Estudo da Marktest analisa reputação dos media portugueses
Página 1 de 1
Estudo da Marktest analisa reputação dos media portugueses
DN escreveu:TSF e JN são marcas de referência nos Media
TSF, RFM e Visão são as marcas de media com melhor reputação em Portugal, indica um estudo da Marktest. O JN lidera nos jornais diários, vencendo em confiança, imagem, satisfação e recomendação.
RFM, Visão e TSF são as marcas de media com melhor reputação em Portugal, indica um estudo da Marktest que avaliou 48 marcas distribuídas por televisão, imprensa e rádio.
O índice resulta de uma média de valores obtidos para as variáveis imagem da marca e confiança gerada pela marca, normalizados para um índice entre 0 e 100 pontos, explica a Marktest.
A RFM atinge a classificação mais elevada, com 76,89 pontos, seguida pela Visão com 75,33 pontos. TSF, Expresso e RTP completam a tabela das cinco marcas de media dotadas de melhor reputação em Portugal.
Rádio Comercial, SIC, Antena 1, Jornal de Notícias (JN) e Público preenchem os 'dez mais' do setor dos media.
O meio rádio foi o que obteve uma média de reputação mais elevada, com um índice médio de 69,27 pontos. Segue-se a imprensa semanal de informação geral, com um média de 68,36 pontos, ao passo que as televisões têm uma média de 67,64.
Na imprensa semanal de informação geral a liderança é ocupada pela Visão, cujos valores obtidos na satisfação e recomendação "são bastante elevados, superando a média dos restantes suportes avaliados nesta categoria". Ainda nesta categoria, o Expresso vence entre os jornais, com um índice de 74,11 pontos, alcançando o quarto lugar no 'ranking' geral.
Entre as televisões, a RTP é o canal com maior índice de reputação (73,67) e surge em quinto lugar na classificação geral. De acordo com o estudo, "a aposta em conteúdos transversais ao sexo e idade faz com que a reputação da RTP não difira muito entre géneros e escalões etários".
A SIC, o segundo canal no ranking, é o canal que reúne maior 'score' de satisfação, nota a Marktest.
O JN lidera nos jornais diários, vencendo nos capítulos da confiança, imagem, satisfação e recomendação. Além do diário da Controlinveste consta também no top 10 o Público, com um índice de 70,94 pontos.
Nas revistas mensais o primeiro lugar é atribuído à Exame, que no 'ranking' geral atinge o 12.º posto.
Na informação económica o Jornal de Negócios obtém a melhor reputação, com 67,11 pontos e atingindo o 17.º lugar na tabela global, seguido pelo Diário Económico com 66,78 de índice.
"Apesar da proximidade dos valores obtidos, o Jornal de Negócios obtém ligeira vantagem nas variáveis confiança e recomendação. Já o Diário Económico obtém uma ligeira vantagem nos indicadores imagem e satisfação", realça a Marktest.
Já o Record é o jornal desportivo com o maior índice no segmento, ocupando a 31.ª posição no ranking geral, ao passo que a Caras lidera nas revistas semanais, obtendo o 43.º lugar no 'ranking' geral e destacando-se no segmento entre os 35 e os 44 anos.
O estudo hoje revelado pela Marktest tem por objectivo posicionar as marcas num 'ranking', permitindo a comparação com os seus concorrentes e com outros segmentos.
O universo do trabalho foi constituído por indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal continental, e a amostra foi constituída por 1525 pessoas.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Tópicos semelhantes
» Estudo Online
» Portugueses Sem Fronteiras
» Portugueses pelo Mundo
» Estudo: uso de Internet cresce 10 vezes nos últimos 16 anos em Portugal
» As personalidades e marcas mais confiáveis para os portugueses em 2012
» Portugueses Sem Fronteiras
» Portugueses pelo Mundo
» Estudo: uso de Internet cresce 10 vezes nos últimos 16 anos em Portugal
» As personalidades e marcas mais confiáveis para os portugueses em 2012
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos