Fantastic Televisão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Privatização: Sim ou Não?

+8
Titinha
Eu João
miguelalex23
QQG
Love
Nick Name
Vince
Paulo Andrade
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Concorda com a privatização da RTP1?

Privatização: Sim ou Não? Vote_lcap167%Privatização: Sim ou Não? Vote_rcap1 67% 
[ 20 ]
Privatização: Sim ou Não? Vote_lcap133%Privatização: Sim ou Não? Vote_rcap1 33% 
[ 10 ]
 
Total de votos : 30
 
 

Privatização: Sim ou Não? Empty Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Paulo Andrade Sex 10 Dez 2010 - 5:11

Qual a vossa opinião sobre este tema?

Faz sentido privatizar parte da RTP, como a RTP1 e canais por cabo da RTP?

Deveria o estado ficar apenas com os serviços não rentáveis da RTP, como a RTP Madeira, RTP Açores e a RDP, por exemplo?

Numa altura de crise profunda que afecta o país justifica-se o gasto do estado com este serviço?


Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Paulo Andrade Sex 10 Dez 2010 - 5:29

Eu sempre fui contra a privatização total ou parcial da RTP.

No entanto, começo a estar aberto a esta possibilidade. Pelo menos se isso garantisse o desaparecimento da Taxa Mensal cobrada nas facturas da EDP!

De frisar que nesta eventual privatização o estado passaria a assumir a dívida da RTP. Pois, as receitas de publicidade que agora estão afectas ao pagamento desta dívida deixaria de estar disponível.

Com esta privatização, poderia continuar a existir serviço público de televisão via RTP2, que a meu ver, poderia optar-se por uma via que fizesse que os restantes canais de televisão privados nacionais e internacionais a operar em Portugal fossem os seus financiadores.

Deste modo, o estado deixaria de ter despesas com este tipo de serviço.

Os próprios canais internacionais da RTP poderiam passar para o âmbito privado, partilhando-se com os restantes operadores privados. Penso que seria mais vantajoso se fossem operados em conjunto.


Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Vince Sex 10 Dez 2010 - 17:42

Eu acho que não devia ser privatizada, embora também me divida a opinião. Por um lado a rtp dá aquilo que as privadas não dão: Variedade e programas que de outra forma não veríamos se não fossem as obrigações da rtp. Mas por outro lado é injusto que o orçamento do estado tenha de pagar por um serviço que tem outras formas de rendimento.

Portanto eu acho que devia ser semi privada, o estado deter parte da empresa e outra parte ser privatizada, ou seja só se mantinham algumas das obrigações em termos informativos.

O problema dos canais internacionais e da partilha com as privadas é que tanto a tvi como a sic já têm canais internacionais, qual seria o objectivo de eles partilharem conteúdos para um concorrente?

Uma das formas que eu acho que isto poderia funcionar era acabar com a rtp2 e passar a RTPN para ambito aberto, ficando esse canal com a alçada do governo e as obrigações de serviço publico e a rtp1 como canal privado independente. Nunca percebi muito bem porque é que a rtp2 nunca se transformou num canal mais informativo em vez de um canal de desenhos animados.

Vince
Membro

Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Nick Name Sex 10 Dez 2010 - 18:16

Não!
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Love Qui 31 Mar 2011 - 16:45

Com a demissão do governo, será que a RTP vai ser privatizada caso o PSD ganhe as próximas eleições???

Love
Membro

Mensagens : 3092
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Paulo Andrade Qui 31 Mar 2011 - 19:04

Espero que sim, mas que façam as coisas como deve de ser!

O que distingue a RTP dos restantes operadores privados?

Que serviço/conteúdo que SÓ a RTP oferece?

Olhamos para a Grelha da RTP1, e tirando aqueles programas da segunda metade de horário nobre como Prós e Contras, Serviço de Saúde, Corredor do Poder, etc é que não encontram correspondente na oferta privada.

Mas estes mesmos programas e conteúdos poderiam encaixar perfeitamente na programação da RTP2!

E também é sabido que o verdadeiro serviço público está no cabo, embora tenha de ser pago por cada espectador. Mas no fim de contas a RTP também é paga, mesmo por quem não a deseja, pela fatura da EDP e pelo orçamento de estado.

Portanto privatizem o grupo RTP, e a empresa que o adquirir fica responsável por garantir os meios técnicos para que os canais públicos continuem em emissão e de forma independente. Estou a falar da RTP2, RTP Açores, RTP Madeira e Antena 2.

Portanto não seria preciso criar uma nova sede para a TV Pública e Rádio Pública remanescente, bem como adquirir meios técnicos.

O financiamento destes canais poderia vir de uma taxa cobrada às empresas privadas do ramo.

E a dívida da RTP seria assumida pela empresa compradora (para não entrar nas contas do estado), sendo financiada pela taxa audiovisual, que teria um valor menor.


Para além do encaixe financeiro da privatização, entre estado e cidadão poderiam ser poupados mais de 150 milhões de euros por ano.

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por QQG Qui 31 Mar 2011 - 19:37

Votei sim. Andarmos a pagar para termos Telelixo? Sim, porque uma televisão que não tem horários fixos para os seus programas, troca tudo e mais alguma coisa e não respeita o telespectador não está a prestar serviço público.

Paulo, mas a questão é... Essa empresa que ficaria com a RTP ia acabar por não dar importância aos outros canais. Porque iria ela ceder os meios técnicos? Até podia dar, mas seria muito limitado.

QQG
Membro

Mensagens : 5810
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por miguelalex23 Qui 31 Mar 2011 - 19:44

Sérgio Ferreira escreveu:Votei sim. Andarmos a pagar para termos Telelixo? Sim, porque uma televisão que não tem horários fixos para os seus programas, troca tudo e mais alguma coisa e não respeita o telespectador não está a prestar serviço público.
Concordo contigo nas críticas, mas acho que a solução para isso não passa tanto pela privatização mas sim por uma direcção competente.

Votei não porque acho que, apesar de ser tudo menos perfeito, o serviço público da RTP é importante. Devia era haver uma melhor gestão financeira da empresa (embora, ao que parece, tenha havido melhorias).

miguelalex23
Membro

Mensagens : 549
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Nick Name Qui 31 Mar 2011 - 19:55

A RTP não é só televisão. Quando falarem pelo menos tenham conhecimento, quem acha que é bom termos a RTP privatizada só pode ser louco.
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por QQG Qui 31 Mar 2011 - 19:57

A pergunta restringe-se à RTP1.

QQG
Membro

Mensagens : 5810
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Paulo Andrade Sex 1 Abr 2011 - 3:11

Que eu saiba é rádio e televisão, como o nome indica!

Do Universo RTP, apenas a Antena 2, RTP2, RTP Açores e RTP Madeira encaixam no serviço público.

Porque a empresa apesar de não ter o encargo financeiro de assegurar o serviço público, tinha a obrigação de assegurar os meios técnicos e logísticos.

Por outras palavras o custo do pessoal afeto à TV e Rádio Pública, bem como da produção de conteúdos não era um encargo da empresa que ficasse com o grupo RTP, mas era seu dever proporcionar as condições técnicas (câmaras, estúdios, etc.) para que estes objectivos fossem cumpridos.

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Nick Name Sex 1 Abr 2011 - 14:19

Poupem-me por amor de Deus. A RTP começou a dar lucro neste momento, e é das empresas que mais desenvolve o audiovisual português e privatiza-la seria um ataque nuclear contra o mundo da comunicação social em Portugal. Se acham que têm mau serviço público e pouca diversidade na televisão portuguesa, privatizem a RTP e depois logo vêm o que acontece...
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Paulo Andrade Sex 1 Abr 2011 - 14:50

A RTP deu lucro recebendo 230 milhões de euros de ajjuda, portanto se descontar estes valores teria dado 215 milhões de euros de prejuízos!

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Nick Name Sex 1 Abr 2011 - 14:57

Paulo não vou perder tempo a explicar-te nada porque tu com tantos anos ainda nem sequer percebes nada! Aprende a ler e a analisar...
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Eu João Sex 1 Abr 2011 - 17:38

Ele tem alguma razão Claudio...deu lucro mas recebeu, para além da habitual indeminização e da conta da EDP, ainda outro montante que já estava acordado dos fundos públicos.

Portanto se tirarmos este último, na prática dá prejuizo.

No entanto, eu não concordo com a privatização.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Nick Name Sex 1 Abr 2011 - 18:27

Primeiro não lhe tirei a razão...
Com esses resultados imagina então se for privatizada, acaba em 2 anos!
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Eu João Sáb 2 Abr 2011 - 16:43

Se for privatizada, não será totalmente. Alguem disso para deixar de ter prejuizo só tem de ser severamente reestruturada.

Agora é do acaba em 2 anos...quem é que compra uma televisão para depois acabar? Rolling Eyes
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Love Dom 5 Jun 2011 - 23:06

Com a vitória do PSD, acham que a privatização da RTP vai avançar em breve?

Love
Membro

Mensagens : 3092
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por miguelalex23 Seg 6 Jun 2011 - 14:49

Não me parece, acho que o CDS tem tomado posição contra a privatização da RTP, assim como o PS.
E acho que o PSD só propõe a privatização de 1 canal, e isso talvez possa avançar.

miguelalex23
Membro

Mensagens : 549
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Vince Qui 9 Jun 2011 - 22:46

Eu não acredito que a rtp seja privatizada... mas certamente que as bases da rtp1 vão ser revistas e o mais certo é o canal passar definitivamente a concentrar informação mais do que entretenimento e só não tiram a publicidade porque isso implicava que o canal fosse totalmente pago pelo orçamento de estado e eles não querem isso pois nesta altura não é viável.

Quanto à rtp2... adeus... é desta que o canal acaba, as audiências não justificam a sua existência... só se conseguirem convencer pela componente cultural.

Vince
Membro

Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Titinha Sex 10 Jun 2011 - 14:17

Pergunta... A RTP dá lucro??? Se sim, não deveria ser privatizada assim como os impostos não deveriam dar dinheiro à RTP, pois esta tem como se financiar, basta ver as privadas... É o mesmo com a TAP, empresas que são do estado e que dão lucro (são é má geridas) não deveriam ser privatizadas, já que são um "meio" de entrada de dinheiro no estado...

Pior é o que não dá lucro não consegue ser privatizado ou é complicado pegarem nelas, ficando assim no estado como um cancro! -.-
Titinha
Titinha
Membro

Mensagens : 2349
Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 46
Localização : Sou uma Mulher do Mundo

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Vince Sex 10 Jun 2011 - 18:35

A rtp tem apresentado lucros nos utimos anos... mas se a rtp deixar de receber fundos do orçamento de estado ou da factura da luz então deve estar nivelada ao mesmo patamar das privadas, ter intervalos de publicidade com duração de 15 minutos e não ser obrigada a produzir e exibir programas por obrigação do estado... se calhar é melhor pensar duas vezes. Wink

É que para ter um canal mumia já temos a rtp2 que é basicamente um despejar de coisas que não lembram a ninguém.

Vince
Membro

Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Paulo Andrade Sáb 11 Jun 2011 - 3:54

A RTP deu um lucro no ano passado, mas contando com a ajuda do estado e da taxa da fatura da luz, caso contrário não daria lucro.!

E nem pensar que se tivesse 15 minutos de PUB isso colmataria estas receitas do estado. Nem de perto nem de longe.

Privatizem a RTP, mantenham serviços públicos.

Em que a logistica e meio técnicos seriam assegurados pela empresa privada que ficasse com a RTP.

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por miguelalex23 Sáb 11 Jun 2011 - 11:21

Vince escreveu:É que para ter um canal mumia já temos a rtp2 que é basicamente um despejar de coisas que não lembram a ninguém.
Isso é uma visão redutora da RTP2. Há lá algumas coisas sem grande sentido, mas a 2 é muito mais do que isso. Acho quese deviam manter os 2 canais, mas a acabar-se com um, que seja a RTP1.

miguelalex23
Membro

Mensagens : 549
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Nick Name Sáb 11 Jun 2011 - 11:24

Faz sentido produção própria depois das 23h30 e antes documentários e/ou séries estrangeiras?

Não.
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Privatização: Sim ou Não? Empty Re: Privatização: Sim ou Não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos