Manuela Moura Guedes já não regressará na SIC
+27
PropagandistaSocial
Rafael.Leandro
JJM
carlos P.
Fábio
cm20
thefolklore
tome
elektrao
john_123
Matorazzi
Jerónimo
SMG
Jota
titz
Vtv
Nick Name
Love
Eu João
MiguelDR
QQG
Titinha
MADEIRA
Vince
Jnpc
Paulo Andrade
Aqua1986
31 participantes
Fantastic Televisão :: TELEVISÃO :: SIC
Página 6 de 11
Página 6 de 11 • 1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 9, 10, 11
Re: Manuela Moura Guedes já não regressará na SIC
E para quê isto tudo?
Valerá a pena?
Não me parece! Mas existem interesses que falam mais alto!
Valerá a pena?
Não me parece! Mas existem interesses que falam mais alto!
Paulo Andrade- Membro
Acho que a imagem da informação da SIC está neste momento e até ver salvaguardada.
O problema não é a polémica ou impacto que o programa poderá gerar... mas se isso significar crescente poder e influência da mulher dentro do canal. Mas isso é algo que para já não é possível afirmar.
O problema não é a polémica ou impacto que o programa poderá gerar... mas se isso significar crescente poder e influência da mulher dentro do canal. Mas isso é algo que para já não é possível afirmar.
Jnpc- Membro
Essa ideia de que a Sic se está a 'borrifar' para o seu histórico de credibilidade e qualidade jornalistica parece-me absurda. Não é à toa que houve (e ainda há) muita conversação e discussão de pormenores neste contrato. E quem nos diz que vamos ter na Sic uma Manela exactamente igual àquela da Tvi?Vince escreveu:Mas à sic importa mais as audiências... e ter uma manela depois de um jornal da noite calha mesmo bem... mesmo que para isso a credibilidade da informação vá pelo cano.
Vtv- Membro
Jnpc escreveu:A linha da informação pura e dura da SIC não vai sofrer quaisquer alterações.
E do que tem saído a SIC está empenhada em deixar isso bem claro no formato que aí vem.
Isso é o que me importa.
Não é isso que salvaguarda a credibilidade da Informação da SIC.
Para os olhos de quem está no exterior, esta contratação é uma "machadada nos ideais da SIC", como já alguém por aí escreveu. É muito feio esta estação estar a assumir um perfil que outrora criticou e desaprovou.
E logo a SIC que anda sempre muito preocupada com as elites...
Jerónimo- Membro
Vtv escreveu:Titinha escreveu:A TV7Dias escreve...Pânico na Sic
A contratação de Manuela Moura Guedes lançou o pânico e a indignação na SIC.
...
Isto é um sinal de que a SIC "vai acatar ainda mais o Governo e José Sócrates", disse à nossa revista uma fonte que pediu para não ser identificada.
(...)
...já se imaginava que esta contratação não seria pacífíca. Mas acredito que nas negociações / discussões a Sic está a fazer os possíveis para salvaguardar a sua imagem informativa.
...esse 'acatar' parece-me estar gralhado... deverá ser 'atacar'. Uma pequena troca de letras que dá um significado oposto à ideia que se queria transmitir.
Sim é "atacar" foi a minha dislexia a "falar", foi uma gralha...
Titinha- Membro
Jerónimo escreveu:Jnpc escreveu:A linha da informação pura e dura da SIC não vai sofrer quaisquer alterações.
E do que tem saído a SIC está empenhada em deixar isso bem claro no formato que aí vem.
Isso é o que me importa.
Não é isso que salvaguarda a credibilidade da Informação da SIC.
Para os olhos de quem está no exterior, esta contratação é uma "machadada nos ideais da SIC", como já alguém por aí escreveu. É muito feio esta estação estar a assumir um perfil que outrora criticou e desaprovou.
E logo a SIC que anda sempre muito preocupada com as elites...
Não concordo. O que não gostava na informação da TVI não vou passar a ver na SIC. O que gosto na informação da SIC, vou continuar a ver.
A Moura Guedes terá controlo apenas no seu espaço e não mais para além dos limites deste... que ainda nem está definido se realmente pertence à Informação. Portanto...
Jnpc- Membro
Mas tu estás a ver pelo ponto de vista interno do canal, provavelmente tens razão e nada mudará em termos da linha editorial ou dos conteúdos. O problema aqui é a imagem que passa para fora e essa ficará certamente queimada com a presença dela na estação. Se o canal já tem audiências miseráveis na informação ter mesmo que seja lateralmente associada a manela certamente um efeito ainda mais negativo vai-se sentir como resposta do publico.
Vince- Membro
Onde é que a informação da SIC tem audiências miseráveis?
Muito mais preocupantes são as da TVI que tem vezes que nem com lead-in arrasadores consegue o 2º posto...
A informação da SIC sempre foi um ponto forte a nível audiométrico e isso nota-se ainda mais em momentos de maior aperto.
Quanto à Moura Guedes, claro que há sempre uma colagem à imagem do canal. Mas o facto de aqui ela estar limitada, vai pesar muito mais sobre ela. E muito sinceramente enquanto ficarmos por aqui, acredito que a imagem da informação continuará blindada.
Muito mais preocupantes são as da TVI que tem vezes que nem com lead-in arrasadores consegue o 2º posto...
A informação da SIC sempre foi um ponto forte a nível audiométrico e isso nota-se ainda mais em momentos de maior aperto.
Quanto à Moura Guedes, claro que há sempre uma colagem à imagem do canal. Mas o facto de aqui ela estar limitada, vai pesar muito mais sobre ela. E muito sinceramente enquanto ficarmos por aqui, acredito que a imagem da informação continuará blindada.
Jnpc- Membro
Jnpc escreveu:Onde é que a informação da SIC tem audiências miseráveis?
Sim o Jornal da Noite tem umas audiências de arromba... mesmo quando a novela antes bate records.
Vince- Membro
Para ti informação resume-se ao JDN...
Que ainda ontem foi líder...
Isso vês o que te interessa. Provavelmente isso tem muito mais a ver com colocação de intervalos do que propriamente com lead-in. Só assim se explica que os resultados no geral estejam mais fracos agora (?) do que com o NPC antes.
Ultimamente não tenho visto... mas a SIC que sempre foi a primeira a ir para intervalo e a beneficiar de 2 intervalos posteriormente da concorrência, há uns tempos era a última a ir para publicidade...
Que ainda ontem foi líder...
Isso vês o que te interessa. Provavelmente isso tem muito mais a ver com colocação de intervalos do que propriamente com lead-in. Só assim se explica que os resultados no geral estejam mais fracos agora (?) do que com o NPC antes.
Ultimamente não tenho visto... mas a SIC que sempre foi a primeira a ir para intervalo e a beneficiar de 2 intervalos posteriormente da concorrência, há uns tempos era a última a ir para publicidade...
Jnpc- Membro
Claro que não é só o JDN, mas essa é a principal cara do canal e que tem fraquejado mais... mas pronto é esperar para ver, até porque não acredito que o registo dela vá de encontro aquilo que vimos no jornal nacional de sexta.
Vince- Membro
JN escreveu:Manuela quer equipa com jornalistas críticos
Manuela Moura Guedes ainda não tem equipa definida para trabalhar consigo no programa da SIC, mas tem critérios claros para o tipo de profissionais mais adequados: "Quero jornalistas com sentido crítico. O nosso jornalismo está muito cinzento".
"A equipa ainda não está formada, vou formá-la", afirma. "Deve ter profissionais da SIC e outros". Manuela Moura Guedes admite convidar repórteres com quem trabalhou anteriormente na TVI. A pivô rescindiu com a estação da Media Capital a 17 de Outubro, e assumiu, há dias, o regresso à antena, em 2011, através da SIC.
A questão do desvio de jornalistas da redacção para este projecto torna-se pertinente se se tiver em conta o ambiente de desconforto reinante entre os profissionais da SIC, desde que se soube desta contratação. O Conselho de Redacção prefere, para já, não se pronunciar.
"O nosso jornalismo está muito pomposo, os jornalistas não querem que os políticos se chateiem com eles", comenta ao estilo que lhe é conhecido. "Estamos a precisar de um jornalismo crítico, e o que temos é um jornalismo alforreca, sem espinha dorsal".
Uma coisa é certa, Manuela não abdica do papel de jornalista. Ontem, por coincidência, estava a tratar da papelada relativa à renovação da carteira, por não o ter feito em tempo devido. "É como jornalista que vou trabalhar para a SIC, não poderia ser de outra maneira".
O conceito do programa está a ser ultimado por Luís Marques, director-geral, com a participação de Alcides Vieira, responsável pela Informação, faz notar. "Não será um programa de "hard news", isso não será; terá análise da actualidade, será aberto a comentários".
Resta saber como posicionará a direcção do canal este formato. Alcides Vieira tem permanecido incontactável. Na televisão nacional, "Prós e Contras", recorde-se, começou por pertencer à área dos programas e só depois dos reparos da Entidade Reguladora veio a encaixar-se na Informação da RTP. Recentemente, Conceição Lino optou por entregar a carteira de jornalista para apresentar o "talk show" "Boa Tarde".
Jnpc- Membro
Quando leio essas declarações da Manela é que me arrepia... ela ao dizer isso está claramente a tentar 'manipular' o próprio jornalismo e portanto a sua influência dentro da sic será de esperar... e não esquecer que ela tem um aliado de peso que é da mesma escola que ela: o Mario Crespo.
Vince- Membro
mdr17 escreveu:
- REDACÇÃO DA SIC DIVIDIDA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aí estão as primeiras evidências da confusão, que ainda vai piorar, que já paira sobre a Redacção de Carnaxide.
Será um milagre se a informação da SIC sair ilesa disto tudo.
Última edição por Jerónimo em Qui 2 Dez 2010 - 19:16, editado 1 vez(es)
Jerónimo- Membro
Tirando as declarações de Miguel Sousa tavares e Crespo este artigo cheira bem a fake!
SMG- Membro
Não me parece nada fake, é sabido que há gente que não gosta dela e dos seus métodos e como tal existem todos estes receios e claro o Mário Crespo é o primeiro da linha a defendê-la. Aliás a vinda dela quase que aposto que tem influência dele.
Essa ânsia por audiências vai sair cara à sic.
Essa ânsia por audiências vai sair cara à sic.
Vince- Membro
O próprio Mário Crespo está a fazer um péssimo trabalho no Jornal da 9, super parcial, bem ao estilo MMG!
Paulo Andrade- Membro
Assim, já não gosto!
Espero que não se concretize... se assim for serão muito maiores as perdas que os ganhos, se é que os haverá.
Espero que não se concretize... se assim for serão muito maiores as perdas que os ganhos, se é que os haverá.
Jnpc- Membro
Ainda vamos ver o Rodrigo e a Clara de malas aviadas para a TVI ou RTP.
Matorazzi- Membro
Para a TVI era ir de cavalo para burro. Mas já se sabe que muitas vezes o dinheiro fala mais alto...
De qualquer modo, o artigo não traz nada de concreto. Fala que depois do programa vai para a redacção... mas por acaso o programa tem algum prazo?!? LOL
Esta parte, pelo menos, é puramente especulativa...
De qualquer modo, o artigo não traz nada de concreto. Fala que depois do programa vai para a redacção... mas por acaso o programa tem algum prazo?!? LOL
Esta parte, pelo menos, é puramente especulativa...
Jnpc- Membro
Eu pergunto-me (...é só uma pequena hipótese que levanto, por minúscula que seja):
Será que na Sic não poderá surgir uma Manuela com algumas nuances significativamente diferentes daquela da Tvi...?
...recordo que aquele estilo demasiado 'selvagem' que cultivou na Tvi nem sempre foi levado ao extremo na Rtp1, onde não era tão agressiva. E quando esteve na Rtp2 a sua postura também foi bastante mais comedida...
Obviamente que Manela há só uma, e também não existem milagres, mas podem existir 'nuances' que façam diferença.
...
...quanto à notícia que dá conta da sua futura inclusão na redacção da Sic parece-me demasiado prematura. Acho que esse é um passo que deverá estar muito dependente do seu desempenho à frente do programa que irá ter. Só depois se poderá avaliar se essa Manela pode ser merecedora do estatuto pleno de jornalista da Sic.
Será que na Sic não poderá surgir uma Manuela com algumas nuances significativamente diferentes daquela da Tvi...?
...recordo que aquele estilo demasiado 'selvagem' que cultivou na Tvi nem sempre foi levado ao extremo na Rtp1, onde não era tão agressiva. E quando esteve na Rtp2 a sua postura também foi bastante mais comedida...
Obviamente que Manela há só uma, e também não existem milagres, mas podem existir 'nuances' que façam diferença.
...
...quanto à notícia que dá conta da sua futura inclusão na redacção da Sic parece-me demasiado prematura. Acho que esse é um passo que deverá estar muito dependente do seu desempenho à frente do programa que irá ter. Só depois se poderá avaliar se essa Manela pode ser merecedora do estatuto pleno de jornalista da Sic.
Vtv- Membro
Eu também tenho algumas dúvidas que ela entre logo a matar na nova casa...
Jnpc- Membro
Acaba de chegar à SIC e continua a dizer mal do jornalismo em Portugal, qual alforreca sem espinha dorsal... Aqui está a prova de que há de facto vontade para tentar desvirtuar a Informação da SIC.
O buraco já está cavado. Falta a SIC enfiar-se lá dentro.
Já faltou mais.
O buraco já está cavado. Falta a SIC enfiar-se lá dentro.
Já faltou mais.
Jerónimo- Membro
CM escreveu:Moura Guedes quer equipa da TVI
Gostaria muito de poder contar com algumas das pessoas que trabalharam comigo na TVI e que são excelentes profissionais. Mas não sei se isso será possível", revela ao CM Manuela Moura Guedes, que nunca perdeu a oportunidade de elogiar o trabalho de investigação levado a cabo no polémico ‘Jornal Nacional de 6ª’.
Empenhada na criação do novo programa de informação da SIC, a jornalista não adianta, porém, se depois deste projecto e do contrato de prestação de serviços que assinou com a estação de Carnaxide passará a integrar a equipa de Informação.
"A minha preocupação é corresponder ao interesse da empresa. Tudo o que sejam interesses colaterais não me dizem respeito", diz ao CM, sem querer adiantar pormenores acerca do formato que marca o seu regresso à televisão e cuja estreia está prevista para Janeiro de 2011.
"Tenho várias ideias na cabeça. Inspiro-me em tudo aquilo que possa interessar às pessoas", revela Moura Guedes, que já tem agendada uma nova reunião com os responsáveis de Carnaxide para afinar detalhes sobre o programa. Para já, sabe-se apenas que se trata de um magazine semanal, com carácter informativo, até porque a antiga subdirectora de Informação da TVI já sublinhou que vai voltar "como jornalista".
No primeiro encontro com Manuela Moura Guedes estiveram presentes Luís Marques, director-geral da SIC, Nuno Santos, director de Programas, Alcides Vieira, director de Informação, e Gabriela Sobral, directora de Produção e Coordenação de Projectos e antiga braço-direito de José Eduardo Moniz na TVI.
Jnpc- Membro
DN escreveu:Moura Guedes ainda não tem equipa
Manuela Moura Guedes ainda não tem equipa formada para o seu magazine na SIC, cuja estreia está prevista para Fevereiro.
A jornalista continua a dizer que gostava de poder contar com alguns dos profissionais com quem trabalhou no Jornal Nacional de 6ª Feira, caso de Filipe Mendonça.
Jnpc- Membro
Página 6 de 11 • 1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 9, 10, 11
Fantastic Televisão :: TELEVISÃO :: SIC
Página 6 de 11
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos