Fantastic Televisão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

+23
J.R.
rod
jpg
Nick Name
john_123
Luis Fernandes
A!
Afonso
eduardofilipe
Jnpc
IVT
goncalompsb
DJ
Flora
Rafael
Carlos Teixeira
cm20
Vtv
Paulo Andrade
Titinha
Shivers
Jerónimo
Eu João
27 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Jnpc Sex 2 Mar 2012 - 20:34

jpg escreveu:
Caos nas TV por causa das audiências

Pessoas que vêem 25 horas de TV por dia no mesmo televisor. Um Benfica-Sporting de Braga que rendeu 0% de share durante 20 minutos à SportTV. E lares sem televisão paga que registam audiências em canais como a SIC Mulher e a RTP África.

Todas estas situações estão descritas num relatório feito pela consultora Ernst&Young a pedido da RTP, para analisar o sistema de medição de audiências da GfK, que começou ontem a funcionar em pleno – substituindo a Marktest.

«Estas conclusões geram desconforto e desconfiança», comentou ao SOL fonte oficial da RTP, que não quer, no entanto, fazer mais comentários ou explicar que consequências poderá ter esta análise. «Não queremos fazer cenários».

Dados a que o SOL teve acesso revelam a fonte da preocupação dos responsáveis da televisão do Estado. Na quarta-feira – dia em que a RTP1 emitiu o jogo da Selecção contra a Polónia – os resultados medidos pela GfK ficam muito longe dos que obteve a medição da Marktest.

Enquanto a Marktest registou 27,2% de share global do dia para a RTP1 – deixando o canal na liderança –, segundo as contas da GfK, a estação pública ficou-se pelos 21,1%. Ou seja, usando o painel da GfK, a RTP1 passa para o segundo lugar do dia, apesar de ter em horário nobre um produto tão apetecível como o futebol.

Fonte ligada ao processo avança uma explicação possível para o facto de as medições que a GfK tem feito desde o início do ano darem na maior das vezes resultados muito mais fracos à RTP1 e TVI do que os da Marktest. «Segundo o Censos, os maiores de 65 anos deviam representar 15 a 20% do painel. Mas a GfK tem um painel com menos de metade desse valor para essa faixa etária». Como a SIC consegue resultados melhores com públicos mais jovens, as audiências têm sido melhores nesta medição do que eram até 1 de Março.

Apesar das disparidades, José Fragoso, director de conteúdos da TVI, não está preocupado. «Não há motivos para duvidar da fiabilidade do sistema da GfK», garante, explicando que «todos os problemas têm sido identificados, explicados e corrigidos». De resto, Fragoso considera normal que um painel ainda muito recente precise de ajustes.

Desde o início de Janeiro que a GfK está a afinar o sistema de medição de audiências. Mas dúvidas sobre os resultados obtidos levaram a sucessivos adiamentos da substituição da Marktest por esta empresa – que ganhou o concurso público lançado pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios).

sol.sapo.pt
Rolling Eyes

Todas essas questões já foram faladas e esclarecidas pela CAEM... esse post não veio acrescentar nada.
Para além de que apresenta erros de facto dispensáveis.

Quanto à divulgação de audiências pela Marktest, é desnecessária e só vem incendiar ainda mais os ânimos. Não quis dar mais tempo à nova empresa... então retire-se de vez!

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por IVT Sex 2 Mar 2012 - 21:28

lol! para isto tudo!

IVT
Membro

Mensagens : 3604
Data de inscrição : 14/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Eu João Sex 2 Mar 2012 - 21:55

Sim...realmente para que é que a Marktest divulgou esses seus valores!? LOL

Por acaso são bem diferentes e muito mais "normais" face ao que estamos habituados.

Ainda assim apesar das novelas da TVI manterem +/- os valores nas duas empresas e do Gosto disto estar bastante parecido em share, o mais estranho é mesmo o Telejornal que tem mais 10% de share e lidera na Marktest. MCA tb com mais share. E Ilha dos Amores com um excelente resultado.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Flora Sex 2 Mar 2012 - 22:09

Ai, ai Marktest, que golpe baixo!

Como já disseram os 13% do item "outros" não convence ninguém.
E a RTP tem toda a razão, os 9% do painel da GfK não representam a população idosa actual.

Estes dois pontos tem de ser resolvidos imediatamente, senão... é balbúrdia garantida!
Flora
Flora
Membro

Mensagens : 74
Data de inscrição : 04/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Eu João Sex 2 Mar 2012 - 22:12

M&P escreveu:Audiências: RTP “desconfortável” com sistema da GFK, TVI “satisfeita”

“A RTP está desconfortável com este sistema de medição de audiências e não tem nenhuma evidência de que as coisas tenham melhorado ao longo da fase de testes”. As declarações pertencem a fonte oficial da estação pública que acrescenta que “os resultados de hoje só reflectem as anomalias que já vinham a acontecer”. Questionada sobre o que pondera a RTP1 fazer quanto ao desconforto manifestado a mesma fonte responde: “Vamos assistir à evolução do painel e se continuarmos a ver que as coisas não estão bem tomaremos uma atitude”. “Temos dúvidas quanto à fiabilidade do sistema de audiências e infelizmente temos feito muitas perguntas para às quais não obtivemos resposta”, sendo que “a nossa única exigência prende-se com um sistema fiável do ponto de vista técnico e científico”, remata a fonte interna. Recorde-se que a RTP1 na quinta-feira passada registava 20,8% de quota de espectadores e, segundo a nova medição da GFK, ficou-se ontem por uma média de share de 13,9%.

De acordo com várias opiniões ouvidas pelo M&P a discrepância pode ser entendida à luz de uma diferente representatividade da população mais velha, um target particularmente forte na RTP1. Questionado sobre esta questão, Fernando Cruz, director executivo da CAEM diz que os valores de referência remetem para os censos de 2011 e que “correspondem o mais possível à realidade”. E afiança: “Se há menos pessoas mais velhas do que aquelas que existem na população, no painel o peso destas pessoas vale mais”, ainda que “possa variar ligeiramente. É impossível ter um espelho integral”.

Em contrapartida, a TVI que havia pedido um adiamento do arranque do sistema, diz estar tranquila em relação ao mesmo. “Não temos nenhuma razão para desconfiar do sistema da GFK”, assegura José Fragoso, director da estação de Queluz. “Acredito no painel, a sua prestação tem vindo a melhorar e os resultados estão em linha com a nossa expectativa”, frisa. “Há afinações normais que têm que ser feitas, mas podem sê-lo em andamento”, conclui.

Ou seja, o problema está mesmo na amostra, em que os targets mais velhos não parecem estar bem representados nem correspondentes com aquilo que consomem de televisão. Por isso a queda brutal da RTP1.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por IVT Sex 2 Mar 2012 - 22:19

Surprised Agora o Fragoso já não desconfia? Razz Twisted Evil

IVT
Membro

Mensagens : 3604
Data de inscrição : 14/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Nick Name Sex 2 Mar 2012 - 22:27

Acho um piadão! Acabaram de fazer uma reportagem sobre a nova medição de audiências a e a grande preocupação era mostrar que a TVI está na liderança. Enfim. Já não digo nada.
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Eu João Sex 2 Mar 2012 - 22:42

Dama Velvi escreveu:Acho um piadão! Acabaram de fazer uma reportagem sobre a nova medição de audiências a e a grande preocupação era mostrar que a TVI está na liderança. Enfim. Já não digo nada.

Mas a grande novidade é que agora já passam os valores com o Cabo incluído! Ou seja, a TVI com uma média de 27.7% em HN e não os trinta e muitos que era costume. Assim como com a RTP e SIC.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Carlos Teixeira Sex 2 Mar 2012 - 23:11

Depois se conseguirem ponham essa reportagem aqi no forum
Carlos Teixeira
Carlos Teixeira
Membro

Mensagens : 6380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por J.R. Sáb 3 Mar 2012 - 0:20

Hoje é uma palhaçada...

Já saíram ao longo do dia audiências para todos os gostos!

A Marktest divulgou as suas audiências para quê??? Já não está outra empresa em funcionamento?!

Depois, a TVI é ridícula... 1º estavam desconfiados e receosos com os testes, porque aparentemente não lhe eram favoráveis... Hoje fazem uma reportagem a dizer que com a nova empresa e o novo método ainda são mais líderes de audiências!

Só tenho uma palavra: ridículo.

J.R.
Membro

Mensagens : 3929
Data de inscrição : 29/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por JJM Sáb 3 Mar 2012 - 0:44

J.R. escreveu:Hoje é uma palhaçada...

Já saíram ao longo do dia audiências para todos os gostos!

A Marktest divulgou as suas audiências para quê??? Já não está outra empresa em funcionamento?!

Depois, a TVI é ridícula... 1º estavam desconfiados e receosos com os testes, porque aparentemente não lhe eram favoráveis... Hoje fazem uma reportagem a dizer que com a nova empresa e o novo método ainda são mais líderes de audiências!

Só tenho uma palavra: ridículo.

completamente de acordo! Eu vi a reportagem que deu hoje do JD8 e foi do mais estapafúrdio, porque mais uma vez, o importante não era informar que iniciava um novo método de medição de audiência, mas sim que continuam líderes. Isto baseado no 1º dia oficial de medição, que ainda precisa de muitos ajustes. O resultado da RTP 1 é completamente rídiculo. É que nem aos Domingos, que é sempre o dia do sufoco, desce tão baixo.
e acho que ontem já tinham dado uma reportagem qualquer sobre a nova empresa e alguns contratempos que ocorreram, uma maneira de dizer, que não era muito de confiar. Foi só sair o resultado oficial para tudo mudar.
Na RTP 1 também fizeram referência a isso no Jornal da Tarde, mas a reportagem não estava disponível, mas deve ter dado no TJ. Na SIC, é que não sei se falaram alguma coisa.

JJM
Membro

Mensagens : 938
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por J.R. Sáb 3 Mar 2012 - 0:51

JJM escreveu:completamente de acordo! Eu vi a reportagem que deu hoje do JD8 e foi do mais estapafúrdio, porque mais uma vez, o importante não era informar que iniciava um novo método de medição de audiência, mas sim que continuam líderes. Isto baseado no 1º dia oficial de medição, que ainda precisa de muitos ajustes. O resultado da RTP 1 é completamente rídiculo. É que nem aos Domingos, que é sempre o dia do sufoco, desce tão baixo.
e acho que ontem já tinham dado uma reportagem qualquer sobre a nova empresa e alguns contratempos que ocorreram, uma maneira de dizer, que não era muito de confiar. Foi só sair o resultado oficial para tudo mudar.
Na RTP 1 também fizeram referência a isso no Jornal da Tarde, mas a reportagem não estava disponível, mas deve ter dado no TJ. Na SIC, é que não sei se falaram alguma coisa.

Pois... Hoje gabaram-se... Mas eu quero ver se amanhã ou Segunda-feira a TVI aparecer em 3º, atrás da SIC e da RTP1, se voltam a gabar que são líderes...

Sim porque os resultados de hoje não vão ser iguais todos os dias...

Na SIC, que eu tenha dado conta, acho que não falaram em nada...

J.R.
Membro

Mensagens : 3929
Data de inscrição : 29/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por rod Sáb 3 Mar 2012 - 1:01

Titinha, chegámos às 10 páginas :cool01:

rod
Membro

Mensagens : 570
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Carlos Teixeira Sáb 3 Mar 2012 - 1:03

rod escreveu:Titinha, chegámos às 10 páginas :cool01:
A Titinha deve ter de beicinho po causa do seu Benfica... Twisted Evil
Carlos Teixeira
Carlos Teixeira
Membro

Mensagens : 6380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por J.R. Sáb 3 Mar 2012 - 1:04

rod escreveu:Titinha, chegámos às 10 páginas :cool01:

:wazza: :happyy:

J.R.
Membro

Mensagens : 3929
Data de inscrição : 29/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por J.R. Sáb 3 Mar 2012 - 1:05

Oh Carlos, o que tu achas das audiências... Da GFK?

J.R.
Membro

Mensagens : 3929
Data de inscrição : 29/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por EspalhaFactos Sáb 3 Mar 2012 - 1:08

A subrepresentação do público com mais de 55 anos é preocupante e produz um enviesamento grave nos dados aferidos, no entanto não concordo que sejam muito irrealistas os 13,1% para os Outros - eu já só vejo TV Gravada, em lares mais jovens é comum o uso da TV para videojogos, e com a entrada em vigor da TDT há muita gente em zonas fronteiriças a optar pela TDT espanhola, melhor do que a portuguesa.

EspalhaFactos
Membro

Mensagens : 45
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por J.R. Sáb 3 Mar 2012 - 1:12

EspalhaFactos escreveu:A subrepresentação do público com mais de 55 anos é preocupante e produz um enviesamento grave nos dados aferidos, no entanto não concordo que sejam muito irrealistas os 13,1% para os Outros - eu já só vejo TV Gravada, em lares mais jovens é comum o uso da TV para videojogos, e com a entrada em vigor da TDT há muita gente em zonas fronteiriças a optar pela TDT espanhola, melhor do que a portuguesa.

Apesar disso... Coitada da RTP1! Não acho justo o seu valor... Nem ao Domingo, que tem sido o seu dia mais fraco, faz tão pouco!

J.R.
Membro

Mensagens : 3929
Data de inscrição : 29/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Carlos Teixeira Sáb 3 Mar 2012 - 1:34

J.R. escreveu:Oh Carlos, o que tu achas das audiências... Da GFK?
Lucas ... Aqui não sou ninguem pa achar nada a respeito de nada ... Biba a GfK.... Bibó Porto... cheers
Carlos Teixeira
Carlos Teixeira
Membro

Mensagens : 6380
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por rod Sáb 3 Mar 2012 - 1:39

CarlosTT escreveu:
rod escreveu:Titinha, chegámos às 10 páginas :cool01:
A Titinha deve ter de beicinho po causa do seu Benfica... Twisted Evil

Mau mau... :veryangry:

rod
Membro

Mensagens : 570
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Jnpc Sáb 3 Mar 2012 - 1:50

EspalhaFactos escreveu:com a entrada em vigor da TDT há muita gente em zonas fronteiriças a optar pela TDT espanhola, melhor do que a portuguesa.

Suspect
Que se saiba o interior do país, portanto as regiões fronteiriças, ainda não sofreram o apagão analógico...

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por EspalhaFactos Sáb 3 Mar 2012 - 2:38

Que se saiba, já antes do apagão analógico havia gente a ver a TDT espanhola, como facilmente podes confirmar nas várias reportagens já realizadas em Dezembro do ano passado.

EspalhaFactos
Membro

Mensagens : 45
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Jnpc Sáb 3 Mar 2012 - 2:54

Mas então não é isso que explica esta explosão do Outros...

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Vtv Sáb 3 Mar 2012 - 3:42

EspalhaFactos escreveu:...e com a entrada em vigor da TDT há muita gente em zonas fronteiriças a optar pela TDT espanhola...
Posso confirmar com conhecimento próprio que em zonas raianas existe efectivamente uma prática muito generalizada em ver tv espanhola. Mas não é de agora (com a TDT); É desde há muito, porque o sinal desses canais sempre foi fácil e nitidamente captável.

Vtv
Membro

Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Paulo Andrade Sáb 3 Mar 2012 - 4:02

Claro que existe um problema da amostra...

Segundo a RTP1 os maiores de 65 anos representam menos de 10%, quando segundo o Censos de 2011 esse valor já rondava os 20%! Portanto é um erro gigantesco de estatística óbvio! LOL

Depois, não me venham com tretas, dizendo que os 13% se devem aos canais espanhóis nas zonas raianas.

Mas vocês por acaso sabem qual a percentagem da população portuguesa que vive nessas áreas? E logicamente que no painel ainda será menos. Um efeito praticamente nulo.

Esses 13% são erros nas medições!

O lógico é que desçam para metade, ficando em torno dos 5%.

Nos EUA, reis do DVR este representa apenas 8% (em 2006 representava menos de 2%) do consumo de TV em horário nobre! E em Portugal um sistema com uma presença mínima já pesa mais.

Os videojogos/dvds e afins geralmente não andam acima dos 3-5%. E logo num país velho como o nosso onde os jovens com menos de 25 anos pesam quase tanto como os maiores de 65 anos. LOL Portanto estes valores de 13% são um disparate e deverão portanto ser corrigidos se a GFK quiser ter credibilidade.

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por EspalhaFactos Sáb 3 Mar 2012 - 13:14

A minha resposta foi truncada. Eu não refiro apenas a TV espanhola, refiro que, estando em causa um painel excessivamente jovem, aliando-se à já falada TV espanhola, é perfeitamente natural a incidência dos videojogos de muita tv gravada. Eu só vejo TV gravada.

EspalhaFactos
Membro

Mensagens : 45
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012 - Página 6 Empty Re: Audiências de 5ª feira - 01-03-2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos