Fantastic Televisão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudo da Marktest analisa reputação dos media portugueses

Ir para baixo

Estudo da Marktest analisa reputação dos media portugueses Empty Estudo da Marktest analisa reputação dos media portugueses

Mensagem por Jnpc Qua 15 Jun 2011 - 20:46

DN escreveu:TSF e JN são marcas de referência nos Media

TSF, RFM e Visão são as marcas de media com melhor reputação em Portugal, indica um estudo da Marktest. O JN lidera nos jornais diários, vencendo em confiança, imagem, satisfação e recomendação.

RFM, Visão e TSF são as marcas de media com melhor reputação em Portugal, indica um estudo da Marktest que avaliou 48 marcas distribuídas por televisão, imprensa e rádio.

O índice resulta de uma média de valores obtidos para as variáveis imagem da marca e confiança gerada pela marca, normalizados para um índice entre 0 e 100 pontos, explica a Marktest.

A RFM atinge a classificação mais elevada, com 76,89 pontos, seguida pela Visão com 75,33 pontos. TSF, Expresso e RTP completam a tabela das cinco marcas de media dotadas de melhor reputação em Portugal.

Rádio Comercial, SIC, Antena 1, Jornal de Notícias (JN) e Público preenchem os 'dez mais' do setor dos media.

O meio rádio foi o que obteve uma média de reputação mais elevada, com um índice médio de 69,27 pontos. Segue-se a imprensa semanal de informação geral, com um média de 68,36 pontos, ao passo que as televisões têm uma média de 67,64.

Na imprensa semanal de informação geral a liderança é ocupada pela Visão, cujos valores obtidos na satisfação e recomendação "são bastante elevados, superando a média dos restantes suportes avaliados nesta categoria". Ainda nesta categoria, o Expresso vence entre os jornais, com um índice de 74,11 pontos, alcançando o quarto lugar no 'ranking' geral.

Entre as televisões, a RTP é o canal com maior índice de reputação (73,67) e surge em quinto lugar na classificação geral. De acordo com o estudo, "a aposta em conteúdos transversais ao sexo e idade faz com que a reputação da RTP não difira muito entre géneros e escalões etários".

A SIC, o segundo canal no ranking, é o canal que reúne maior 'score' de satisfação, nota a Marktest.

O JN lidera nos jornais diários, vencendo nos capítulos da confiança, imagem, satisfação e recomendação. Além do diário da Controlinveste consta também no top 10 o Público, com um índice de 70,94 pontos.

Nas revistas mensais o primeiro lugar é atribuído à Exame, que no 'ranking' geral atinge o 12.º posto.

Na informação económica o Jornal de Negócios obtém a melhor reputação, com 67,11 pontos e atingindo o 17.º lugar na tabela global, seguido pelo Diário Económico com 66,78 de índice.

"Apesar da proximidade dos valores obtidos, o Jornal de Negócios obtém ligeira vantagem nas variáveis confiança e recomendação. Já o Diário Económico obtém uma ligeira vantagem nos indicadores imagem e satisfação", realça a Marktest.

Já o Record é o jornal desportivo com o maior índice no segmento, ocupando a 31.ª posição no ranking geral, ao passo que a Caras lidera nas revistas semanais, obtendo o 43.º lugar no 'ranking' geral e destacando-se no segmento entre os 35 e os 44 anos.

O estudo hoje revelado pela Marktest tem por objectivo posicionar as marcas num 'ranking', permitindo a comparação com os seus concorrentes e com outros segmentos.

O universo do trabalho foi constituído por indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal continental, e a amostra foi constituída por 1525 pessoas.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos