Curiosidades audimétricas!
+49
Azoreano
privado
MestreAudiencias
Liliana Lopes
Mr. Moraes
Maria A.
filvultos
BigBoomTV7
Flora
J.R.
DJ
Titinha
samu3l
Afonso
miguelalex23
Rafael
cm20
Luis Fernandes
eduardofilipe
IVT
digatv
JJM
MiguelDR
elektrao
slb
R.F.
EspalhaFactos
Nick Name
Jiggy
john_123
Carlos Teixeira
rod
Ronie
tome
jpg
hugo86
Jerónimo
Matias
Paulo Andrade
Vince
QQG
tuga
Vtv
goncalompsb
A!
david silva
Jnpc
SMG
Eu João
53 participantes
Página 3 de 34
Página 3 de 34 • 1, 2, 3, 4 ... 18 ... 34
Re: Curiosidades audimétricas!
O valor do CABO no late night
SMG- Membro
- Mensagens : 2173
Data de inscrição : 11/03/2010
Re: Curiosidades audimétricas!
...o do late-night já não espanta; aliás, o seu domínio começa já a disparar a partir das 23h...
...o espantoso é ver aquilo que já consegue noutros horários (...olhem a tarde!)
...o espantoso é ver aquilo que já consegue noutros horários (...olhem a tarde!)
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Curiosidades audimétricas!
Interessante ver o Conta-me Como Foi no top das classes A/B.
QQG- Membro
- Mensagens : 5810
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Re: Curiosidades audimétricas!
...não é uma presença que me surpreenda.
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Curiosidades audimétricas!
Nuno Santos no Facebook escreveu:Faltam, contando com este domingo, dois dias para o final de Fevereiro - um mês de transição como o classifiquei aqui. A televisão temática atinge um novo máximo (cerca de 21%) e aproxima-se de todos os canais generalistas. Se somarmos ao cabo os "outros" - gravações, visionamento de DVD´s e satélite - situa-se mesmo nos 23% de quota de mercado. Na televisão em aberto a TVI será a primeira e SIC e RTP estão separadas por apenas uma décima. As contas fazem-se no fim.
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Semana de 21 a 27 de Fevereiro
@ Notícias TV 04-03-2011
hugo86- Membro
- Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/01/2011
Re: Curiosidades audimétricas!
...bye bye Marktest...
Meios e Publicidade escreveu:
GFK ganha concurso de audimetria
A GFK ganhou o concurso de audimetria, comunicou hoje a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM). A Marktest, empresa que actualmente assegura a medição das audiências de televisão, ficou, no âmbito da consulta lançada em Setembro do ano passado, em segundo lugar. As classificações foram decorrentes “da análise e classificação efectuada às propostas técnicas e económicas apresentadas pelos concorrentes”, pode-se ler no comunicado emitido pela CAEM.
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Curiosidades audimétricas!
O que é que isto significa?
jpg- Membro
- Mensagens : 1092
Data de inscrição : 29/01/2011
Idade : 30
Localização : Torres Vedras
Re: Curiosidades audimétricas!
DN escreveu:GFk Portugal ganha medição de audiências
A empresa GFk Portugal foi a vencedora do concurso de audiências de televisões, ficando à frente da Marktest que audita actualmente as audiências em Portugal.
Foram hoje homologados os resultados do concurso lançado na sequência da consulta para o fornecimento do serviço de medição de audiências de televisão, lançado em 14 de Setembro de 2010.
Os resultados que deram o primeiro lugar à GFk Portugal, decorreram "da análise e classificação efectuada às propostas técnicas e económicas apresentadas pelos concorrentes", informou documento da Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM).
O novo sistema de medição de audiências de televisão em Portugal irá substituir o existente, em vigor desde 1998. Além da GFk Portugal e da Marktest estavam também no concurso outras três empresas, entre as quais se contam a TNS e a Nielsen. O novo sistema de medição de audiências deverá, de acordo com a CAEM, começar a funcionar ainda em período experimental no segundo semestre deste ano, em paralelo com o actual sistema, "de forma a conseguir-se obter o seu funcionamento pleno durante o último trimestre de 2011".
A CAEM é uma entidade tripartida constituída pelas associações representativas dos anunciantes, das agências de meios, e dos Meios.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Curiosidades audimétricas!
Ou seja, depois de mais de 10 anos na medição de audiências da televisão a Marktest deixa essa função...Meu Deus!!
jpg- Membro
- Mensagens : 1092
Data de inscrição : 29/01/2011
Idade : 30
Localização : Torres Vedras
Re: Curiosidades audimétricas!
Meios e Publicidade escreveu:
Televisões passam a ter audiências da GFK a partir de 1 de Janeiro
No último trimestre do ano começarão a ser conhecidos os primeiros dados produzidos pelo novo sistema de medição de audiências de televisão fornecido pela GFK. “O concurso chegou a um resultado. Foi homologado por unanimidade no mercado ”, comentou ao M&P Fernando Cruz, secretário-geral da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM). “Houve uma validação tecnológica inicial e só depois foram analisadas as propostas comerciais. A melhor proposta comercial foi a da GFK ”, diz o responsável da CAEM. Fernando Cruz não revela o valor do contrato de cinco anos estabelecido com a empresa de estudos de mercado (a contar a partir de 1 de Janeiro do próximo ano), mas admite que o concurso estipulava um tecto máximo de 2,050 milhões de euros, sendo que a proposta apresentada pela empresa liderada por António Salvador foi considerada a mais vantajosa do ponto de vista financeiro. O novo contrato, explica Fernando Cruz, é feito directamente entre a CAEM e a GFK e não, como sucedia até ao momento, entre a empresa prestadora de serviços (Marktest) e os operadores interessados em ter acesso ao estudo. Fernando Cruz não revelou os valores que irão ser pagos pelas partes, mas garante que o timing de fornecimento dos dados do novo sistema mantém-se, apesar do atraso na escolha do fornecedor: 1 de Janeiro de 2012. A Marktest, empresa que há 13 anos fornecia os dados de audimetria, foi a derrotada neste processo de escolha. Contactado pelo M&P, Jorge Fonseca Ferreira, CEO da Marktest, adianta que este assunto será discutido no próximo conselho de administração, remetendo para mais tarde um comentário sobre esta decisão.
A escolha da CAEM, relembra ao M&P, António Salvador, da GFK, surgiu hoje, quinta-feira, “três meses depois de termos entregue a nossa última proposta ”. “A decisão não foi fácil, dado o histórico com o fornecedor que até hoje fornecia estes dados ”, admite António Salvador, facto que levou a um atraso de três meses na decisão, prevista inicialmente para o final do ano passado. “Não temos um contrato comercial implementado com esta tecnologia [audio-matching]“, admite ao M&P António Salvador. Portugal será assim o primeiro país a implementar esta tecnologia, o que foi contestado por meios e agências ao longo deste processo de escolha. Situação que António Salvador desvaloriza. A mudança de sistema, determinada pelo switch-off do sinal analógico de TV para a TDT, “implicaria sempre algo novo”, afirma. Ou seja, acrescenta, também o sistema proposto pela Marktest implicaria a implementação de uma nova tecnologia. A decisão foi conhecida no dia em que arranca a campanha de comunicação da TDT.
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Semana de 28 de Fevereiro a 6 de Março
@ Notícias TV 11-03-2011
hugo86- Membro
- Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/01/2011
Re: Curiosidades audimétricas!
CM escreveu:Só há contrato depois dos testes
A GfK venceu o concurso lançado pela Comissão de Análise de Estudo de Mercado (CAEM) para instalar um novo sistema de audiências em Portugal, mas o contrato só será assinado depois de a CESP, uma consultora francesa, comprovar que o sistema funciona.
O CM sabe que os meios, como as televisões, preferiam a proposta da Marktest, que ficou à frente da GfK na componente técnica. Foi mesmo o factor preço que acabou por ditar a vitória. No entanto, fontes próximas do processo asseguram ao CM que as dúvidas sobre os audímetros, que não estão a funcionar em nenhum país do Mundo, levaram a que fosse lavrado em acta que a GfK só irá vencer o concurso se a CESP "validar" estes equipamentos. Caso contrário, a CAEM terá de negociar com a Marktest.
Ao CM, Fernando Cruz, presidente da CAEM, confirma que será realizada esta verificação, mas adianta que ela seria feita independentemente de qual fosse a empresa vencedora. "O contrato só será assinado depois do parecer", esclarece.
António Salvador, director-geral da GfK Portugal, confirma que a "GfK não tem nenhum contrato com esta tecnologia", mas adianta que existem "audímetros em teste na Suíça". O responsável, que não confirma o pedido deste parecer, adianta que na próxima semana se deverá realizar a primeira reunião com a CAEM para definir vários pontos do contrato, como o "valor final". Isto porque a GfK apresentou o preço para o "requisito base" do caderno de encargos, mas tem "alternativas com outros valores". Por exemplo, se a CAEM desejar, a GfK diz que pode assegurar audiências em tempo real. No entanto, avisa, isso terá "encargos extras".
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Semana de 7 a 13 de Março de 2011
@ Notícias TV 18-03-2011 e Televisão-Opinião
hugo86- Membro
- Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/01/2011
Re: Curiosidades audimétricas!
Meios e Publicidade escreveu:
Audimetria: Markest contesta decisão e promete “propostas inovadoras”
Uma “reacção emocional”. É assim que Fernando Cruz, director-executivo da Comissão de Análise de Estudos de Mercado (CAEM), reage ao comunicado ontem enviado pela Marktest, relativamente à decisão da consulta do sistema de audimetria, onde ficou como segunda classificada, atrás da GFK. A posição da empresa, que durante 18 anos tem fornecido ao mercado os dados de audiência de televisão, surgiu 17 dias depois de conhecido o desfecho da consulta para o novo sistema que colocou a GFK em primeiro lugar. Um resultado com o qual a Marktest “não se conforma, sem contestação”, considerando que este foi o “ resultado de um processo, dirigido, desde o início, contra si ”. Mais, diz a empresa, “não foi escolhida a proposta mais qualificada do ponto de vista técnico, tecnológico e aquela que assegurava um melhor nível de serviço ”.
Fernando Cruz contesta esta apreciação da empresa de estudos de mercado, afirmando que “em nenhum momento houve discriminação negativa relativamente à Marktest ”. Mais, continua o responsável, “a Marktest não tem conhecimento do conteúdo das propostas ”, que “não são públicas as pontuações, nem as propostas técnicas ”, frisando que as que passaram à fase seguinte apresentaram todas capacidade de resposta do ponto de vista técnico. Mas, não foi a Marktest a obter a melhor pontuação na fase técnica, como adiantaram diversas fontes ouvidas pelo M&P durante este processo? Fernando Cruz relembra que há diversos factores analisados nessa fase, sendo que, recorda, “ o concurso era composto por uma parte técnica e outra comercial que também era importante para o mercado”. A GFK apresentou a proposta financeiramente mais baixa. A opção pela GFK levantou, no entanto, reservas junto dos operadores, dado o facto dos meters propostos não estarem implementados em nenhum mercado, tendo sido pedido uma certificação dos aparelhos ao CESP - Centre d’Études des Supports de Publicité (a mesma entidade que validou o caderno de encargos). O relatório do organismo já foi recebido pela CAEM, admite Fernando Cruz, escusando-se a adiantar o teor do documento, afirmando que para a semana o mesmo será dado a conhecer aos parceiros. A primeira peça de um cronograma apertado para o lançamento em pleno do sistema prevista para Janeiro do próximo ano.
Um mercado, dois sistemas de audimetria? Mas, apesar dos resultados, a Marktest não baixa os braços, assegurando que irá “ desenvolver todas as iniciativas adequadas a repor a legalidade e a defender o legítimo e inalienável direito de continuar a prestar ao mercado o serviço de audimetria ”. Para isso, continua a empresa, “irá tomar as medidas necessárias, apresentando propostas altamente inovadoras aos clientes com quem mantém contratos, deixando-lhes a eles a última palavra sobre o futuro da audimetria em Portugal ”. Contactado pelo M&P, Jorge Fonseca Ferreira, CEO da Marktest, prefere não adiantar o teor das iniciativas que a empresa pensa levar a cabo, nem quais são as ‘propostas inovadoras’ que irá apresentar nesse campo. Todavia, tendo em conta que os meters propostos pela empresa já têm vindo a ser testados numa pequena amostra de lares no mercado português, será que iremos assistir durante 2010 à oferta ao mercado de dados de dois operadores diferentes?
Para Fernando Cruz a Marktest “ é livre de apresentar os dados” como qualquer outra empresa, o que, diz, “não quer dizer que sejam reconhecidos pelo mercado ” como padrão. “É para isso que existe a CAEM”, diz, organismo tripartido (anunciantes, agências de meios e suportes) a quem compete a validação dos estudos de referência do mercado. Seria “ muito estranho” que o mercado que escolheu um fornecedor, vir mais tarde apostar noutro, diz o responsável, quando questionado sobre se não receava um volte-face na decisão do concurso feita a comparação dos dados fornecidos pelos aparelhos da GFK e da Marktest. “ Esta mudança não tem só a ver com audímetros”, frisa Fernando Cruz, mas sim de uma mudança de relação entre a indústria e o fornecedor de serviços de audimetria, onde a indústria passa a ser proprietária dos dados e não ‘cliente’, numa referência ao facto de ser a CAEM a contratualizar com o fornecedor do serviço e não este directamente com os clientes.
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Curiosidades audimétricas!
SIC fecha Março na segunda posição
A
http://www.meiosepublicidade.pt/2011/04/01/sic-fecha-marco-na-segunda-posicao/
A
Meios e PublicidadeSIC fechou Março como o segundo canal generalista mais visto em all day com 23,5% de share, ultrapassando em 0,5 pontos percentuais (pp) a RTP1. A TVI mantém-se na liderança com 26,3% de share em all day e 31% de share em prime-time.
Apesar de se manter como o canal em sinal aberto mais visto pelos portugueses em Março, a estação da Media CApital, tanto em all day como no horário nobre, tem vindo a cair nos dois primeiros meses do ano: Em Janeiro obtinha em all day 28% de share e 32,1% em prime time e no mês seguinte obtinha 26,9% e 31,5%, respectivamente.
A SIC sobe 0,6 pp face ao mês anterior em all day e 0,8 pp no horário nobre, contudo em Março não suplanta os resultados obtidos no início do ano, mês em que obtinha 24,1% e 25,1% de share, respectivamente.
A RTP1, canal que surge na terceira posição em Março em all day com 23% de share, sobe 0,1pp nesta análise face a Fevereiro (-0,4 pp em Janeiro), subindo 0,7 pp no horário nobre (20,5%), igualando o valor obtido no arranque de 2010.
Em Março a RTP2 regista 4,4% de share em all day e 3,9% de share em prime time (melhorando nos dois parâmetros face ao mês anterior).
No cabo, assinala-se uma evolução inversa, com este universo a cair em relação ao mês anterior para 22,7% em all day e 19,7% em prime time. No mês anterior tinha 23,4% em all day e 21% no prime-time.
> Na comparação homóloga o desempenho dos canais é distinto. Tanto a TVI como a RTP1 assinalam descidas nos dois parâmetros de análise. Já a RTP2 melhora em all day, enquanto que a SIC melhora no prime time, mas quebra em all day. Em Março do ano passado o universo cabo registava 19,3 de share em all day e 17,2% no horário nobre.
http://www.meiosepublicidade.pt/2011/04/01/sic-fecha-marco-na-segunda-posicao/
tome- Membro
- Mensagens : 922
Data de inscrição : 13/03/2010
Resumo Semana de 4 a 10 de Abril de 2011
Resumo da Semana
1º TVI - 26,6
2º Cabo - 24,0
3º Rtp1 - 22,8
4º Sic - 21,8
5º Rtp2 - 4,8
Top dos Progamas
1º SIC: Benfica-Psv - 16,6
2º Tvi: Anjo Meu - 15,7
3º Tvi: Espírito Indomável - 15,5
4º Sic: Benfica-Psv:Os Homens do Jogo - 14,2
5º Tvi: Uma Canção para Ti - 13,2
6º Sic: Benfica-Psv: Os Golos - 13,0
7º Rtp1: Real Madrid - Tottenham - 12,9
8º Rtp1: Especial Informação: José Sócrates - 12,1
9º Rtp1:Telejornal - 11,0
10º Tvi: Jornal Nacional - 11,0
Consumo de TV por Horários
Manhã: 10h-13h
1º TVI: 28,1
2º Rtp1: 26,9
3º Cabo: 22,8
4º Sic: 18,1
5º Rtp2: 4,2
Tarde: 14h-17h
1º CABO: 28,1
2º Rtp1: 25,2
3º Sic e Tvi: 21,9
5º Rtp2: 2,9
Fim de Tarde: 18h-20h
1º CABO: 25,1
2º Tvi: 24,3
3º Rtp1: 23,2
4º Sic: 22,9
5º Rtp2: 4,4
Prime Time: 20h-0h
1º TVI: 30,6
2º Sic: 23,7
3º Cabo: 20,9
4º Rtp1: 20,5
5º Rtp2: 4,2
Madrugada: 0h-2h30
1º CABO: 32,6
2º Tvi: 26,0
3º Sic: 20,7
4º Rtp1: 13,2
5º Rtp2: 7,4
Canais mais Vistos do Cabo por audiência média
1º SIC NOTÍCIAS: 37.100
2º Axn: 17.700
3º Fox: 15.100
4º Panda: 14.200
5º RtpN: 14.200
6º SportTv: 13.500
7º Sic Mulher: 13.200
8º Disney Channel: 12.100
9º Hollywood: 11.800
10º Rtp Memória: 10.800
Fonte: Notícias TV 15-04-2011
1º TVI - 26,6
2º Cabo - 24,0
3º Rtp1 - 22,8
4º Sic - 21,8
5º Rtp2 - 4,8
Top dos Progamas
1º SIC: Benfica-Psv - 16,6
2º Tvi: Anjo Meu - 15,7
3º Tvi: Espírito Indomável - 15,5
4º Sic: Benfica-Psv:Os Homens do Jogo - 14,2
5º Tvi: Uma Canção para Ti - 13,2
6º Sic: Benfica-Psv: Os Golos - 13,0
7º Rtp1: Real Madrid - Tottenham - 12,9
8º Rtp1: Especial Informação: José Sócrates - 12,1
9º Rtp1:Telejornal - 11,0
10º Tvi: Jornal Nacional - 11,0
Consumo de TV por Horários
Manhã: 10h-13h
1º TVI: 28,1
2º Rtp1: 26,9
3º Cabo: 22,8
4º Sic: 18,1
5º Rtp2: 4,2
Tarde: 14h-17h
1º CABO: 28,1
2º Rtp1: 25,2
3º Sic e Tvi: 21,9
5º Rtp2: 2,9
Fim de Tarde: 18h-20h
1º CABO: 25,1
2º Tvi: 24,3
3º Rtp1: 23,2
4º Sic: 22,9
5º Rtp2: 4,4
Prime Time: 20h-0h
1º TVI: 30,6
2º Sic: 23,7
3º Cabo: 20,9
4º Rtp1: 20,5
5º Rtp2: 4,2
Madrugada: 0h-2h30
1º CABO: 32,6
2º Tvi: 26,0
3º Sic: 20,7
4º Rtp1: 13,2
5º Rtp2: 7,4
Canais mais Vistos do Cabo por audiência média
1º SIC NOTÍCIAS: 37.100
2º Axn: 17.700
3º Fox: 15.100
4º Panda: 14.200
5º RtpN: 14.200
6º SportTv: 13.500
7º Sic Mulher: 13.200
8º Disney Channel: 12.100
9º Hollywood: 11.800
10º Rtp Memória: 10.800
Fonte: Notícias TV 15-04-2011
hugo86- Membro
- Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/01/2011
Re: Curiosidades audimétricas!
CM escreveu:Audiências TV - Nova audimetria avança em 1 de Janeiro de 2012
GfK arranca com testes no Verão
Alheia às polémicas, a empresa GfK já está a operacionalizar o novo sistema de medição de audiências televisivas em Portugal e deverá arrancar com os testes no Verão.
"Começamos este mês a fase da identificação do universo e da selecção da amostra. A instalação dos aparelhos está prevista para o início da segunda metade do ano", adiantou ao CM António Salvador, director-geral da GfK. "Os testes devem prosseguir durante os três meses seguintes", acrescentou.
Sobre a queixa apresentada pela Marktest contra a Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM) na Autoridade da Concorrência, no âmbito do concurso de medição de audiências que ditou a GfK como vencedora, António Salvador apenas disse: "Não sei como é que a Marktest pode conhecer a nossa proposta. Eu não conheço a deles."
A Marktest afirma que o serviço escolhido "não é o mais qualificado" do ponto de vista técnico. "Estamos a aguardar a resposta da Autoridade da Concorrência", disse ao CM José Manuel Oliveira, presidente da empresa, confirmando a possibilidade de vir a recorrer aos tribunais.
Fernando Cruz, da CAEM, desvaloriza a queixa e recorda que o sistema da GfK foi testado em ambiente real, embora "reduzido", e não apenas em laboratório, e que já foi sujeito a uma auditoria da empresa francesa CESP (a mesma entidade que validou o caderno de encargos do concurso).
"Ao todo, serão feitas três auditorias, que podem ser realizadas por entidades diferentes", adiantou ao CM o director executivo da CAEM, que defende ainda que a tecnologia ‘audio-matching’ (recorre ao método de amostragem de som para a detecção dos canais) há muito que é utilizada em audiências de rádio e, desde 2010, nas audiências de televisão em países como a Espanha e a Inglaterra.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Curiosidades audimétricas!
Meios & Publicidade escreveu:Marktest mantém audiências
No próximo ano a Marktest vai manter a medição das audiências de televisão com recurso à tecnologia de áudio-matching. “A Marktest está preparada para manter em Janeiro de 2012 o seu painel a funcionar com base na tecnologia áudio-matching e oferecer ao mercado português e aos clientes serviços inovadores, como seja a medição do consumo de televisão no computador, fusão da informação das audiências de televisão com o painel de consumo Target Group Index (TGI), bem como outros serviços”. A garantia foi dada por Jorge Fonseca Ferreira, CEO do grupo Marktest, em entrevista concedida ao M&P e que será publicada na edição de sexta-feira. Avançar com o painel deverá implicar um investimento superior a 1 milhão de euros que a Marktest irá custear, haja ou não clientes, garante o responsável.
Este é um dos elementos da estratégia de resposta da empresa de estudos de mercado à decisão da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) relativamente ao concurso de audimetria, do qual emergiu vencedora a GFK.
O futuro painel é uma evolução do actual de 60 lares do qual, desde Novembro, a Marktest tem estado a extrair resultados, ontem dados a conhecer na conferência Audimetria em Tempos de Mudança: as novas tecnologias, a TDT e o exemplo internacional, organizada pela empresa. O painel estudou um total de 188 indivíduos (classe A/B, C1, C2, D), distribuídos pelas diversas plataformas de televisão (satélite e cabo digital, IPTV e TDT, bem como em sinal terrestre e cabo analógico), tendo analisado, entre outros aspectos, o peso que a emissão live e o time-shift (conteúdo gravado) tinham na visualização. Apesar de, como frisou José Manuel Oliveira, administrador da Marktest Audimetria, estes números, dada a reduzida amostra, não poderem dar origem a extrapolações quantitativas, permitem determinar algumas tendências como o facto de durante os dias de semana o time-shift representar 5% do consumo de televisão. Em termos de canais, é na SIC onde o conteúdo gravado tem mais peso. No live em primeiro surge a TVI, seguindo-se a RTP1, SIC, AXN, SIC Notícias e RTP2.
Em Junho o painel de 60 lares deverá aumentar para 150, anunciou José Manuel Oliveira, sendo que a Marktest vai propor à CAEM a introdução do painel com audiências áudio-matching já no actual sistema de audimetria.
Para este ano a Marktest promete, segundo José Manuel Oliveira, a introdução/cruzamento de informação de audiências de televisão com o consumo, algo já feito no mercado espanhol, onde a Marktest/Kantar Media faz a medição de audiências, dando uma indicação da eficácia na venda de produto de uma campanha.
Não percebi... poderemos ter duas empresas a fornecer dados?
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Curiosidades audimétricas!
É possível terem recuado na decisão de entregar a medição de audiências televisivas à GFK??
jpg- Membro
- Mensagens : 1092
Data de inscrição : 29/01/2011
Idade : 30
Localização : Torres Vedras
Re: Curiosidades audimétricas!
Nada disso. Leste a notícia?
O que diz é que a Marktest vai prosseguir por sua conta com a divulgação de resultados das audiências mesmo que não haja clientes... e para além disso também foi noticiado nestes dias que até pensa pedir uma indemnização à CAEM pela escolha da GFK.
O que diz é que a Marktest vai prosseguir por sua conta com a divulgação de resultados das audiências mesmo que não haja clientes... e para além disso também foi noticiado nestes dias que até pensa pedir uma indemnização à CAEM pela escolha da GFK.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Curiosidades audimétricas!
Não será uma situação propriamente inédita. Foi também assim no início da medição de audiências em Portugal (1990) em que durante alguns anos tivemos duas empresas (Ecotel e AGB) a operarem em simultaneo.Jnpc escreveu:Meios & Publicidade escreveu:Marktest mantém audiências
No próximo ano a Marktest vai manter a medição das audiências de televisão com recurso à tecnologia de áudio-matching. “A Marktest está preparada para manter em Janeiro de 2012 o seu painel a funcionar com base na tecnologia áudio-matching e oferecer ao mercado português e aos clientes serviços inovadores, como seja a medição do consumo de televisão no computador, fusão da informação das audiências de televisão com o painel de consumo Target Group Index (TGI), bem como outros serviços”. A garantia foi dada por Jorge Fonseca Ferreira, CEO do grupo Marktest, em entrevista concedida ao M&P e que será publicada na edição de sexta-feira. Avançar com o painel deverá implicar um investimento superior a 1 milhão de euros que a Marktest irá custear, haja ou não clientes, garante o responsável.
Este é um dos elementos da estratégia de resposta da empresa de estudos de mercado à decisão da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) relativamente ao concurso de audimetria, do qual emergiu vencedora a GFK.
O futuro painel é uma evolução do actual de 60 lares do qual, desde Novembro, a Marktest tem estado a extrair resultados, ontem dados a conhecer na conferência Audimetria em Tempos de Mudança: as novas tecnologias, a TDT e o exemplo internacional, organizada pela empresa. O painel estudou um total de 188 indivíduos (classe A/B, C1, C2, D), distribuídos pelas diversas plataformas de televisão (satélite e cabo digital, IPTV e TDT, bem como em sinal terrestre e cabo analógico), tendo analisado, entre outros aspectos, o peso que a emissão live e o time-shift (conteúdo gravado) tinham na visualização. Apesar de, como frisou José Manuel Oliveira, administrador da Marktest Audimetria, estes números, dada a reduzida amostra, não poderem dar origem a extrapolações quantitativas, permitem determinar algumas tendências como o facto de durante os dias de semana o time-shift representar 5% do consumo de televisão. Em termos de canais, é na SIC onde o conteúdo gravado tem mais peso. No live em primeiro surge a TVI, seguindo-se a RTP1, SIC, AXN, SIC Notícias e RTP2.
Em Junho o painel de 60 lares deverá aumentar para 150, anunciou José Manuel Oliveira, sendo que a Marktest vai propor à CAEM a introdução do painel com audiências áudio-matching já no actual sistema de audimetria.
Para este ano a Marktest promete, segundo José Manuel Oliveira, a introdução/cruzamento de informação de audiências de televisão com o consumo, algo já feito no mercado espanhol, onde a Marktest/Kantar Media faz a medição de audiências, dando uma indicação da eficácia na venda de produto de uma campanha.
Não percebi... poderemos ter duas empresas a fornecer dados?
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Curiosidades audimétricas!
17/11/2005 - Quinta-feira
14:05 RTP A escrava Isaura 6,3 - 48,1%
18:00 SIC Começar de Novo 6,9 - 34,0%
18:45 SIC New Wave 6,8 - 25,7%
19:05 SIC Alma Gémea 9,1 - 25,0%
19:00 TVI ´Morangos com Açúcar III 13,8 - 38,2%
22:15 SIC América 9,9 - 30,0%
05/12/2005 - Segunda
14:10 A Escrava Isaura 7,3 - 52,5%
18:00 Começar de Novo 6,4 - 34,3%
18:30 New Wave 6,3 - 25,1%
19:00 Morangos com Açúcar 12,7 - 35,2%
19:00 Alma Gémea 10,6 - 29,6%
21:20 Ninguém Como Tu 20,3 - 44,4%
21:25 América 11,6 - 30,7%
Terça 13/12/2005
14:15 A Escrava Isaura 7,0 - 52,0%
18:30 New Wave 6,3 - 23,8%
19:00 Morangos com Açúcar 13,5 - 37,2%
19:00 Alma Gémea 9,9 - 27,5%
22:00 Dei-Te Quase Tudo 19,4 - 47,2%
22:15 Belíssima 8,7 - 23,0%
23:00 Ninguem Como Tu 18,6 - 53,3%(A Lua Disse-Me no horário)
23:30 Mundo Meu 12,7 - 52,5%
Sexta 16/12
14:00 A Escrava Isaura 6,5 - 49,5%
18:00 Começar de Novo 6,6 - 32,4%
18:00 Morangos com Açúcar(rep) 8,5 - 34,0%
18:30 New Wave 6,4 - 24,5%
19:00 Morangos com Açúcar 12,4 - 36,4%
19:00 Alma Gémea 10,1 - 30,2%
21:45 Dei-Te Quase Tudo 16,5 - 44,9%
22:00 Belíssima 8,2 - 25,4%
23:00 Ninguem Como Tu 16,2 - 50,2%
23:30 Mundo Meu 11,4 - 47,5%
Quarta 21/12/2005
14:15 A Escrava Isaura 5,9 - 43,0%
17:55 Começar de Novo 5,4 - 27,65
18:00 Morangos (rep0 8,9 - 35,8%
18:30 New Wave 5,7 - 21,8%
19:00 Morangos com Açúcar 14,3 - 39,5%
19:00 Alma Gémea 9,2 - 25,8%
22:00 Belíssima 9,2 - 24,1%
23:00 Um Só Coração 7,0 - 24,4%
23:30 Mundo Meu 10,5 - 44,2%.
14:05 RTP A escrava Isaura 6,3 - 48,1%
18:00 SIC Começar de Novo 6,9 - 34,0%
18:45 SIC New Wave 6,8 - 25,7%
19:05 SIC Alma Gémea 9,1 - 25,0%
19:00 TVI ´Morangos com Açúcar III 13,8 - 38,2%
22:15 SIC América 9,9 - 30,0%
05/12/2005 - Segunda
14:10 A Escrava Isaura 7,3 - 52,5%
18:00 Começar de Novo 6,4 - 34,3%
18:30 New Wave 6,3 - 25,1%
19:00 Morangos com Açúcar 12,7 - 35,2%
19:00 Alma Gémea 10,6 - 29,6%
21:20 Ninguém Como Tu 20,3 - 44,4%
21:25 América 11,6 - 30,7%
Terça 13/12/2005
14:15 A Escrava Isaura 7,0 - 52,0%
18:30 New Wave 6,3 - 23,8%
19:00 Morangos com Açúcar 13,5 - 37,2%
19:00 Alma Gémea 9,9 - 27,5%
22:00 Dei-Te Quase Tudo 19,4 - 47,2%
22:15 Belíssima 8,7 - 23,0%
23:00 Ninguem Como Tu 18,6 - 53,3%(A Lua Disse-Me no horário)
23:30 Mundo Meu 12,7 - 52,5%
Sexta 16/12
14:00 A Escrava Isaura 6,5 - 49,5%
18:00 Começar de Novo 6,6 - 32,4%
18:00 Morangos com Açúcar(rep) 8,5 - 34,0%
18:30 New Wave 6,4 - 24,5%
19:00 Morangos com Açúcar 12,4 - 36,4%
19:00 Alma Gémea 10,1 - 30,2%
21:45 Dei-Te Quase Tudo 16,5 - 44,9%
22:00 Belíssima 8,2 - 25,4%
23:00 Ninguem Como Tu 16,2 - 50,2%
23:30 Mundo Meu 11,4 - 47,5%
Quarta 21/12/2005
14:15 A Escrava Isaura 5,9 - 43,0%
17:55 Começar de Novo 5,4 - 27,65
18:00 Morangos (rep0 8,9 - 35,8%
18:30 New Wave 5,7 - 21,8%
19:00 Morangos com Açúcar 14,3 - 39,5%
19:00 Alma Gémea 9,2 - 25,8%
22:00 Belíssima 9,2 - 24,1%
23:00 Um Só Coração 7,0 - 24,4%
23:30 Mundo Meu 10,5 - 44,2%.
Ronie- Membro
- Mensagens : 299
Data de inscrição : 30/08/2010
Idade : 38
Re: Curiosidades audimétricas!
Para além da Iscrava Isaura, Mundo Meu fazia mais de 12% frequentemente a começar às 23h30.
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Re: Curiosidades audimétricas!
Terça 27/12/2005
14:15 A Escrava Isaura 7,7 - 43,2%
18:00 Morangos com Açúcar 7,5 - 33,6%
18:30 New Wave 7,4 - 25,0%
22:15 Belíssima 8,7 - 23,3%
22:00 Dei-Te Quase Tudo 17,6 - 49,1%
Segunda 02/01
14:15 A Escrava Isaura 7,9 - 53%
18:25 Começar de Novo 6,3 - 26%
19:10 Alma Gémea 10,1 - 26%
22:00 Belíssima 9,0 - 24%
23:00 Um Só Coração 6,3 - 21%
Sexta 06/01
A Escrava Isaura 8,6 - 54,4%
Belíssima 9,7 - 25,9%
Alma Gémea 10,3 - 30,3%
Começar de Novo 6,4 - 29,7%
Um Só Coração 6,2 - 22,2%
14:15 A Escrava Isaura 7,7 - 43,2%
18:00 Morangos com Açúcar 7,5 - 33,6%
18:30 New Wave 7,4 - 25,0%
22:15 Belíssima 8,7 - 23,3%
22:00 Dei-Te Quase Tudo 17,6 - 49,1%
Segunda 02/01
14:15 A Escrava Isaura 7,9 - 53%
18:25 Começar de Novo 6,3 - 26%
19:10 Alma Gémea 10,1 - 26%
22:00 Belíssima 9,0 - 24%
23:00 Um Só Coração 6,3 - 21%
Sexta 06/01
A Escrava Isaura 8,6 - 54,4%
Belíssima 9,7 - 25,9%
Alma Gémea 10,3 - 30,3%
Começar de Novo 6,4 - 29,7%
Um Só Coração 6,2 - 22,2%
Ronie- Membro
- Mensagens : 299
Data de inscrição : 30/08/2010
Idade : 38
Re: Curiosidades audimétricas!
É incrivel ver as alterações que aconteceram na televisão portuguesa em apenas 6 anos. Na altura era comum, para alguns programas, atingir resultados audiométricos na ordem dos 40% de share, o que hoje em dia representa um resultado de sonho, incluindo para a suposta esmagadora ficção nacional da TVI.
Escrava Isaura esmagava o horário de início de tarde. Ficção nacinal da TVI estava a atingir o auge com todas as novelas do horário nobre perto dos 50%.
Escrava Isaura esmagava o horário de início de tarde. Ficção nacinal da TVI estava a atingir o auge com todas as novelas do horário nobre perto dos 50%.
jpg- Membro
- Mensagens : 1092
Data de inscrição : 29/01/2011
Idade : 30
Localização : Torres Vedras
Página 3 de 34 • 1, 2, 3, 4 ... 18 ... 34
Página 3 de 34
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos