Plano de Opções Estratégicas para Portugal
4 participantes
Página 1 de 1
Plano de Opções Estratégicas para Portugal
O que pensam das opções estratégicas que têm sido adoptados pelo Governo?
Volta a estar debaixo dos holofotes as grandes obras públicas. Qual a vossa opinião? Mudaram a vossa posição nos últimos meses?
Volta a estar debaixo dos holofotes as grandes obras públicas. Qual a vossa opinião? Mudaram a vossa posição nos últimos meses?
Paulo Andrade- Membro
- Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Não, eu não mudei nada...
Ou seja, TGV não, tal como está traçado e projectado. Faria mais sentido se fosse apenas a ligação Lisboa-Madrid e com grande importancia para a carga, porque pessoas vai ser diminuto, e quanto ao Porto-Lisboa...já existe o Alfa que faz o mesmo e tb é rápido, fora as 2 auto-estradas e que pelos vistos virá mais uma.
Novo aeroporto, para já não...
Ou seja, TGV não, tal como está traçado e projectado. Faria mais sentido se fosse apenas a ligação Lisboa-Madrid e com grande importancia para a carga, porque pessoas vai ser diminuto, e quanto ao Porto-Lisboa...já existe o Alfa que faz o mesmo e tb é rápido, fora as 2 auto-estradas e que pelos vistos virá mais uma.
Novo aeroporto, para já não...
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Eu sinceramente gostava de ver todas as obras feitas.
Mas é evidente que não temos condições para o fazer...
E no caso do TGV realmente não faz sentido a ligação entre Lisboa e Porto.
Quando muito deveriam ser feitas as duas ligações internacionais: Aveiro-Salamanca e Lisboa-Madrid, e
SIM o transporte de mercadorias deve ser o foco pois tanto apregoam a EXPORTAÇÃO e depois quando chega a hora do vamos ver, esquecem tudo!?
E depois logo se vê!
E na ligação Lisboa-Madrid que fique pelo Pinhal Novo!
Quanto às AE's devem mesmo ser canceladas. Chega de AE's!
Mas é evidente que não temos condições para o fazer...
E no caso do TGV realmente não faz sentido a ligação entre Lisboa e Porto.
Quando muito deveriam ser feitas as duas ligações internacionais: Aveiro-Salamanca e Lisboa-Madrid, e
SIM o transporte de mercadorias deve ser o foco pois tanto apregoam a EXPORTAÇÃO e depois quando chega a hora do vamos ver, esquecem tudo!?
E depois logo se vê!
E na ligação Lisboa-Madrid que fique pelo Pinhal Novo!
Quanto às AE's devem mesmo ser canceladas. Chega de AE's!
Paulo Andrade- Membro
- Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Eu só defendo que deve ser feita a ligação Lisboa - Madrid numa primeira fase, as outras terão de ser adiadas para mais tarde quando o cenário económico e a viabilidade da linha lisboa - madrid estiver definida.
Também considero que é importante o Aeroporto, a Portela não tem mais capacidade para crescer e Lisboa é um eixo fundamental das rotas áreas internacionais e não pode continuar a ser desvaloriza. Claro que fazer o aeroporto naquele local tem de se criar uma rede de transportes viáveis para a Capital e isso não pode ficar dependente do rodoviário apenas, daí que o Aeroporto terá sempre de implicar a nova ponte com comboio. Aliás o TGV também obrigará a essa obra.
Portanto se há algo que deve ser adiado são as linhas adicionais do TGV, e as auto estradas que não fazem tanta falta como querem fazer crer neste momento.
Também considero que é importante o Aeroporto, a Portela não tem mais capacidade para crescer e Lisboa é um eixo fundamental das rotas áreas internacionais e não pode continuar a ser desvaloriza. Claro que fazer o aeroporto naquele local tem de se criar uma rede de transportes viáveis para a Capital e isso não pode ficar dependente do rodoviário apenas, daí que o Aeroporto terá sempre de implicar a nova ponte com comboio. Aliás o TGV também obrigará a essa obra.
Portanto se há algo que deve ser adiado são as linhas adicionais do TGV, e as auto estradas que não fazem tanta falta como querem fazer crer neste momento.
Vince- Membro
- Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Também é importante a ligação no centro, pois n
ao existe uma linha de CF decente e directa.
Essas duas devem ser prioridade.
Não fazem o troço entre Pinhal Novo e Lisboa para já e dá para pagar a Linha de TGV do centro e ainda sobra.
ao existe uma linha de CF decente e directa.
Essas duas devem ser prioridade.
Não fazem o troço entre Pinhal Novo e Lisboa para já e dá para pagar a Linha de TGV do centro e ainda sobra.
Paulo Andrade- Membro
- Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Mas isso não faz grande sentido, o TGV tem de chegar à capital, a meio caminho não vejo grande viabilidade nisso... Mesmo havendo outros transportes, é uma grande perda de tempo andar a usar as linhas de comboio urbanas para escoar o movimento do TGV para a capital.
A linha do centro é demasiado cara, pelo território que passa, implicara custos bem maiores que a linha pinhal novo - lisboa, além de que em termos de mais valia para o territorio não é quase nenhuma, pois não haverá qualquer paragem no meio justificável, para isso acho mais coerente a linha Porto Vigo, mesmo que a ligação lisboa porto fique para segundo plano.
A linha do centro é demasiado cara, pelo território que passa, implicara custos bem maiores que a linha pinhal novo - lisboa, além de que em termos de mais valia para o territorio não é quase nenhuma, pois não haverá qualquer paragem no meio justificável, para isso acho mais coerente a linha Porto Vigo, mesmo que a ligação lisboa porto fique para segundo plano.
Vince- Membro
- Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Então e o TGV parava onde em Lisboa, Migas?
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Quanto ao TGV acho que devem ser feitas as linhas Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto, a 1ª devia ser adiada um ano para que as contas só entrem no deficie de 2013, já a 2ª que foi adiada deve ser feita pois cada vez existem menos comboios de mercadorias a circular pois a circulação está esgotada, com o TGV podiam retirar alguns Alfas e passar a usar mais mercadorias.
No que respeita às auto-estradas acho que não devem fazer mais nenhuma, apenas aquelas que já estão em andamento.
O aeroporto deve fazer ser feito, mas penso que adiado durante 2 anos, adiando a sua conclusão para 2019.
As barragens para mim são uma prioridade, tal como os projectos de energia eolica.
Considero que os projectos em Portugal demoram muito a sair do papel, principalmente os privados que poucos custos ou nenhuns têm para o estado.
Deviam também apostar na requalificação de edificios publicos e privados...
No que respeita às auto-estradas acho que não devem fazer mais nenhuma, apenas aquelas que já estão em andamento.
O aeroporto deve fazer ser feito, mas penso que adiado durante 2 anos, adiando a sua conclusão para 2019.
As barragens para mim são uma prioridade, tal como os projectos de energia eolica.
Considero que os projectos em Portugal demoram muito a sair do papel, principalmente os privados que poucos custos ou nenhuns têm para o estado.
Deviam também apostar na requalificação de edificios publicos e privados...
david silva- Membro
- Mensagens : 4064
Data de inscrição : 14/03/2010
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Eu João escreveu:Então e o TGV parava onde em Lisboa, Migas?
Estação do Oriente... Onde havia de ser?
Vince- Membro
- Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
O David lembrou as barragens...
QUanto a mim não deveria ser construida quase nenhuma especialmente aquelas que têm grande impacto no ambiente como a do SAbor! Não compensa o prejuízo que causará na paisagem, flora e fauna!
Quanto ao aeroporto... descobri a polvora! Ora vejam:
Não é necessário... então depois com o TGV, saem no aeroporto de Madrid e vêm de TGV para Lisboa, que tal?
No fundo, no fundo nós não precisamos de TGV para nada, com um bocado de sorte nem do novo aeroporto!
Mas se aqui ainda podem existir dúvidas, nas barragens NÃO!
No TGV eu acho mais importante as ligações a Espanha que as ligações nacionais.
Por isso a ligação Lisboa ao Porto deveria ser a 4º a ser construida:
1ª Lisboa-Madrid (Ligação Sines)
2ª Porto-Vigo-Corunha
3ª Aveiro-Salamanca-Madrid (Eu acho esta e a anterior, mais prioritárias que a primeira)
4ª Lisboa-Porto
5ª Lisboa-Faro (Esta numa altura de grande crescimento económico ? LOL)
6ª Faro-Sevilha (Idem aspas, aspas!)
Quanto ao novo aeroporto, sinceramente a localização não me satisfaz. É incrível como na margem norte não havia um área disponível para a sua construção. É preciso sempre ir para mais de 30 km de Lisboa??!
No meio disto tudo, preocupa-me as manobras de financiamento que estão a ser criadas.
Depois da Scuts e agora com a corda ao pescoço, teremos o aeroporto, o TGV e as barragens. Quero ver depois o que vão fazer?
Se fizerem o aeroporto de Alcochete o da Portela tem que desaparecer. Não podem ficar dois a competir. Claro que seria bom continuar a ter um dentro de Lisboa, mas não existe mercado para absorver.
E depois a área da Portela será fundamental para financiar a deslocalização.
Espero que transformem aquilo em algo bem feito, se possível melhor que o Parque das Nações!
Numa situação ideal seria uma boa área para organizar uns Jogos Olimpicos, por exemplo! Mas claro não há dinheiro, já que este evento custa uma balúrdio. É capaz de custar tanto como as linhas do TGV previstas!
QUanto a mim não deveria ser construida quase nenhuma especialmente aquelas que têm grande impacto no ambiente como a do SAbor! Não compensa o prejuízo que causará na paisagem, flora e fauna!
Quanto ao aeroporto... descobri a polvora! Ora vejam:
Não é necessário... então depois com o TGV, saem no aeroporto de Madrid e vêm de TGV para Lisboa, que tal?
No fundo, no fundo nós não precisamos de TGV para nada, com um bocado de sorte nem do novo aeroporto!
Mas se aqui ainda podem existir dúvidas, nas barragens NÃO!
No TGV eu acho mais importante as ligações a Espanha que as ligações nacionais.
Por isso a ligação Lisboa ao Porto deveria ser a 4º a ser construida:
1ª Lisboa-Madrid (Ligação Sines)
2ª Porto-Vigo-Corunha
3ª Aveiro-Salamanca-Madrid (Eu acho esta e a anterior, mais prioritárias que a primeira)
4ª Lisboa-Porto
5ª Lisboa-Faro (Esta numa altura de grande crescimento económico ? LOL)
6ª Faro-Sevilha (Idem aspas, aspas!)
Quanto ao novo aeroporto, sinceramente a localização não me satisfaz. É incrível como na margem norte não havia um área disponível para a sua construção. É preciso sempre ir para mais de 30 km de Lisboa??!
No meio disto tudo, preocupa-me as manobras de financiamento que estão a ser criadas.
Depois da Scuts e agora com a corda ao pescoço, teremos o aeroporto, o TGV e as barragens. Quero ver depois o que vão fazer?
Se fizerem o aeroporto de Alcochete o da Portela tem que desaparecer. Não podem ficar dois a competir. Claro que seria bom continuar a ter um dentro de Lisboa, mas não existe mercado para absorver.
E depois a área da Portela será fundamental para financiar a deslocalização.
Espero que transformem aquilo em algo bem feito, se possível melhor que o Parque das Nações!
Numa situação ideal seria uma boa área para organizar uns Jogos Olimpicos, por exemplo! Mas claro não há dinheiro, já que este evento custa uma balúrdio. É capaz de custar tanto como as linhas do TGV previstas!
Paulo Andrade- Membro
- Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 40
Localização : Ovar
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Migas escreveu:Eu João escreveu:Então e o TGV parava onde em Lisboa, Migas?
Estação do Oriente... Onde havia de ser?
O oriente é péssimo. Tanto a nível de estacionamento, como a nível de localização. Não têns bem a noção do tempo que demoras a chegar à estação...então se tiver cheio de transito...
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Existe um plano de remodelação da estação para o TGV, além disso sempre é melhor essa que qualquer uma das outras estações da cidade, além de que o oriente tens todos os outros transportes, comboio urbanos e regionais, taxis, autocarros, metro, a ponte vasco da gama e a A2 ao lado. O trânsito será sempre um problema, na margem sul seria muito pior, porque tens menos meios de transporte e acessos limitados a lisboa por duas pontes (ou 3).
Quanto ao estacionamento isso só não se resolve porque não querem, espaço existe.
E quanto ao tempo depende de onde vens... eu levo cerca de 20 minutos a chegar ao oriente de Palmela. Esse problema que falas para chegar lá infelizmente não é culpa da localização da estação, mas sim de problemas estruturais da cidade em termos de circulação de tráfego.
Quanto ao estacionamento isso só não se resolve porque não querem, espaço existe.
E quanto ao tempo depende de onde vens... eu levo cerca de 20 minutos a chegar ao oriente de Palmela. Esse problema que falas para chegar lá infelizmente não é culpa da localização da estação, mas sim de problemas estruturais da cidade em termos de circulação de tráfego.
Vince- Membro
- Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
E em apenas uma semana tudo acontecer...ele foi o Benfica a ganhar a liga, o Papa em Portugal e o Sócrates a subir os impostos!
Ao que parece a 3ª ponte sobre o tejo e o TGV para o Porto foram adiados...
O que tem piada é o ministro das finanças fazer previsões para 2011, quando à um mês atras dizia que não seria necessário subir os impostos este ano....e como se viu, estivemos perto da banca rota.
Ao que parece a 3ª ponte sobre o tejo e o TGV para o Porto foram adiados...
O que tem piada é o ministro das finanças fazer previsões para 2011, quando à um mês atras dizia que não seria necessário subir os impostos este ano....e como se viu, estivemos perto da banca rota.
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Espera espera a última e não é anedota é que Espanha vai adiar por mais de 1 ano a linha do TGV até Portugal!!
LOL
Acabou de cair por terra a última justificações que o Governo PS tinha. Ou seja, devido aos compromissos com Espanha já firmado teria de se avançar com o TGV até lá...
O amigo Zapatero desta vez nao ajudou o Sócrates....também como aquilo anda por lá, já era previsivel que o adiamente acontecesse.
E agora, Sócrates?
LOL
Acabou de cair por terra a última justificações que o Governo PS tinha. Ou seja, devido aos compromissos com Espanha já firmado teria de se avançar com o TGV até lá...
O amigo Zapatero desta vez nao ajudou o Sócrates....também como aquilo anda por lá, já era previsivel que o adiamente acontecesse.
E agora, Sócrates?
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Parece que a linha Badajoz-Madrid é para manter. No inicio de Junho, Portugal,Espanha e França vão assinar um memorando do TGV, para conseguirem ainda mais fundos europeus...
Tanta polemica por causa do TGV, na altura da compra dos submarinos ninguem falou e vão ser "enterrados" mais de mil milhões de euros em algo que não irá contribuir em nada para melhorar a nossa economia. Para mim avançavam com o TGV no próximo ano, o aeroporto é que pode esperar...
Tanta polemica por causa do TGV, na altura da compra dos submarinos ninguem falou e vão ser "enterrados" mais de mil milhões de euros em algo que não irá contribuir em nada para melhorar a nossa economia. Para mim avançavam com o TGV no próximo ano, o aeroporto é que pode esperar...
david silva- Membro
- Mensagens : 4064
Data de inscrição : 14/03/2010
Re: Plano de Opções Estratégicas para Portugal
Ninguém falou não é bem assim...até se falou. No entanto, a situação economica do pais era diferentes.
Eu João- Membro
- Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 35
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos