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Curiosidades audimétricas!

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Mensagem por Jnpc Ter 2 Nov 2010 - 21:42

Meios & Publicidade escreveu:Audimetria disputada por cinco empresas

A AGB/Nielsen, Euroexpansão, GFK, Kantar Media/TNS e Marktest entregaram até às 17 horas de sexta-feira, dia 29, as suas propostas para o concurso do novo sistema de medição de audiências de televisão, confirmou ao M&P Fernando Cruz, director-executivo da CAEM.

O Comité Técnico e Científico de Televisão da CAEM vai agora proceder à análise técnica das propostas, seguindo-se uma reunião, na segunda quinzena de Novembro, com as cinco empresas. O vencedor será escolhido após a fase de “negociação e selecção” que terá início de seguida.

Fernando Cruz assegura que a empresa que nos próximos cinco anos fornecerá os dados de audimetria será conhecida até ao final do ano.

O actual sistema de audimetria está em vigor desde 1998, sendo da responsabilidade da Marktest. Este é o quarto concurso de medição de audiências de televisão em Portugal. O primeiro fornecedor foi a Ecotel, o segundo a AGB e o terceiro a Marktest.

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Mensagem por Vince Ter 2 Nov 2010 - 22:03

A Nielsen é uma das empresas que faz a medição americana, resta saber em que diferem cada uma destas nos métodos. Sinceramente não acredito que a Marktest se mantenha com a leitura dos dados, sobretudo com as constantes reclamações que tem sido alvo... a não ser que apresentem realmente uma mudança de peso na forma de ler as audiências.

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Mensagem por Paulo Andrade Ter 2 Nov 2010 - 22:09

Eu não acredito que mude!

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Mensagem por Eu João Ter 4 Jan 2011 - 23:08

Marktest escreveu:...a TVI foi a mais vista na passagem de ano?
Na última noite do ano, ao bater as doze badaladas, a TVI registou a melhor audiência média com 1.859.200 espectadores. A SIC alcançou 500.400 espectadores de audiência média, seguindo-se a RTP1 com uma audiência média de 320.800 espectadores. Na RTP2 os espectadores às 12 badaladas foram 27 mil e no canal Cabo/Outros estavam 148.400 espectadores a ver televisão à meia-noite

Que diferenças meu deus....
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Mensagem por Matias Qua 5 Jan 2011 - 1:02

Mesmo! Que diferença da TVI para a SIC e RTP!!

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Mensagem por Jnpc Qui 13 Jan 2011 - 13:41

M&P escreveu:Decisão sobre concurso de audimetria adiada

O mercado vai ter de esperar um mês para saber o resultado do concurso para o novo sistema de audimetria. Ao que o M&P apurou, a assembleia-geral da Comissão de Análise de Estudos de Mercado (CAEM) de ontem, em que se esperava que pudesse ser escolhido um vencedor para o concurso, foi suspensa durante trinta dias, adiando com esta iniciativa uma decisão sobre esta matéria. De acordo com as fontes ouvidas pelo M&P, a proposta terá partido da direcção, não terá tido votos contra e foi interpretada como uma forma de “encontrar consensos” alcançando “uma solução razoável” para todos os membros que compõem este órgão, já que a decisão deverá ser tomada por unanimidade. Ora, será essa unanimidade que não está a ser conseguida junto de anunciantes, agências de meios e media em torno das duas propostas actualmente na recta final: a da Marktest (actual fornecedor do sistema de audimetria) e a da GFK. Segundo as fontes ouvidas pelo M&P, há duas interpretações sobre a forma como devem ser encaradas as indicações contidas no caderno de encargos. Uma argumenta que feita a avaliação técnica o vencedor deverá emergir da proposta que apresentar um custo mais baixo (o que daria a vitória à GFK), e outra que considera que do processo resulta uma espécie de ranking, a partir do qual os membros da CAEM decidem. Esta última posição apoia-se no facto de que, segundo as fontes ouvidas pelo M&P, a diferença de preços entre as actuais duas propostas em cima da mesa “não justificar o risco da mudança”, defendendo que seja a Marktest a vencedora. Em pólos opostos, estão assim, os anunciantes, que se inclinam para a primeira interpretação das regras do concurso, e agências de meios e media, que acolhem com maior agrado a segunda opção. O M&P tentou obter um comentário da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), junto da secretária-geral, Manuela Botelho, que se escusou a comentar esta informação, afirmando que só no fim do concurso o organismo se iria pronunciar sobre este assunto.

O M&P tentou obter um comentário da direcção da CAEM sobre esta matéria, mas até ao fecho desta edição tal não foi possível.

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Mensagem por Vince Qui 13 Jan 2011 - 14:12

Como tudo neste país já se está mesmo a ver quem vai vencer... os que lá estão. Rolling Eyes

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Mensagem por Jerónimo Qui 13 Jan 2011 - 23:55

Curiosidade audiométrica do Jerónimo: ouvi dizer que já é possível ter acesso às curvas de audiência em tempo real, por parte das televisões.
Alguém confirma/desmente?
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Mensagem por Eu João Sex 14 Jan 2011 - 1:22

Desmente. Isso, por enquanto, não é possivel nem sei se algum dia será.

Se algum dia conseguirem, continuam sem poder fazer nada com isso, porque a programação está definida...logo não a vão alterar.

Se já o é...é uma minoria as pessoas que o sabem dentro das estações, nomeadamente apenas a direcção.
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Mensagem por Vtv Sex 14 Jan 2011 - 1:42

Logo vi que esta decisão não iria ser assim tão rápida. Vamos ver quem ganhará esse braço-de-ferro...

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Mensagem por Paulo Andrade Sex 14 Jan 2011 - 3:23

No Brasil já existe desde mil novecentos e troca o passo...

Já agora alguém sabe-me dizer qual é a média de Espírito Indomável!
Será que ainda tem chances de entrar no top 10?

15,2% para entrar...

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Mensagem por Matorazzi Sex 14 Jan 2011 - 19:19

13.3 %

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Mensagem por Eu João Sex 14 Jan 2011 - 19:36

Está no topico das audiências de Dezembro e Anual 2010 as medias.
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Mensagem por Paulo Andrade Sex 14 Jan 2011 - 20:29

Obrigado... Parece que não chegará para entrar no top 10.

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Mensagem por Jnpc Sex 21 Jan 2011 - 21:29

Uma análise ao perfil de audiência dos canais...

CM escreveu:SIC e TVI são favoritos do público jovem

Os dois canais generalistas privados são os preferidos dos espectadores com menos de 24 anos. A RTP1 é o canal que atrai um público mais maduro, apesar da grelha diversificada

A RTP 1 é o canal generalista que atrai menos público jovem. Já a SIC e a TVI são mais procurados pelos espectadores com idades entre os 4 e os 24 anos - 24,9% e 24,6%, respectivamente - contra os 10,2% da RTP 1, revelam dados da Marktest a que o CM teve acesso. O documento mostra ainda que há mais mulheres do que homens a ver televisão e que o consumo é superior nas regiões do interior do País. As variáveis registam algumas particularidades de canal para canal, nomeadamente quanto à preferência por classes e situação sócioeconómica.

"As televisões sabem bem quem as vê - por isso é que a programação do ‘daytime' [durante o dia] é toda para as mulheres e o horário nobre é maioritariamente preenchido com programação de fluxo, nomeadamente novelas", diz Francisco Penim, crítico de TV, acrescentando que "a RTP é o canal com um perfil mais velho por natureza". Opinião corroborada por Eduardo Cintra Torres, que considera que "a RTP faz de facto uma programação envelhecida, que começa logo de manhã". Para o crítico de televisão, "a SIC procura fazer uma programação que seja mais rentável do que os outros canais". "É muitas vezes ignorado que há muitos anunciantes que pagam pelo número de espectadores A-B (classe alta) ou C (média). E portanto há muitos anúncios que passam na RTP e na TVI que não têm a mesma rentabilidade que se podia pensar pelo facto de terem mais espectadores".

Cintra Torres defente também que "todas as classes sociais vêem os canais generalistas, mas se formos ver as que vêem mais são a D (classe baixa) e a C". A percentagem da classe A-B que vê os generalistas, explica, vai diminuindo, por várias razões. "Têm acesso às alternativas (cabo) e têm opções de divertimento diverso (cinema/teatro)". O crítico diz ainda que há uma tendência para pessoas "com menos estudos verem programas em português, ou que falem de coisas de Portugal". E dá um exemplo: "Por isso é que as novelas da TVI, quando apareceram, tiveram tanto sucesso; por serem exclusivamente portuguesas", por se falar em português de Portugal e com actores e paisagens nacionais, que dizem mais aos espectadores.

Relativamente à situação geográfica, Francisco Penim considera que "é natural que os habitantes do Litoral e dos grandes centros migrem para canais cabo, deixando, em percentagem, uma parcela muito significativa de público do Interior mais disponível para ver as estações generalistas". Cintra Torres considera que os habitantes do interior do País "são os que vêem mais televisão à borla [canais abertos], porque têm menos alternativas de divertimento".

Sobre esta questão, Nuno Santos, director de programas da SIC, especifica que o canal que dirige "lidera no Porto, a TVI no Litoral Norte, Litoral Centro e Interior, a RTP no Sul e o cabo em Lisboa. Sendo que os canais temáticos da SIC têm cerca de 25% da audiência total do cabo".

Em relação o crescimento da televisão paga, Francisco Penim sublinha que "2010 foi o ano em que o cabo registou um aumento muito significativo de espectadores, especialmente nos públicos comerciais, liderando em média no ano". O antigo director de programas da SIC diz mesmo que "se o novo sistema de medição de audiências entrar em funcionamento em 2011, muitas coisas irão mudar".

José Fragoso não refuta o facto de a RTP 1 ser vista por uma população mais madura, mas defende que a televisão pública trabalha "para todos os espectadores, com uma programação muito diversificada". O director de programas da RTP 1 sustenta que o objectivo é conseguir conquistar todos os públicos. E o grupo de televisão do Estado tem a vantagem de ter dois canais em sinal aberto, o que lhe permite uma programação mais ecléctica. "A RTP 1 e a RTP 2 têm uma oferta complementar e diferenciada. O primeiro é visto por mais adultos e o segundo tem um peso no infantil e juvenil". Fragoso sublinha ainda que o canal "não tem uma programação monotemática". E defende-se recorrendo ao relatório da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) de 2009, que diz que "a RTP é o canal com mais géneros na sua grelha e de maior diversidade: tem informação, entrevistas, debates, concursos...".

Quanto à estação de Francisco Pinto Balsemão, Nuno Santos defende que a SIC "é o canal generalista mais urbano e em que os espectadores se concentram nas faixas entre os 4 e os 54 anos". O director de programas do canal de Carnaxide diz ainda que a estação é vista por mais mulheres do que homens, facto que atribui à programação, mais orientada para esse público. "Somos o canal generalista com menos futebol, género que mobiliza o auditório masculino", explica ainda. Para Nuno Santos o facto de o canal ter a preferência de públicos mais jovens significa mais resultados em termos comerciais: "são determinantes para as televisões privadas porque são o instrumento utilizado pelo mercado para definir o investimento publicitário".

Já a TVI assume ter, "tipicamente, o perfil de um canal comercial", reforçando a aposta em programação para públicos jovens e activos na sociedade, logo "com poder de compra" e do sexo feminino, que representa 63% da audiência da TVI, adianta à Correio TV fonte oficial da estação.

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Mensagem por Jnpc Sex 28 Jan 2011 - 16:33

Curiosidades audimétricas! - Página 2 60334657

marktest.com / SOL

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Mensagem por Vtv Qua 16 Fev 2011 - 0:01

Meios e Publicidade escreveu:
Audimetria: Decisão sobre concurso regressa à direcção da CAEM

A proposta para que a vencedora do concurso para o novo sistema de audimetria fosse a GFK terá sido chumbada pela assembleia-geral da Comissão de Análise e Estudo de Mercado (CAEM). Ao que o M&P apurou os anunciantes votaram favoravelmente esta proposta, mas tanto os meios como as agências votaram maioritariamente contra, o que fez com que esta não fosse homologada. Este resultado não significa, contudo, nem que a GFK já não pode vencer o concurso nem que o concurso foi considerado nulo. Também em assembleia- geral a direcção da CAEM, órgão presidido por Luís Mergulhão, em nome das agências, e que conta com um representante dos meios e outro dos anunciantes, foi (re)mandatada para decidir o vencedor do concurso, cabendo- lhe assim a decisão final, que terá que ser por unanimidade.
Recorde-se que a unanimidade não está a ser conseguida sobretudo porque os anunciantes argumentam que feita a avaliação técnica o vencedor deverá emergir da proposta que apresentar um custo mais baixo (o que daria a vitória à GFK) e os meios e as agências sustentam que do processo deve resultar uma espécie de ranking, a partir da qual a direcção decide. O facto do sistema proposto pela GKK não ter ainda sido testado e de ser necessário implementar a operação de raiz, na opinião de algumas fontes ouvidas pelo M&P, faz com que o valor da proposta, que será 3 a 4% inferior à da Marktest, não seja considerado argumento suficiente para que a vitória seja suportada sobretudo em questões financeiras. Assim, os próximos dias deverão servir para que a direcção da CAEM discuta com as empresas que representam e com as duas empresas a concurso uma série de pontos, após os quais surgirá uma decisão. Recorde-se que é sobretudo com base nas audiências que é decidido o investimento em televisão, que ronda os 300 milhões de euros. Até ao fecho desta edição online não foi possível ouvir a direcção da CAEM.

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Mensagem por hugo86 Sex 18 Fev 2011 - 12:11

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Mensagem por Eu João Sex 18 Fev 2011 - 16:55

Negócio da China com média de 17.8%...
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Mensagem por Vtv Sex 18 Fev 2011 - 21:11

Nuno Santos no Facebook escreveu:
O semanário Sol tem hoje um trabalho sobre o crecimento do Cabo. A jornalista Margarida Davim ouviu-me para esse trabalho a exemplo do que fez com a TVI e com RTP. De que forma é que a subida de audiências dos canais de Cabo se está a reflectir nas generalistas? Ainda é cedo para dar uma resposta rigorosa. Em Fevereiro a Marktest começou a fazer a actualização do painel e, na nossa perspectiva, a situação ainda não está estabilizada. Ainda assim todos os canais free to air perdem quota e essa tendência vai na linha do que sucede nos grandes mercados televisivos. Um exemplo lapidar é o espanhol onde canais como a Telecinco ou a Antena 3 têm hoje quotas de mercado entre os 12 e os 15%. Dou este dado porque acho uma leitura simplista, e feita por norma por pessoas que não estudaram nada sobre o assunto, dizer que crescimento da televisão temática está ligado à oferta pouco atractiva dos canais generalistas. Veja-se outro exemplo que é o americano: as networks (CBS/FOC/NBC/ABC) são fortíssimas mas isso não invalida que os canais temáticos tenham um peso na ordem dos 30%.
Qual é a estratégia da SIC para contrariar esta tendência de subida do Cabo? Ter uma oferta mais forte e mais diversificada e ao mesmo tempo sermos mais competitivos em faixas onde a tv generalista dita as regras como o chamado day- time. Mas hoje, como ontem a televisão generalista é (e será) a mais procurada quando há grandes momentos informativos, grandes eventos desportivos, entretenimento ou ficção que sejam muito apelativos. Veja-se o Portugal Tem talento! Temos que ter mais conteúdos com esse perfil e ao mesmo tempo sermos complementares com a oferta do cabo. A SIC é, de longe, o operador com mais e melhor trabalho feito nessa área. Os nossos canais de cabo representam 20 a 25% da audiência total da televisão temática, representam ainda mais em termos de receita. Olhando para Fevereiro temos no nosso canal generalista uma quota de 23% mas o total do universo SIC vale quase 27%. Se fizermos estas contas para os chamados targets comerciais, que são determinantes nas estações privadas porque são eles que ditam o investimento, a nossa quota é ainda maior.
Será inevitável que os canais generalistas percam a liderança das audiências? Não, e acho que é necessário ter seriedade e rigor a tratar este assunto. O “cabo” ou a “televisão temática” têm uma grande expressão no seu conjunto mas não são um canal, são um mosaico de centenas de canais que respondem a necessidades específicas de cada tipo de espectador. As crianças procuram os canais infantis, os consumidores de informação procuram os canais de notícias... ou seja é e será a televisão generalista que chega ao mesmo tempo a um grande número de pessoas. É por isso é que o investimento publicitário nos canais free to air continua a ter uma expressão avassaladora porque as marcas de grande consumo procuram chegar ao mesmo tempo ao maior número de espectadores/ consumidores.

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Curiosidades audimétricas! - Página 2 Empty Portugal tem Talento vs. Uma Canção Para Ti - 20-02-2010

Mensagem por hugo86 Ter 22 Fev 2011 - 12:06

“Portugal tem talento” superou anteontem a sua primeira “prova de fogo” ao conseguir ficar à frente da estreia de “Uma canção para ti”. O programa de Carnaxide foi visto por um milhão e 301 mil espectadores, enquanto que o de Queluz registou um milhão e 193 mil.

No ar praticamente à mesma hora (com três minutos de diferença), a atenção dos espectadores foi disputada taco-a-taco pelos dois canais. Em dia de aniversário, a TVI ficou à frente na audiência total, porém, no horário nobre, o concurso da SIC registou melhor desempenho.

De acordo com dados da Marktest, a audiência média (calculada sobre a população total) de “Portugal tem talento” foi de 13,8 % e de “Uma canção para ti” de 12,6 %. Este último teve mais uma hora de duração, e, tendencialmente, quanto maior for um programa mais se dilui a audiência. E mesmo ficando à frente, é de assinalar que o resultado desta semana foi o mais baixo do programa da SIC. No caso da quota de espectadores (“share”), calculada sobre as pessoas que naquela altura viram televisão, o concurso da SIC alcançou 33,1 % e o da TVI 37,4 %.

No que aos perfis de público diz respeito, os mesmos dados mostram que, pela divisão geográfica, o programa da SIC registou maior percentagem de audiência no Grande Porto (12.4 % no Litoral Norte (23,5 %) e no Litoral Centro (18,8 %), enquanto que “Uma canção para ti” foi mais visto na Grande Lisboa (21,6 %), Interior (23,6 %) e Sul (13,4 %).

Na divisão socioeconómica, as classes A / B e C1 preferiram o concurso de Carnaxide, com 17,6 % e 28,6 %, respectivamente. Para Queluz foram as atenções das C2 e D, com 31,9 % e 41,9 %. Por idades, foi na faixa dos 35 aos 44 anos que a SIC conquistou mais público (18,8 %), a TVI entre os maiores de 64 (33,1 %). A preferência pertenceu também ao público feminino com 55,8 % e 62,8 % no terceiro e quarto canais.

@ JN 22-02-2011

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Mensagem por Paulo Andrade Ter 22 Fev 2011 - 13:53

Perdeu a TVI com esta aposta e em particular as generalistas que viram o Cabo ganhar terreno!

É mais um exemplo, de que as televisões têem grande responsabilidade na subida do cabo por não oferecerem alternativas entre si!

Quando a TVI tinha ficção e a SIC Entretenimento, as duas conseguiam entre 75 e 80% da audiência no horário, e agora com conteúdos similares, essa fasquia desceu para 60 a 65%!

O mesmo se aplica a todos os outros horários.


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Mensagem por Vtv Qua 23 Fev 2011 - 2:30

Resultados que reflectem aquilo que já deduzira.

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Mensagem por hugo86 Sex 25 Fev 2011 - 13:02

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Mensagem por Jnpc Sex 25 Fev 2011 - 21:31

Portugal Tem Talento a arrasar nos ricos... UCPT nos pobres! Laughing

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Mensagem por SMG Sáb 26 Fev 2011 - 11:48

O valor do CABO no late night Shocked
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