Fantastic Televisão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Windeck - O Preço da Ambição

+13
Eu João
J.R.
david silva
A!
Paulo Andrade
Liliana Lopes
Sylvester
LFTV
Shivers
Nick Name
miguelalex23
DJ
Jnpc
17 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Liliana Lopes Seg 4 Nov 2013 - 3:56

Fracos? Para a novela que é, muito diferente de tudo que já passou cá em Portugal, tem tido um percurso ascendente e cumpre em larga escala com as espetativas. Eu fiquei positivamente admirada com os resultados/nomeação desta novela. Smile

Liliana Lopes
Membro

Mensagens : 204
Data de inscrição : 11/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Jnpc Seg 4 Nov 2013 - 4:01

20/21% em Outubro e 17/18% no geral, em abstracto, são sim valores fracos.
Agora atendendo à fraqueza do produto, se calhar é realmente demais. lol

Quanto à nomeação para o Emmy, é completamente ridícula... onde é que isto está entre as 4 melhores novelas do mundo no ano passado!?
Só descredibiliza completamente esta premiação, cujo histórico de bizarrices atinge aqui um dos auges.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Liliana Lopes Seg 4 Nov 2013 - 4:11

Eu, ao início, não dava mais de 12% de share a esta novela. Agora se tem média acima de 20% em outubro e com resultados bastante acima da média da estação, é para mim algo de surpreendente. Cool

Liliana Lopes
Membro

Mensagens : 204
Data de inscrição : 11/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Jnpc Sex 6 Dez 2013 - 19:42

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Eu João Sex 6 Dez 2013 - 21:48

Deve estar a terminar, não? Será nos primeiros dias de Janeiro que a RTP estreia uma nova?
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Jnpc Sex 6 Dez 2013 - 22:02

Sim, numas contas por alto deve estar mesmo a dar as últimas. Mais 1 mês no máximo, diria.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Jnpc Sáb 7 Dez 2013 - 14:06

NTV escreveu:Joana Jorge: "A novela que estou a fazer tem de ser a melhor até escrever a próxima"

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Autora de Windeck - O Preço da Ambição não se deixou deslumbrar com a nomeação da novela angolana para um Emmy Internacional. Joana Jorge fala da sua experiência em terras africanas, das diferenças entre culturas e recorda o início de carreira.


A novela que assina, Windeck - O Preço da Ambição, foi nomeada para um Emmy este ano. Como reagiu quando soube?

Confesso que a primeira reação foi um bocadinho pragmática. Quando soube que tínhamos sido nomeados não tinha a noção real da dimensão. Mas foi um orgulho enorme e um choque ao mesmo tempo. Esta foi a primeira novela da Semba, e a primeira grande aposta da ficção. Todos os primeiros filhos de uma produtora são sofridos, o arranque de um projeto é sempre uma maratona, e para mim uma novela também é uma maratona, depois há os cem metros [risos].

Está a falar das séries...

As séries, as peças de teatro são temporalmente mais curtas. Também exigem muita dedicação, mas são mais pequenas, não têm uma duração de nove ou dez meses, todos os dias, quase 24 horas por dia. Por isso quando soube que tínhamos sido nomeados foi um momento de grande felicidade. Ligaram-me de Angola, superfelizes. Na altura estava com outro projeto em mãos, parámos o que estávamos a fazer e aproveitámos o momento. Houve alguma euforia, mas nada de festas nem cocktail, há uma vontade muito grande de trabalhar e de fazer coisas diferentes. Acho que esta nomeação funcionou como uma motivação extra para os projetos que estão em curso para serem ainda melhores do que o Windeck.

O facto de a primeira novela que fizeram ter sido logo nomeada significa que estão no bom caminho?

Teve um sabor diferente por ser a primeira, o que nós sentimos foi que quando nos dedicamos às coisas e nos concentramos mais no trabalho e menos noutras coisas, o resultado é positivo. Empenhámo-nos muito a fazer a novela para os angolanos, mas dando-lhe características internacionais. Nós não temos uma máquina como a Globo que nos suporte, ficámos surpreendidos porque é raro estas coisas aconteceram logo no primeiro projeto. O caminho é longo e trabalhoso. Para fazer televisão é preciso muito esforço. É preciso uma dedicação extrema, tudo o que se vive, até nas nossas vidas pessoais, nos ajuda a construir personagens. Nunca conseguimos desligar. O caminho que está para a frente é de trabalho, esforço e sacrifício que pode trazer mais frutos bons.

Como nasceu este projeto?

O projeto nasce de uma grande vontade de Coréon Dú, o nosso diretor criativo. Ele queria apostar em ficção. Depois há uma partilha entre mim e ele. Quisemos mostrar uma Luanda cosmopolita como ela é hoje, contrariar um pouco a ideia de se associar Angola, Luanda, a África. A ideia que as pessoas têm de África não é de glamour, mas em Luanda isso existe. Aquelas pessoas vestem-se bem, são preocupadas com sua imagem e carreira. Luanda é uma cidade do mundo, já não é fechada sobre si própria. Hoje em dia andamos na rua e encontramos pessoas de todo o lado, com as mais diversas profissões. Há alguns problemas relacionados com Luanda ser um país jovem, de terem passado muito poucos anos de independência, se nós formos fazer a comparação, isso faz que problemas como o alcoolismo, os acidentes de viação, a violência doméstica estejam ainda muito presentes.

A Joana não vivia em Luanda, nem tem familiares lá. Para escrever a novela, o que fez para aproximar ao máximo a realidade que se vive com a ficção?

Não tinha qualquer relação, nem ninguém da minha família com descendência africana. Antes de começar a escrever o Windeck estive uma temporada bastante grande e ainda hoje faço viagens regulares. A novela também tem um lado aspiracional, ponho-me no lugar do espectador e não quero chegar a casa e ver apenas o que se passa nas minhas quatro paredes, por exemplo, quero ver aquilo que gostava de ter. Isso facilita o trabalho do autor. Obviamente que há características da realidade angolana que só consegui, além de ter consultores, depois de ter estado em Luanda. Fiz muitas entrevistas, estabeleci contactos. E o Córeon Dú tinha uma presença assídua nos episódios.

O que é que esta novela angolana tem de diferente das portuguesas?

O humor, definitivamente. Os angolanos são muito divertidos, mais do que os portugueses, isso permite ir um bocadinho mais além naquilo que são os núcleos cómicos. Cá, nos últimos dois, três anos os núcleos cómicos passaram a ter uma aceitação um bocadinho diferente, a Liliane Marise é um exemplo disso. Fenómeno que há dez anos não me parece que fosse possível na dramaturgia portuguesa. Mas o público angolano permite ir mais além, até nas próprias situações, o figurino também é diferente. As peripécias em Luanda são infinitamente mais surreais do que podem ser em Lisboa.

Era possível que uma novela angolana fosse exibida num canal privado?

Penso que sim. A partir do momento em que é possível passar uma novela em que toda a gente fala brasileiro, porque não? No início, achei que o Windeck podia ter alguma visibilidade, mas nunca que tivesse as audiências que tem. Meio milhão de espectadores na RTP1 à hora de almoço é significativo no nosso mercado, agora cabe aos programadores perceber o porquê disto acontecer. Mas isto tudo só faz sentido para mim porque posso contar histórias, quero é que as pessoas tenham um momento de prazer a ver aquilo que escrevi. A novela permite entrar diretamente na casa das pessoas e no coração.

Aos 33 anos já tem um longo percurso de ficção no currículo?

São quase dez anos. Comecei por trabalhar na NBP a fazer continuidade, e conheci o autor Rui Vilhena quando ele estava a fazer o Ninguém Como Tu. Gerou-se uma empatia grande. Esta vontade de escrever sempre existiu e mais tarde fiz um workshop com ele. Foi um casamento feliz e longo até ele ir para a TV Globo.

É ele o seu padrinho?

É, de facto. Aprendi muito com o Rui. Fiz o último ano da faculdade em Barcelona para me poder especializar em guionismo, mas há uma tarimba na prática que os livros não dão. O Rui é uma pessoa incontornável nas novelas. Ele é o meu grande mentor. Há um momento importante também na minha carreira, em 2007, quando fiz a masterclass com Aguinaldo Silva, também ele brasileiro. Não há como fugir, eles são os grandes mestres da ficção, mas sem nenhum desprimor pelos autores portugueses.

Acompanha alguma novela cá?

No último mês viajei imenso, perdi-me um bocadinho. Mas vejo sempre os primeiros episódios. Vi Belmonte, Sol de Inverno, tal como vi os primeiros episódios de novelas que passam no Brasil e que nunca passaram cá. Mas isso tem a ver com o meu trabalho, com a minha pesquisa. Estou sempre atenta ao que se passa aqui e no Brasil e algumas coisas na Argentina e na Venezuela, temos de estar sempre alerta.

O que acha das novelas que são feitas cá?

Nós evoluímos muito nos últimos dez anos em Portugal. Acho que se fazem coisas muito boas, mas também acho que não se deve nunca deixar de querer fazer melhor. Um lema que uso para mim. O meu medo é que se pare por aqui, espero que se continue a apostar em novos autores, que as pessoas mantenham sempre a vontade de fazer mais.

Que projetos está agora a desenvolver?

Estamos a arrancar com uma novela nova para Angola, Jikulumessu (Abre o Olho). Começamos a preparar no primeiro trimestre do ano, é uma novela muito densa, não tem a nada a ver com Windeck, tem outra linguagem. Fizemos muita pesquisa, muitas entrevistas, passámos muito tempo em Angola. Estou também a dar formação a dois guionistas angolanos para que um dia eles possam escrever uma novela deles.

Há uma maior responsabilidade?

Claro que sim. Mas há sempre, a novela que estou a escrever tem de ser a melhor, até começar a próxima.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Liliana Lopes Ter 24 Dez 2013 - 1:02

Pelo que é apresentado no site da RTP1, o final é apontado para 3ª feira, dia 31 de dezembro. O milagre da multiplicação também foi visível nesta novela, pois pouco mais de 120 episódios originais foram convertidos em mais de 180 na RTP1. Parece que andam a aprender com a SIC...  Laughing 

Por enquanto, apresentam "Depois do Adeus" no horário de Windeck, depois do final desta última.

Algum palpite para a sucessora?

Liliana Lopes
Membro

Mensagens : 204
Data de inscrição : 11/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Jnpc Ter 24 Dez 2013 - 15:56

Como postei mais atrás, em Setembro, o Hugo Andrade dizia que a aposta em novelas de países africanos de língua oficial portuguesa era para continuar. Deixando de lado a ficção brasileira.
Mas como o que ele diz não se escreve, como se viu no início deste ano, vamos lá ver...


Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Liliana Lopes Qua 25 Dez 2013 - 1:52

Se mantiverem a aposta em novelas africanas, existe "Minha Terra, Minha Mãe", de 2009. Penso que foi a primeira novela angolana. Há outras escolhas possíveis?

Liliana Lopes
Membro

Mensagens : 204
Data de inscrição : 11/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por david silva Qua 25 Dez 2013 - 19:24

Bem Depois do Adeus a começar mais cedo seria um mega-flop, mas não acredito que seja isso vá acontecer até porque não têm episódios suficientes de Depois do Adeus...são apenas 26 capítulos.

david silva
Membro

Mensagens : 4064
Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Jnpc Qua 25 Dez 2013 - 19:46

Ainda têm alguns episódios da série... e pode-lhes dar na cabeça fazer uma transição entre novelas como aconteceu no início deste ano com Velhos Amigos. Apesar de não ter lógica nenhuma.

Vamos aguardar até porque essas grelhas ainda são provisórias. Nem o dia do final é certo, ainda.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por david silva Qua 25 Dez 2013 - 21:10

Mas ainda em Janeiro terá de estrear uma nova aposta para as 14h.

david silva
Membro

Mensagens : 4064
Data de inscrição : 14/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Jnpc Seg 6 Jan 2014 - 19:06

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Ronie Qui 29 Jan 2015 - 3:05

Esta novela esta passando aqui no Brasil no Canal Brasil

Ronie
Membro

Mensagens : 299
Data de inscrição : 30/08/2010
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Windeck - O Preço da Ambição - Página 4 Empty Re: Windeck - O Preço da Ambição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos