Fantastic Televisão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papa Bento XVI em Portugal

4 participantes

Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por Eu João Qua 5 maio 2010 - 22:51

2150 profissionais da comunicação com acreditação
RTP é o órgão com mais pedidos de acreditação: 663. Jornalistas de 240 órgãos de 24 países vão acompanhar a visita.

A RTP é o órgão de comunicação social que mais acreditações solicitou para a cobertura noticiosa da visita de Bento XVI: 663 profissionais, entre jornalistas e técnicos. "As ordens eram para que praticamente toda a gente estivesse acreditada", explica o director de Informação, José Alberto Carvalho, sublinhando que a RTP como esta- ção anfitriã da visita em Lisboa (a TVI é-o em Fátima e a SIC no Porto) tem a seu cargo a operação "mais complexa, mais prolongada no tempo e mais abrangente no espaço" - "Tenho dúvidas de que os outros canais de televisão tivessem capacidade para assegurar esta emissão em Lisboa", diz. O canal anfitrião é, em cada cidade, o responsável por acompanhar todos os passos da visita do Papa, assegurando o sinal de áudio e de vídeo que será usado pelos outros órgãos nacionais e estrangeiros, através da Eurovisão.

No total são 2150 os jornalistas que pediram acreditação para a cobertura noticiosa da visita, dos quais 1821 são portugueses. Dos estrangeiros, de 23 países, o país que mais acreditações pediu foi Espanha (94), seguindo-se Itália (66), Brasil (40) e Alemanha (34).

Irão acompanhar a visita 240 meios de comunicação, 102 dos quais estrangeiros. A seguir à RTP, aqueles que mais acreditações solicitaram foram a SIC (258), a TVI (252), a Rádio Renascença (111) e a agência Lusa (64). A Lusa é, na verdade, o órgão anfitrião em termos de fotografia, tendo acesso privilegiado a alguns locais. Dos jornais, o DN terá 20 profissionais acreditados, o Correio da Manhã 17, o Público 16 e o Expresso 13. A TSF pediu acreditação para 27 elementos
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Re: Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por miguelalex23 Qua 5 maio 2010 - 23:12

Serei só eu a achar que se está a exagerar?

miguelalex23
Membro

Mensagens : 549
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Re: Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por Eu João Qui 6 maio 2010 - 0:14

É capaz...
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Re: Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por Eu João Qui 6 maio 2010 - 0:27

Site Fantastic escreveu:Maior operação de sempre em TV para cobrir visita do Papa

É já considerada pelas estações televisivas nacionais como "a maior operação de sempre" para a cobertura da visita do Papa Bento XVI.
Na RTP1, SIC e TVI a programação será profundamente alterada para acompanhar o percurso do Chefe da Igreja Católica.
Saiba os números, os principais rostos informativos e a programação dos canais.

"Entre jornalistas, operadores de som e imagem e outros técnicos vamos ter mais de 200 profissionais a trabalhar. Esta vai ser a maior operação da TVI em 2010”, diz António Prata, coordenador de informação da TVI e da TVI 24, e responsável pela orientação da operação de acompanhamento da visita papal.

Júlio Magalhães, director de Informação da TVI, é o rosto principal da operação, apresentando toda a informação religiosa nos informativos do canal em directo das várias cidades. Ao seu lado vão estar Constança Cunha e Sá e o Cónego Padre António Rego. O ‘Jornal da Uma’ será apresentado por Pedro Carvalhas e o ‘Jornal Nacional’ por José Carlos Castro, ficando Pedro Pinto com o ‘Diário da Manhã’, segundo o CM. Na TVI24, a informação fica a cargo de Pedro Belo Morais.

A TVI é ainda a responsável por toda a operação em directo de Fátima, disponibilizando o sinal para as restantes estações, tendo pedido a creditação de 252 profissionais. A programação do canal será alterada, estando previstos especiais e a transmissão das missas de dia 11 pelas 18horas, 13 às 09:30h e 14 de Maio pelas 10horas, em Lisboa, Fátima e Porto, respectivamente.

Fátima Campos Ferreira será a pivot da emissão da RTP ao longo dos quatro dias da visita do Papa Bento XVI. Com plateau montado na Praça do Comércio, em Lisboa (dias 11 e 12), no Santuário de Fátima (13) e na Avenida dos Aliados, no Porto (14), a jornalista vai fazer a ponte entre os vários momentos da emissão e promover o debate, recebendo "dezenas de convidados, entre figuras ligadas à Igreja e da sociedade civil", segundo explica a subdirectora de informação da RTP, Judite Sousa, que é a coordenadora da operação.

A RTP solicitou a acreditação de 663 profissionais para assegurar toda a responsabilidade da transmissão de sinal dos eventos nos dois dias em Lisboa (11 e 12). "As ordens eram para que praticamente toda a gente estivesse acreditada", explica o director de Informação, José Alberto Carvalho, sublinhando que a RTP como estação anfitriã da visita em Lisboa tem a seu cargo a operação "mais complexa, mais prolongada no tempo e mais abrangente no espaço".

O canal pública vai alterar por completo a sua programação, nomeadamente com a não exibição dos programas 'Praça da Alegria' e 'Portugal no Coração'. Essas faixas horárias serão preenchidas com emissões especiais de informação nos vários pontos, incluindo as missas em Lisboa, Fátima e Porto.

A SIC sublinha que a aposta do canal se deve ao facto de "esta visita assumir uma importância relevante, não só a nível religioso, mas também a nível político e social". Assim, além da transmissão dos encontros do Papa com a gente da cultura e com as instituições de solidariedade social, a aposta vais sobretudo para as reportagens, debates e análises. Foram 258 os pedidos de creditação de profissionais, tendo o canal o cargo e a responsabilidade da transmissão dos eventos, no último dia, no Porto.

A pivot Clara Sousa conduzirá os principais serviços noticiosos (Primeiro Jornal e Jornal da Noite) da estação em directo dos locais das cerimónias em que estará o Sumo Pontífice - Terreiro do Paço, Santuário de Fátima e Avenida dos Aliados - contando com os comentários de, entre outros, D. Januário Torgal Ferreira, frei Bento Domingos, padre José Luís Borga e o teólogo Henrique Pinto.

A canal também vai alterar a sua programação, nos horários dos talk shows "Companhia das Manhãs" e "Vida Nova", com emissões especiais de informação tal como os outros canais generalistas.

http://fantastictvsite.pt.to/
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Re: Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por Eu João Dom 9 maio 2010 - 0:05

CM escreveu:TV a postos para receber Santo Padre
RTP é o canal oficial das celebrações em Lisboa e a que mais meios disponibilizou para a visita de Sua Santidade. SIC e TVI apostam nos comentários, directos e reportagens.

Está tudo a postos para acompanhar a primeira visita do Papa Bento XVI a Portugal. RTP, SIC e TVI há muito que se preparam para três dias e meio de uma cobertura intensa, que mobiliza centenas de profissionais de várias partes do País. Fátima Campos Fer-reira (RTP), Clara de Sousa (SIC) e Júlio Magalhães (TVI) serão os principais rostos desta megaoperação televisiva.

“É uma grande aposta em termos informativos. Vamos acompanhar tudo em directo, desde as visitas culturais do Papa às celebrações religiosas, e personalizar os momentos mais importantes”, revela à Correio TV Judite de Sousa, directora-adjunta de Informação da RTP. A coordenadora desta operação avança que a estação pública também vai dar especial destaque ao comentário, com vários convidados do clero e da sociedade civil. Como televisão oficial dos eventos a decorrer em Lisboa, a RTP e RTPN acompanham todas etapas da preenchida agenda de Sua Santidade na capital.

Já a SIC vai apostar nas cerimónias em directo e nos comentários, enquanto a SIC Notícias explora as áreas de análise e reportagem. O evento será igualmente seguido pela SIC Internacional e SIC Online. “Poder relatar um dos maiores acontecimentos nacionais do ano com o rigor e a qualidade que são imagem de marca da SIC é um importante desafio para toda a equipa, de técnicos a jornalistas”, afirma Clara de Sousa, jornalista da SIC. No caso da TVI, a cobertura da visita de Bento XVI a Portugal já começou e envolve, à semelhança da SIC, várias delegações. “A nossa equipa fará chegar aos portugueses as notícias, os comentários e a análise de toda esta visita, em tempo real, quer na TVI quer no TVI24”, afirma Júlio Magalhães, director de Informação e pivô desta operação.

RTP: TELEVISÃO OFICIAL EM LISBOA

Fátima Campos Ferreira é o pivô principal e recebe convidados (entre eles D. Manuel Clemente, o patriarca de Lisboa, Manuela Eanes e Maria Barroso) nos diversos palcos no percurso da visita.
Dia 11 - 10h/13h: Chegada do Santo Padre a Lisboa e cerimónia de boas-vindas, Jerónimos.
16h/20h15: Visita de cortesia ao Presidente da República e transmissão da Santa Missa no Terreiro do Paço.
Dia 12 - 09h/13h: Visita ao CCB e encontro com José Sócrates. 15h30/20h: Partida para Fátima, visita à Capelinha das Aparições e Celebração das Vésperas. 21h/00h: Emissão em directo da Bênção das Velas.
Dia 13 - 09h/13h: Directo da Santa Missa. 16h45/19h: Encontro com as organizações da Pastoral Social.
Dia 14 - 09h/13h: Santa Missa na Av. dos Aliados, Porto, e despedida.

SIC: ANÁLISE E REPORTAGEM

A SIC vai apostar nas cerimónias em directo, análise, comentários e reportagens. Os principais serviços noticiosos – ‘Primeiro Jornal’ e ‘Jornal da Noite’ – serão emitidos em directo dos locais das cerimónias em que estará Sua Santidade. Clara de Sousa é a pivô dos espaços informativos. Joaquim Franco será um dos principais repórteres, juntamente com Teresa Canto Noronha. D. Januário Torgal Ferreira, frei Bento Domingues, padre José Luís Borga e o teólogo Henrique Pinto são os convidados residentes.
Dia 11 - 10h30/14h30: Chegada de Bento XVI a Lisboa.
17h30/20h: Santa Missa.
Dia 12 - Bênção das Velas (SIC ou SIC Notícias).
Dia 13 - 09h30/13h: Santa Missa Fátima.
Dia 14 - 07h/13h: Santa Missa Porto.

TVI: DELEGAÇÕES A POSTOS

Júlio Magalhães é o rosto da cobertura da TVI à visita do Papa. O director de Informação da estação vai estar em directo de todos os locais em que Sua Santidade marca presença. Com coordenação de António Prata, a cobertura conta com a colaboração de Constança Cunha e Sá, Henrique Garcia, Jorge Nuno Oliveira e o cónego António Rego. Ana Guedes Rodrigues, Carla Moita e Lurdes Baeta serão as repórteres de serviço. A TVI acompanha ainda o quotidiano de dois grupos de peregrinos até Fátima.
Dia 11 - 18h15/20h: Santa Missa Lisboa.
Dia 12 - 21h/00h: Procissão das Velas em Fátima(em directo na TVI ou TVI24)
Dia 13 - 10h/13h: Santa Missa Fátima
Dia 14 - 10h15/ /13h: Missa Campal Porto.

Dia 11
11h00 – Chegada ao Aeroporto de Lisboa. Discurso do Santo Padre
12h45 – Cerimónia de boas-vindas, frente aos Jerónimos
13h30 – Visita ao Presidente da República, Belém
18h15 – Santa Missa no Terreiro do Paço

Dia 12
07h30 – Santa Missa, em privado, na Capela Nunciatura Apostólica
10h00 – Encontro com a cultura, CCB
12h00 – Visita ao primeiro-ministro, Nunciatura Apostólica
17h10 – Fátima
17h30 – Visita à Capelinha das Aparições. Oração
18h00 – Celebração das Vésperas na Igreja da Santíssima Trindade.
Discurso
21h30 – Bênção das velas, Capelinha das Aparições. Discurso. Oração do Rosário

Dia 13
10h00 – Santa Missa, esplanada do Santuário de Fátima. Homilia. Saudações
13h00 – Almoço com Bispos de Portugal
17h00 – Encontro com Organizações da Pastoral Social

Dia 14
10h15 – Porto. Santa Missa na Av. dos Aliados
13h30 – Cerimónia de despedida no Aeroporto do Porto
14h00 – Partida para Roma

BÊNÇÃO DAS VELAS EM FÁTIMA: FÁTIMA ILUMINADA

A cerimónia da Bênção das Velas, no Santuário de Fátima, que se realiza quarta-feira, dia 12 de Maio, é um dos momentos mais importantes da visita do Papa Bento XVI a Portugal. Um novo discurso do Santo Padre está programado para esta cerimónia que tem lugar na Capelinha das Aparições.

Na estação pública, a celebração será transmitida em directo pela RTP e RTPN, a partir das 21h00. Até ao fecho da edição, tanto a SIC como a TVI ainda estavam a decidir em que grelha inserir a transmissão em directo: Nos canais generalistas ou nos respectivos canais de Informação, SIC Notícias e TVI24, ou em ambos.
Eu João
Eu João
Membro

Mensagens : 6308
Data de inscrição : 07/01/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Re: Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por miguelalex23 Dom 9 maio 2010 - 21:08

Boa parte das cerimónias a serem emtidas ao mesmo tempo pelos 3 canais, provavelmente com a mesma imagem e tudo. Papa Bento XVI em Portugal Icon_rolleyes

miguelalex23
Membro

Mensagens : 549
Data de inscrição : 13/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Re: Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por Sazuky Dom 16 maio 2010 - 22:32

Fiquei com uma ideia totalmente diferente do Papa. Não arrasta multidões como João Paulo II, mas é uma pessoa muito inteligente, afável e honesta. Gostei particularmente da cerimónia do dia 13 e 14 de Maio.
Sazuky
Sazuky
Membro

Mensagens : 104
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 36
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Re: Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por QQG Dom 16 maio 2010 - 23:09

Por acaso também fiquei com uma ideia diferente...

QQG
Membro

Mensagens : 5810
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XVI em Portugal Empty Re: Papa Bento XVI em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos