Fantastic Televisão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

+5
Eu João
QQG
Nick Name
Vince
Paulo Andrade
9 participantes

Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Paulo Andrade Qua 14 Abr 2010 - 21:51

... para as telenovelas?

Desde 2001 que a SIC vem tentando criar uma máquina de fazer telenovelas nacionais mas sem muito sucesso.

Já passaram 9 anos e 4 directores de programas e os resultados continuam muito aquém do desejado.

Quais os erros que têm sido cometidos e minado esta aposta e o que fazer a curto e longo prazo para mudar esta situação?

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 39
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Vince Qua 14 Abr 2010 - 22:13

Eu acho que deviam optar por adaptações... o problema é que têm uma postura muito arrogante quanto à ficção, não entendem o que devem fazer e acham que fazer diferente é o caminho, quando está provado que não resulta.

Enquanto não perceberem que as novelas não podem ser feitas ás tres pancadas nem sem um modelo onde possam corrigir problemas não vão a lado nenhum.

Vince
Membro

Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Nick Name Qua 14 Abr 2010 - 22:38

Não acho as adaptações o melhor, mas sim uma maior abertura a guionistas. Como a Record fez à uns anos.
Nick Name
Nick Name
Administrador

Mensagens : 8978
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 32
Localização : Perereca da Vizinha

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Paulo Andrade Qui 15 Abr 2010 - 3:00

Eu concordo com os dois...

Na minha opinião, a SIC tem que recuar um bocadinho atrás, pois quis andar depressa demais sem ter estrutura para isso.

Para começar a estação não tem autores para manter uma linha de produção nacional de telenovelas, com o mínimo de qualidade.

Basta ver, que os dois produtos do género da estação foram escritos pelo menos autor.

Sem preencherem este requisito podem esquecer os originais.

A meu ver o que deveria ser feito era precisamente o que a TVI fez.

Criar algo como a "Casa da Criação" onde autores menos experientes e aspirantes a autores possam ter formação sob a orientação de alguém com conhecimentos na área.

Para isso, para começar o melhor é mesmo fazerem REMAKES.

E que tipo de telenovela produzir?

Na minha opinião, como o produto ainda não está consolidado na SIC e o risco de fracasso é elevado, deveriam optar por telenovelas curtas, com histórias simples, sem muitas personagens secundárias e com um desenvolvimento rápido.

Colocar no ar uma telenovela com 100 a 120 capítulos (modelo da Televisa, por exemplo) permite uma margem de manobra muito grande.

E isto faz logo um contraste enorme com as telenovelas da TVI, por exemplo, que chegam a durar quase um ano e acabam por saturar...

Usando histórias com um enredo simples são necessários poucos actores, e para quem tem poucos disponiveis é bom, para rodar pelas produções e não desgastar a imagem.

Isto também permite que os cenários necessários sejam poucos e sejam mais facilmente adaptáveis para outras produções.

Portanto, para mim este deveria ser o caminho a seguir.

E POR FIM abrir um concurso ao público para novos histórias originais, para descobrirem novos talentos, para a tal fábrica de autores que deveria ser criada.

Na minha lista para por esta estratégia em marcha estariam os remakes das seguintes telenovelas:
- O Privilégio de Amar (Estaria no topo da lista)
- La Usurpadora
- Mi Gorda Bella
- Amor Sincero (Para a segunda telenovela a ser adaptada, pois ainda está em exibição, e para remakes convém estar fechada).
- Etc.

Seriam histórias simples, que não viriam inovar, usavam fórmulas já conhecidas.

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 39
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por QQG Qui 15 Abr 2010 - 9:27

Eu até gosto da fórmula do Paulo, se bem que podiam variar os remakes com originais, também.

QQG
Membro

Mensagens : 5810
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Paulo Andrade Qui 15 Abr 2010 - 11:18

A minha ideia era fazer dois ou três remakes e depois fazer originais, podendo de vez em quando surgir remakes também.

Se o NS tivesse feito isto de inicio em vez de ir fazer PAOM, talvez agora a ficção nacional da SIC estivesse pronto para dar o passo para os originais com mais segurança!

Porque a dúvida mantém-se: Quem vai escrever a sucessora de Lua Vermelha?

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 39
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Eu João Qui 15 Abr 2010 - 12:26

Existem diversos erros ao longo da história da SIC que nem de longe nem de perto os vou enumerar.

E um dos quais, foi a perda por completo daquilo que faziam, nesta area em análise antes de 2000...e consequentemente deixar a TVI ganhar terreno.

Ou seja, a falta de estratégia a longo-prazo...coisa que ainda hoje parece existir pouco pelos lados da SIC, face aos resultados aqui e agora.

E ideia de remakes, originais ou adaptação não me diz gande coisa, muito sinceramente. Tudo depende da história...todas são hipoteses válidas.

Em primeiro lugar é fundamental a produção continua de novelas "adultas". Não vale a pena andar a dançar, entre juvenil...adulta...juvenil...adulta. É na produção continua de novelas adultas que tem de ir a estratégia. Se querem fazer tb juvenil, muito bem...mas não pode impedir a produção de uma adulta para render a anterior.

E depois, é urgente que a SIC regresse para as Séries Portuguesas! Mais uma vez estão completamente a deixar essa área de lado, e a TVI já começou a fazer muita coisa nessa área, assim como a RTP1.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Paulo Andrade Qui 15 Abr 2010 - 14:18

Produções juvenis em formato telenovela acho que seria um erro, pois não existe dinheiro para isso, e nem espaço na grelha. LV foi um erro daqueles!

uma série semanal juvenil em horário nobre é o suficiente.

Em Espanha têm feito isso e com sucesso: EL Internado e Los Protegidos, por exemplo.

Lua Vermelha se fosse uma série semanal poderia ter melhor argumento e estar mais cuidado e ser durar mais tempo em grelha.

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 39
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Jnpc Qui 15 Abr 2010 - 17:29

As adaptações parecem-me uma opção mais segura. Trata-se de saber escolher. E depois há a vantagem de ser um produto já testado noutros lados.
O que não têm de fazer é apostar em infantilidades e abortos ao género de Resistirei... Histórias da caroxinha é o que está a dar.

Os originais viriam com o tempo e maior experiência.


Última edição por Jnpc em Qui 15 Abr 2010 - 18:40, editado 1 vez(es)

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por pic1mic Qui 15 Abr 2010 - 18:16

A SIC devia apostar nas séries e não nas novelas.
pic1mic
pic1mic
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Jnpc Qui 15 Abr 2010 - 18:41

Uma coisa não invalida a outra.

E uma série é um produto de mais difícil aceitação do público... e isso é notório até na TVI.

Jnpc
Membro

Mensagens : 23326
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Paulo Andrade Qui 15 Abr 2010 - 21:38

Mais simples que as telenovelas que sugeri é díficil, daí que devam ser curtas de 100 a 120, uma ou outra até 150 capítulos.

Para ficar dinâmica, sem barrigas e ir em crescendo.

Um dos problemas de PC foi a enorme barriga que foi criada para durar 180 capitulos!

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 39
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por pic1mic Qui 15 Abr 2010 - 23:31

Paulo Andrade escreveu:
Um dos problemas de PC foi a enorme barriga que foi criada para durar 180 capitulos!

Concordo! Se tivesse sido uns 110/120 teria sido melhor.
pic1mic
pic1mic
Membro

Mensagens : 167
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Vince Sex 16 Abr 2010 - 13:01

O que acontece é que não é rentável uma novela com 100 120 episódios, teria de ser uma produção menos trabalhada, com menos actores e decors... embora uma novela mais pequena não descarte a hipótese de ser esticada. O que se faz na sic neste momento é encomendar uma novela longa, sem espaço para correcções ou cortes ou aumento de duração o que deve implicar gastos absurdos que pouco têm de retorno.

Por isso é que as adaptações são uma forma de fazer algo testado e com gastos menores em termos criativos e de produção... pelo menos até conseguirem uma estabilidade do produto.

Vince
Membro

Mensagens : 3989
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Paulo Andrade Sex 16 Abr 2010 - 14:01

Por isso mesmo é que eu disse telenovelas focadas na história principal com poucas histórias secundárias, para usar poucos actores e cenários.

E alguns cenários até podem ser reciclados, mudando por exemplo a decoração, entre outros mecanismos de reutilização de poupança de recursos.

Paulo Andrade
Membro

Mensagens : 8318
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 39
Localização : Ovar

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por LFTV Sáb 4 Fev 2012 - 23:48

Acho que a SIC devia fazer séries tipo "Médico de Família" e "Jornalistas". Mas claro tem que fazer novelas portuguesas. Mas acho que novelas adptadas é um erro....
LFTV
LFTV
Membro

Mensagens : 2665
Data de inscrição : 18/10/2011

http://blogreal.forumpratodos.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Matorazzi Dom 5 Fev 2012 - 1:49

La Usurpadora, foi a unica novela das pampas que vi. E acredito que iria ser um sucesso

Matorazzi
Membro

Mensagens : 1674
Data de inscrição : 08/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular Empty Re: Qual o caminho para a ficção nacional da SIC em particular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos