Programas infantis sem publicidade
2 participantes
Página 1 de 1
Programas infantis sem publicidade
JN escreveu:A nova proposta de Lei da Televisão tem regras mais apertadas para a publicidade nos programas infantis. As alterações resultam da transposição da directiva "Serviços de Comunicação Social Audiovisual" (SCSA). O documento é votado no Parlamento em Julho.
A colocação de produtos com marcas visíveis nos programas infantis vai deixar de ser possível com a entrada em vigor da nova Lei da Televisão.
O projecto de lei, que é debatido na generalidade, na Assembleia da República a 7 de Julho, traz para o ordenamento jurídico nacional as deliberações europeias resultantes da directiva SCSA que prevê, entre outras medidas, a proibição de colocação de produto em programas infantis.
Assim, personagens a comer cereais de marcas conhecidas ou a sentarem-se em cadeiras com logótipos de refrigerantes deixam de ser possíveis nas próximas produções.
O mesmo princípio não se aplica, porém, aos programas destinados aos adultos. Mas neste caso, a colocação de produto passa a ser regulamentada.
Não podem "afectar a responsabilidade e independência editorial", nem "encorajar directamente à compra ou locação de produtos ou serviços, nomeadamente através de referências promocionais", pode ler-se no documento.
Voltando aos formatos destinados aos mais pequenos, a proposta também diz que não são admitida durante a sua exibição "mensagens relativas a alimentos e bebidas que contenham nutrientes e substâncias com um efeito nutricional ou fisiológico cuja presença em quantidades excessivas no regime alimentar não é recomendada".
"Video-on-demand"
As regras passam a aplicar-se não só ao serviço de televisão convencional, mas também aos serviços audiovisuais a pedido, mais conhecido como "video-on-demand".
Aliás a lei passar-se-á a chamar Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido. No entanto, em relação a estes últimos, as novas normas submete-os "a um conjunto reduzido de exigências face ao que sucede com os serviços de programas de televisão".
Além da Lei da Televisão, no mesmo dia será também debatida a alteração à Lei da Rádio. Uma das mudanças mais significativas é o aumento das licenças de dez para 15 anos.
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Re: Programas infantis sem publicidade
Em relação ao product placement em programas infantis tudo bem!
Não afectará grande coisa as tv's nacionais até porque estes são quase inexistentes.
Não afectará grande coisa as tv's nacionais até porque estes são quase inexistentes.
Paulo Andrade- Membro
- Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar
Re: Programas infantis sem publicidade
Os Morangos são um programa infantil? Acho que não se não la se vai a Sumol, a Fosil, a Nivea, e outros dos episodios.
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Re: Programas infantis sem publicidade
Os Morangos obviamente não são um produto infantil!
Paulo Andrade- Membro
- Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar
Tópicos semelhantes
» Os vencedores dos Prémios da Revista Meios & Publicidade
» Notícias Gerais SIC / Impresa
» Repetições de programas, séries e novelas
» Fantastic Entrevista - FRANCISCO PENIM, ex-director de programas da SIC
» Notícias Gerais SIC / Impresa
» Repetições de programas, séries e novelas
» Fantastic Entrevista - FRANCISCO PENIM, ex-director de programas da SIC
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos