaço na sociedade. Um estudo em Inglaterra assinalou que 3 em cada 5 futebolistas do campeonato inglês declaram falência 5 anos depois de terminarem a carreira. Em Portugal, onde os salários são inferiores, serão certamente muitos mais.
“Fora de Jogo” é uma ‘Reportagem Especial’ de Gonçalo Azevedo Ferreira, com imagem de Franco Santos, edição de imagem de Rui Rocha e grafismo é de Paulo Alves. Estreia terça-feira no “Jornal da Noite” da SIC
Jnpc- Membro
Amanhã no Jornal da Noite:
Jnpc- Membro
O 'Perdidos e Achados' de amanhã recorda o "Levanta-te e Ri"!
Jnpc- Membro
No momento em que o Horacio vai para a RTP xD
Carlos Teixeira- Membro
Página 20 de 22 • 1 ... 11 ... 19, 20, 21, 22
Fantastic Televisão :: TELEVISÃO :: SIC
Página 20 de 22
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos