Histórias com Gente Dentro
+7
Paulo Andrade
miguelalex23
Nick Name
cm20
Vtv
MADEIRA
Jnpc
11 participantes
Fantastic Televisão :: TELEVISÃO :: SIC
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Histórias com Gente Dentro
Passou agora uma promo a anunciar a nova leva de programas com estreia marcada para o dia 15 de Outubro (6ª feira), depois do Jornal da Noite.
Última edição por Jnpc em Sáb 16 Out 2010 - 14:09, editado 1 vez(es)
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Estava para estrear a 8 de Outubro, agora é a 15, a próxima promo será para 22, e assim sucessivamente...
MADEIRA- Membro
- Mensagens : 333
Data de inscrição : 06/04/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Promo para 8 de Outubro? Nunca vi nada... e estranho ninguém aqui ter dado conta.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Eu vi uma promo e foi noticiado na imprensa aquando da reentré das televisões.
MADEIRA- Membro
- Mensagens : 333
Data de inscrição : 06/04/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Estreia então amanhã às 21h40. Será exibida diariamente ou de forma semanal?
Lembre-se que se falou em 10 reportagens para esta 2ª temporada.
Lembre-se que se falou em 10 reportagens para esta 2ª temporada.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Deverá ser certamente de forma semanal, às sextas.
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Histórias com Gente Dentro
DN escreveu:'Histórias com Gente Dentro' porque "o mundo tem várias cores"
'A Família' é o título da primeira reportagem. Programa chega à SIC às 21.40.
O programa informativo Histórias com Gente Dentro está de volta à SIC. A apostar numa segunda temporada de episódios, a estação de Carnaxide transmite esta noite, sexta-feira, depois do Jornal da Noite, a primeira de cinco reportagens/documentários. A Família é o título do primeiro trabalho. "Esta reportagem traz um conjunto de histórias de famílias de vários tipos. Temos o caso do Tio João, um locutor de uma rádio de Bragança cuja família são os ouvintes. Ele tem um programa matinal, mas uma ligação muito forte com quem o ouve e que vai muito além da esfera da rádio", revelou ao DN Alcides Vieira, director de Informação da SIC.
A jornalista Ana Sofia Fonseca, autora da peça, fala de uma reportagem marcada por momentos de aventura: "O programa do Tio João era transmitido das 06.00 às 08.00 e nós tínhamos de conseguir filmar o programa e também as reacções das pessoas que estavam a ouvi-lo. Chegámos a ir no carro a ouvir os ouvintes a dizer ao Tio João: 'A equipa de reportagem já saiu daqui da nossa aldeia, vai agora para aí.'"
A reportagem traz ainda o relato de vida de um pai que para salvar dois filhos da toxicodependência fica também ele "agarrado à droga"; de uma família numerosa que "parece ter parado no tempo"; e de uma família de etnia cigana.
Histórias com Gente Dentro tem duração de 30 minutos e revela experiências de vida de "gente que vive de norte a sul do País". "Nesta nova temporada vamos mostrar casos mais surpreendentes. Estas são histórias que revelam estados de alma e que mostram que o mundo tem várias cores e pode ser olhado de diferentes formas", explicou ainda o director de Informação da estação de Carnaxide.
Segue-se a reportagem O Meu Amor, com transmissão marcada para o dia 22. Um trabalho jornalístico que mostra "um xadrez de vivências e que revela amores correspondidos e outros sem sucesso". Já a 29 deste mês, a estação leva à antena a reportagem intitulada A Saudade, em que é revelada a história de pessoas com saudades de viver em Angola.
Histórias com Gente dentro vem reforçar a oferta informativa da estação: "A informação é uma das marcas fortes da SIC. Temos já outras cinco reportagens a ser preparadas e que podem vir a ser transmitidas ainda este ano ou no início do próximo", revelou ainda Alcides Vieira.
E confirma-se a exibição semanal às sextas-feiras.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Mas que reportagem foi esta? UAU
cm20- Membro
- Mensagens : 411
Data de inscrição : 13/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Dia errado. Reportagem brutal! Isto sim é informação.
Nick Name- Administrador
- Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 33
Localização : Perereca da Vizinha
Re: Histórias com Gente Dentro
Este programa é das melhores coisas que passam actualmente na nossa TV. A reportagem de hoje foi muito boa.
miguelalex23- Membro
- Mensagens : 549
Data de inscrição : 13/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
JN escreveu:"Toda a gente tem uma boa história para contar"
É jornalista freelancer e gosta, sobretudo, de contar histórias. Ana Sofia Fonseca é a autora de "Histórias com Gente Dentro", formato de reportagem cuja segunda série está em exibição na SIC às sextas-feiras. Na calha está já uma terceira, para estrear em 2011. "Poder ajudar" e "retirar lições de vida" são os aspectos que destaca desta aventura televisiva. Ana Sofia considera que no jornalismo se vive com "medo de apresentar ideias".
Como mergulhou neste universo? Ainda estava na faculdade. E eu e uma amiga decidimos ir por conta própria para o Quénia. Sem conhecimentos ou dinheiro. Fizemos contactos com missionários para duas reportagens. Uma sobre as prostitutas imunes ao HIV e outra sobre mutilação genital feminina. Mas, curiosamente, correu bem. Chegámos cá com os trabalhos feitos, e não tínhamos coragem para os apresentar. Vendemo-los, após muitos telefonemas, à revista do "Expresso". Depois, iniciei colaborações com a revista "Grande Reportagem". E entretanto tornei-me freelancer.
Considera a reportagem o género mais nobre do jornalismo? É um género apaixonante. Basicamente, gosto de histórias.
As melhores histórias são as simples? Sentada numa esplanada, tenho a certeza de que este senhor aqui tem uma história excelente, ou de que cada ruga da senhora dos bordados conta uma história.
Tem uma espécie de radar consigo... É do hábito. Adoro ouvir pessoas. Toda a gente tem uma boa história para contar, o que é preciso é saber ouvir. As pessoas estão cada vez mais fechadas sobre si mesmas, há cada vez mais solidão. "Histórias com Gente Dentro" cumpre isso. Era um programa difícil à partida, por ser com anónimos e não com famosos. Há uma frase que me ficou, soa melhor em castelhano, que é "histórias extraordinárias de gente ordinária".
Foi desse pressuposto que surgiu a ideia para o formato? Sim. As coisas vão acontecendo sem que nos apercebamos muito do seu fio condutor. A rubrica "Lomofonia" ("Expresso") sendo já muito intimista, foi uma espécie de embrião para o "Histórias". Houve receptividade do Alcides Vieira, director de Informação da SIC, e avançámos.
Como é que se cria cumplicidade sem que as pessoas sintam que se está a invadir o seu espaço íntimo? Não há fórmula. Tem a ver com relações que se criam, não se aprende na escola. Depende do que pomos de nós na conversa.
De que forma surge o tema para cada programa? Qual é o processo? É muito intuitivo. No caso desta série, sabia que queria fazer "A família", "O meu amor". No fundo, as ideias para os temas são fáceis. Depois começo a fazer listas gigantes de possíveis histórias. Um jornalista quando sai para fazer uma reportagem, deve sempre regressar com duas. O tio João de "A família" conhecemo-lo assim. Outras são construídas de raiz. Por exemplo, para "A saudade", pensei quem seria a pessoa que mais vezes a escreve. Não é o poeta, mas o homem que escreve as lápides dos cemitérios. Partimos em busca também de uma pessoa que se chamasse Saudade. E após muitos de contactos, encontrámos a Saudade, que ainda por cima se chama Saudade Pena. Diz que tem um nome triste, mas é a senhora mais alegre do mundo.
Qual a história que mais a marcou? Desta série, a de um senhor que ficou toxicodependente na tentativa de tirar dois filhos da toxicodependência. É forte. Ele disse-me que não queria falar. Fomos na mesma. E às tantas, falou. Quase não tive de lhe fazer perguntas. Outro aspecto interessante do programa é que ele é feito de Norte a Sul, reflectindo todas as diferenças que cabem em Portugal.
É complicado criar distanciamento depois de se ter emocionado? Sou jornalista. Tem de haver uma fronteira. Há uma grande dose de subjectividade, mas as histórias são as verdadeiras. Nada é romanceado. O jornalista é invisível e os entrevistados, os protagonistas.
Faz falta jornalismo de proximidade? Sim. É importante reportagem, contar histórias. Dou o exemplo da escrita, pois é o que mais gosto de fazer, até porque a televisão foi uma surpresa, nunca pensei.
Mas os leitores têm tempo para ler reportagens? Há a teria de que não têm. Eu não concordo. É óbvio que o jornalismo está a mudar. Outras plataformas têm muita expressão e força, os jornais têm de se readaptar...
Apostar mais em reportagem é um esforço que deveria ser feito? Sim, em investigação. Aprofundar mais as notícias, elaborar os temas. As pessoas gostam de ler histórias bem contadas.
Ler exige monofuncionalidade, enquanto que a reportagem na TV não... Pois, mas acredito que as pessoas gostam de ler. Se olharmos para os cafés, são muitas as que estão a ler. As histórias não se medem aos caracteres. E mesmo em televisão, está provado que as pessoas gostam de reportagem. "Histórias com Gente Dentro" tem tido uma boa adesão mesmo ao competir com novelas e "reality shows".
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Hoje é exibido o último episódio desta 2ª série... com uma reportagem intitulada precisamente "O Último".
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Pensei que fosse sobre a saudade o tema de hoje!?
Paulo Andrade- Membro
- Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar
Re: Histórias com Gente Dentro
Essa foi a 3ª reportagem... exibida há 15 dias.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Eu como vi um spot na sic noticias relativo a esse tema...
Paulo Andrade- Membro
- Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar
Re: Histórias com Gente Dentro
3ª temporada estreia em breve, passou há pouco em separador.
São as 5 reportagens em falta que já haviam sido faladas aquando da 2ª temporada.
São as 5 reportagens em falta que já haviam sido faladas aquando da 2ª temporada.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Mais um complemento informativo para ser exibido, seguramente, após o Jornal da Noite.
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Histórias com Gente Dentro
Apanhei agora uma promo que refere o dia de estreia: 28, a seguir ao Jornal da Noite.
...o estranho é que é uma segunda-feira, dia onde está a ser exibido o "Ficheiros Médicos"... ...para não falar também que será o dia onde uma semana depois estreará "A Família Mata"...
...o estranho é que é uma segunda-feira, dia onde está a ser exibido o "Ficheiros Médicos"... ...para não falar também que será o dia onde uma semana depois estreará "A Família Mata"...
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Histórias com Gente Dentro
O mais certo é a família Mata não dar ás segundas feiras e a estreia ser no dia de Carnaval.
Vince- Membro
- Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43
Re: Histórias com Gente Dentro
Muito estranha essa data... cheira a cagada com os horários da sitcom...
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Histórias com Gente Dentro
Mesmo...Jnpc escreveu:Muito estranha essa data... cheira a cagada com os horários da sitcom...
Estou a prever que o horário das 21h fique assim:
Segundas - H c Gente Dentro
Terças - Ficheiros Médicos
Quartas
Quintas
e Sextas - A Família Mata
Re: Histórias com Gente Dentro
...pois, não dá para perceber o que andam a magicar. Mas se "Histórias com Gente Dentro" estreia numa segunda então deverão mudar o "Ficheiros Médicos"...
Vtv- Membro
- Mensagens : 4739
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 42
Re: Histórias com Gente Dentro
3 dias da Familia Mata?
De todo! O anunciado são 5 dias e assim se espera. Como? Isso é que é de temer...
O HCGD também poderá ser transmitido diariamente à semelhança da 1ª temporada. Logo, não co-existiria com a sitcom na grelha.
De todo! O anunciado são 5 dias e assim se espera. Como? Isso é que é de temer...
O HCGD também poderá ser transmitido diariamente à semelhança da 1ª temporada. Logo, não co-existiria com a sitcom na grelha.
Jnpc- Membro
- Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010
‘ Histórias com Gente Dentro’ voltam domingo à antena da SIC
À terceira é de vez. A jornalista Ana Sofia Fonseca vai regressar à antena da SIC para contar mais Histórias com Gente Dentro. O conjunto de cinco documentários reúne reportagens em torno de cinco temáticas, tal como sucedeu nas duas edições anteriores.
A primeira, o Retrato, chega dia 28, à qual sucede o Domingo, a Memória, o Dinheiro e, após pausa na sexta-feira, chega o último episódio a 5 de Março, a Sala. “ As temáticas foram surgindo, cada uma delas é apenas um ângulo para agarrar as histórias”, conta ao DN a jornalista que dá o rosto por estas reportagens, assegurando: “ Encontrei histórias nos sítios mais improváveis.”
O exemplo que escolhe para justificar esta afirmação está logo na primeira das cinco emissões que vão agora chegar ao primetime da SIC. “ Lembrei-me do Retrato quando estava sentada num café na Carrasqueira, em Tróia, a olhar para o vidro e vi um cartaz de um cantor pimba”, recorda Ana Sofia Fonseca. Daqui partiu para outras histórias: “ Cada um de nós tem vários retratos na vida: os que nos tiram, a mãe que se agarra à fotografia da filha desaparecida na esperança de a encontrar. Os retratos da guerra colonial, o fotógrafo que só faz retratos...”
Nos restantes episódios, os relatos são outros, mas nem menos pesados nem mais leves. Apenas distintos. “ Temos histórias bem divertidas e alegres. No documentário Domingo, encontramos um rapaz que é dançarino à noite, mas que aproveita a tarde para costurar o seu fato de coelho, ou a história da Branca que vai matar a solidão nas matinées”, revela. Também a Memória tem histórias para recordar. “ Mostramos o caso de um homem que esteve 33 dias em tortura de sono.”
Sob o lema de que “ todas as pessoas têm uma história, basta ouvi- las”, nascem estes relatos que, numa terceira edição, prometem despedir-se da antena da SIC. “ Ando muito a pé, falo com muita gente e às vezes é ao ouvir as pessoas que percebemos as coisas. É preciso andar pela vida de sentidos alerta e de espírito aberto”, justifica Ana Sofia Fonseca, que concorda com a ideia de “ dar conversa a toda a gente”.
@ DN 21-02-2011
hugo86- Membro
- Mensagens : 321
Data de inscrição : 21/01/2011
Re: Histórias com Gente Dentro
Então vai dar tudo na mesma semana?
Nem aproveitam o programa para consolidar um dos dias da semana e evitar aquela duração absurda do jornal da noite?
Nem aproveitam o programa para consolidar um dos dias da semana e evitar aquela duração absurda do jornal da noite?
Vince- Membro
- Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43
Página 1 de 2 • 1, 2
Fantastic Televisão :: TELEVISÃO :: SIC
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos