Fantastic Televisão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova série histórica sobre a Reforma Agrária

Ir para baixo

Nova série histórica sobre a Reforma Agrária Empty Nova série histórica sobre a Reforma Agrária

Mensagem por Jnpc Sex 28 Mar 2014 - 14:53

NTV escreveu:RTP prepara série de época sobre reforma agrária

Em 1975, a terra era "entregue a quem a trabalhava" no âmbito da Reforma Agrária. Um momento histórico que semeou conflitos e cuja memória o canal quer agora colher...

Depois da série sobre a descolonização, a estação pública volta agora a querer mexer nos tempos quentes da História recente de Portugal. A Notícias TV sabe que em cima da mesa está a elaboração de guiões sobre o período da Reforma Agrária em Portugal, uma decisão implementada no pós-25 de Abril e que expropriou terrenos aos latifundiários para os distribuir a trabalhadores rurais.

"Quando fizemos a série Depois do Adeus decidimos que o trabalho de ficção que se seguiria seria sobre a Reforma Agrária", confirma à nossa revista o diretor de Programas da RTP.

A opção de investimento da estação pública viria a ser alterada e em troca da história em torno do período conturbado - em que mais de um milhão de hectares foram entregues aos trabalhadores, tendo sido constituídas 500 unidades coletivas de produção e, posterior e progressivamente devolvidas, anos depois, a grande parte dos antigos donos - a estação pública preferiu saltar do tema da descolonização para Os Filhos do Rock, produção nacional centrada na sociedade dos anos 80.

"Decidimos não fazer logo a série da Reforma Agrária porque achámos que seria muita história política em sequência e optámos pelos anos 80 e pelo universo do rock", justifica Hugo Andrade. Agora, o diretor acredita que vale a pena voltar atrás no tempo e recuperar os anos quentes vividos entre proprietários e trabalhadores do campo. O diretor de Programas avança inclusivamente que o canal "está a trabalhar em dois protótipos para essa série e que não estão ainda a ser finalizados".

O responsável pela pasta da programação não revela quem está a trabalhar nesses esquissos para esta produção histórica nacional e vinca que "não estão ainda encomendados". A Notícias TV apurou, porém, junto de várias fontes que a produtora SP Televisão [responsável por, entre outras, Depois do Adeus] "está a trabalhar em guiões sobre a Reforma Agrária há já algum tempo". Um dos elementos diz mesmo que "o processo começou a ganhar nova aceleração há cerca de dois meses". Não está ainda escolhido o argumentista ou mesmo o elenco que dará corpo a esta nova produção da estação pública.

O tema, recorde-se, já foi abordado na TVI quando o canal exibiu a novela histórica Anjo Meu, cuja ação começava com a invasão da Herdade da Tramagueira pelos trabalhadores no Verão Quente de 1975. A novela, da autoria de Maria João Mira, foi exibida em 2011.

Hugo Andrade, diretor de Programas da RTP, alerta também para outras realidades portuguesas recentes que o canal pretende ficcionar e que estão ser equacionadas ao mesmo tempo que se trabalha nos protótipos da Reforma Agrária. "Apesar de a série estar a ser trabalhada em papel, desde que começámos Depois do Adeus, também digo que gostávamos de fazer outras coisas, outros temas ainda antes disso, mas não revelar para já quais serão."

A ficção histórica tem sido uma das apostas da estação pública na última década. O argumentista Francisco Moita Flores relatou épocas históricas tendo como protagonistas o médico João Semana ou os Távora, aquando do período do Marquês de Pombal. Foi emitida também uma série sobre a Ferreirinha, o vinho do Porto e a crise da filoxera e sobre a época do poeta Bocage.

Em 2007, a RTP estreava a adaptação da série importada de Espanha Conta-me como Foi, que retratava o quotidiano de uma família no fim dos anos 60 e até 1974, ano da Revolução de Abril. Uma ficção de mais de cem episódios, distribuídos em cinco temporadas, e que registou uma audiência média de 681 mil pessoas, com 19,3% de quota de mercado. Esta produção, protagonizada por Miguel Guilherme e Rita Blanco, recebeu o Prémio Lumen, tendo sido eleita a melhor ficção de sempre. Um galardão atribuído por votação e entregue no dia em que a RTP celebrou o 57º aniversário, a 7 de março último.

Depois do Adeus, em 2011, mostrou os dramas de milhares de portugueses regressados das colónias na sequência da descolonização e os problemas que tanto eles como a sociedade em Portugal enfrentaram com este embate sociológico. Os Filhos do Rock, em exibição aos sábados, traz à luz o modo de viver da nova geração dos anos 80.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos